Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/01/2009 - 10:17

Mercado de franquias cresce 17% em 2008

O franchising tem se revelado a melhor solução para quem pretende abrir um negócio próprio mas não tem muita experiência. Nadando contra a corrente, em meio à crise global, o mercado de franquias é um dos que mais cresce no Brasil.

De acordo com dados divulgados recentemente pela Associação Brasileira de Franschising (ABF) o setor, que represente hoje cerca de 1,7% do PIB nacional, fecha o ano com faturamento 17% maior que o ano passado, em torno dos R$ 53 bilhões. Dentre todos os segmentos, o que mais cresce é o de alimentação, que encerra 2008 com 14% a mais de franquias que o ano passado. O setor ainda é responsável pela criação de cerca de 30 mil novos postos de trabalho por ano e 594 mil empregos diretos.

A economia nacional acolheu de forma muito positiva esta forma de negócios e, em pouco mais de quarenta anos, o Brasil já possui mais de mil redes de franquias – em 2007 houve um aumento de 18,2% em relação à 2006, sendo 90% das redes genuinamente brasileiras. E o país está hoje entre os seis melhores mercados de franchising mundial.

Entre as lojas que mais expandem no ramo, as cafeterias têm os números mais expressivos, com crescimento de 33,91%. Estes números podem ser explicados pelo aumento do consumo de café no Brasil, que ocupa hoje o segundo lugar no ranking de consumo mundial, além de ser o maior produtor e exportador do mundo.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o consumo interno de café teve aumento de 3,43%, representados por 17,45 milhões de sacas em 2007, contra as 16,87 milhões do ano anterior. O consumo per capita no país já passou dos 5,5 quilos ao ano, nível que pode ser comparado a mercados mais desenvolvidos como o alemão, o francês e o italiano. Isso quer dizer que atualmente nove em cada 10 brasileiros com idade acima de 15 anos bebe café, o que faz dele a bebida mais popular do país, à frente dos refrigerantes e até do leite.

Exemplo desse crescimento são as lojas da rede Fran’s Café. A rede, que possiu 116 franquias em todo o Brasil, sendo 96 em São Paulo, figura entre as maiores no segmento de bebidas, no setor de franchising, sendo uma ótima opção para quem deseja ter um negócio próprio, mas não tem muita experiência na área, uma vez que oferece todo o suporte e consultoria a seus investidores, desde a escolha do ponto até a padronização e administração da loja. O investimento inicial em uma franquia da rede Fran’s Café é cerca de R$ 151.500 a R$ 366.500, com previsão de retorno entre 12 e 36 meses.

Outro bom exemplo de sucesso neste formato é a rede de restaurantes italianos La Pasta Gialla, que sob a assinatura do chef Sergio Arno está entre uma das melhores opções para quem deseja iniciar o próprio negócio no ramo de alimentação. De acordo com Breno Bromberg, consultor de franquias da rede, “uma das maiores vantagens em se tornar franqueado da rede é o suporte e orientação aliados a um conceito de sucesso e aceitação comprovados”.

A marca La Pasta Gialla existe há sete anos e possui atualmente 15 restaurantes pelo Brasil. A rede é titular de prêmios como o de "Melhor Restaurante de Cozinha Rápida", pela Revista Veja São Paulo no ano de 2002, "Melhor Cantina da Cidade de São Paulo" por dois anos consecutivos, 2003 e 2004 na Revista Gula, além do prêmio "Melhor dos Melhores Gula 2005" e "Melhor Cantina Italiana Gula 2007 e 2008".

Para ser dono de uma franquia da rede La Pasta Gialla é necessário um investimento inicial de aproximadamente R$ 370 mil sendo R$ 120 mil de taxa de franquia e R$ 250 mil para a montagem do restaurante. O lucro gira em torno de 15% do faturamento bruto e a média de retorno está entre 36 e 48 meses.

Fra’s Café - A charmosa rede de boutiques de café é uma ótima opção para reuniões de trabalho, encontro com amigos, ou apenas atualizar a leitura dos jornais enquanto toma um café.

O primeiro Fran’s Café foi inaugurado em 1972 na cidade de Bauru, em São Paulo e hoje a rede de franquias possui mais de 100 lojas pelo Brasil. | www.franscafe.com.br | Atendimento ao consumidor (11) 4191-3141 | [email protected] | Central de Franquias: [email protected]

La Pasta Gialla - Em sete anos, o La Pasta Gialla possui 14 restaurantes pelo Brasil. São nove unidades em São Paulo (Jardins, Moema, Itaim, Morumbi Shopping, Shopping Jardim Sul, Shopping Tamboré, Shopping Plaza Sul, Tatuapé e Campinas), outras em Pernambuco, Maceió, Paraná, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, todas com ambiente casual e descontraído. Em breve, mais duas unidades farão parte da rede de franquias: Continental Shopping em São Paulo e Salvador. A rede é titular de prêmios como o de "Melhor Restaurante de Cozinha Rápida", pela Revista Veja São Paulo no ano de 2002, "Melhor Cantina da Cidade de São Paulo" por dois anos consecutivos, 2003 e 2004 na Revista Gula, além do prêmio "Melhor dos Melhores Gula 2005" e "Melhor Cantina Italiana G ula 2007 e 2008".

Sergio Arno (www.sergioarno.com.br ) O renomado chef de cozinha é proprietário de restaurantes como: La Vecchia Cucina,, Alimentari, Boteco da Pizza, Duets e 33. Sergio Arno que foi nomeado como “Melhor Chef de Cozinha Italiana da América Latina” pela Costigliole d'Asti na Itália, atualmente investe no ramo agropecuário.A Agropecus é marca criada por Sergio e seus sócios com o intuito de comercializar a carne de cabrito para o seu público final. O chef e empresário é autor de diversos livros, entre eles: “A cozinha do amor e da paixão”. Site: www.lapastagialla.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira