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09/01/2009 - 09:27

Projeto Conforto tem lançamento durante Couromoda 2009

Promovida pela Assintecal e Acicam, ação visa fortalecer e intensificar a atuação segmentada e dirigida do setor de componentes brasileiro.

Com o objetivo de fortalecer o intercâmbio comercial entre Brasil e Colômbia, a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com a La Asociación Colombiana de Industriales del calzado, cuero y sus manufacturas (Acicam), lançará o projeto Conforto, na Couromoda - Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro - que ocorre de 12 a 15 de janeiro de 2009, no Parque Anhembi, em São Paulo.

O projeto que reúne empresas fabricantes de componentes para calçados funcionais e ergonômicos oportunizará através das Rodadas de Negócios, o contato direto do setor brasileiro de componentes com compradores da Colômbia. A participação dos empresários colombianos na Couromoda corresponde a primeira fase do projeto.

Conforme os organizadores da iniciativa, após o lançamento da iniciativa na Couromoda, uma viagem de técnicos brasileiros será organizada para Colômbia. Essas ações de intercâmbio entre Brasil e Colômbia fazem parte do plano de atividades do projeto, que visa fortalecer e intensificar a atuação segmentada e dirigida do setor de componentes brasileiro.

As empresas associadas interessadas em participar das rodadas de negócios do Projeto Conforto, podem se inscrever pelo hotsite: http://www.assintecal.org.br/projetocomprador/s000/index.asp

Mercado de conforto brasileiro - O conforto, cada vez mais, vem sendo um dos primeiros quesitos na lista de exigências do consumidor de calçados. Adquirir um calçado, que corresponda aos critérios de confortabilidade e design passou a ser uma realidade do consumo no mercado calçadista.

De acordo com pesquisa realizada neste ano junto aos visitantes da Festa Nacional do Calçado, que ocorre duas vezes ao ano em Novo Hamburgo/RS, o conforto é o principal critério para a compra de calçados, sendo citado espontaneamente por 82,3% dos entrevistados. Esses dados confirmam o desenvolvimento do mercado de conforto brasileiro, que segundo o comitê brasileiro do couro, calçados e artefatos (CB-11) é o único país a implementar normas científicas para quantificar o conforto dos calçados.

Sobretudo, o mercado brasileiro de conforto encontra-se em crescimento constante e em busca de aprimoramento e especialização de suas potencialidades, apresentando-se, cada vez mais, capacitado para atender mercados exigentes.

As empresas associadas interessadas em participar das rodadas de negócios do Projeto Conforto, podem se inscrever pelo hotsite: http://www.assintecal.org.br/projetocomprador

Assintecal - A Assintecal - Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos, foi fundada em 08 de junho de 1983, com o objetivo principal de integrar as empresas brasileiras de componentes, ampliando a competitividade do segmento com ações que beneficiem toda a cadeia coureiro-calçadista. Esse esforço é traduzido em ações que valorizam o produto final brasileiro.

Com matriz em Novo Hamburgo (RS), além de sucursal em São Paulo (SP) e escritórios de atendimento em Franca (SP), Jaú (SP) e Birigui (SP), a Assintecal atua no setor de componentes, que reúne 2.368 empresas em todo o Brasil, sendo 44,7% delas no Rio Grande do Sul e 38,6% em São Paulo. Ao todo, 340 são associadas à entidade, representando 85% da produção do segmento. A Assintecal atua através de quatro áreas principais: Representação e Ações Conjuntas, Promoção e Apoio a Negócios, Informações Estratégicas e Fortalecimento da Imagem do Setor.

Para alcançar bom nível de internacionalização, além do incremento das exportações e aumento da base exportadora, a Assintecal trabalha com foco na agregação de valor aos produtos. Para isso, são necessárias ações que proporcionem sustentabilidade e valor agregado, além das atividades de promoção comercial. Com esta visão, a Assintecal e seus parceiros desenvolvem trabalhos prioritariamente voltados à inovação tecnológica e ao design. Os principais parceiros da Assintecal são APEX-Brasil, SEBRAE Nacional, Sebrae SP, Sebrae RS, SEBRAE MG, Sebraes Regionais, FINEP, ABDI, CNPQ e Ministério do Turismo.

Por meio do trabalho da entidade e das empresas, o couro e os calçados nacionais passam a apresentar um grande diferencial: o uso de componentes de qualidade, desenvolvendo, assim, não só a participação no mercado interno, mas o reconhecimento internacional.

Marca By Brasil - Dentro do Programa Setorial Integrado, desenvolvido junto à Apex-Brasil, foi criada a marca by Brasil, que desde janeiro de 2000 identifica os produtos brasileiros no exterior. O selo agrega credibilidade aos componentes brasileiros e é utilizado pela Assintecal nos mercados onde atua, nos acordos de cooperação que possui com outros países e nas feiras que participa em todo o mundo. O by Brasil representa a qualidade dos nossos produtos, o comprometimento de nossas empresas e a certeza de bons negócios. Ele ajuda a abrir portas e, aliado às marcas das empresas, representa um grande diferencial competitivo.

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