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09/01/2009 - 10:23

TÜV Rheinland do Brasil certifica qualidade de serviços da Subprefeitura de Vila Prudente e Sapopemba

Esta é a primeira subprefeitura a receber a certificação NBR ISO 9001 no País. Mas outros órgãos públicos têm buscado este certificado, o que mostra preocupação em melhorar atendimento e prestação de serviços à população.

A ISO 9001, que hoje é considerada uma certificação fundamental pelas empresas da iniciativa privada, só agora começa a ter sua importância reconhecida pelo setor público nacional, que tem buscado melhorar o atendimento e a prestação de serviços à população.

A TÜV Rheinland do Brasil, por exemplo, acaba de certificar a qualidade de gerenciamento dos serviços prestados pela Subprefeitura dos Bairros de Vila Prudente e Sapopemba, da cidade de São Paulo (SP), com a entrega do certificado NBR ISO 9001. Recentemente, a certificadora também foi responsável por conceder a mesma certificação para a Semef - Secretária de Finanças de Manaus (AM)

As duas certificações foram obtidas pelos órgãos municipais após processo de auditoria, divididos em duas fases. Na primeira são avaliados documentos e requisitos básicos exigidos pela norma brasileira. Na segunda é efetivamente verificada a qualidade de atendimento e prestação de serviços em relação a todos os requisitos da norma.

"Nós recomendamos a subprefeitura de Vila Prudente/Sapopembra para receber a ISO 9001 em função da qualidade de atendimento e da efetividade dos serviços oferecidos à população da região. Foi um processo muito interessante por constatar a qualidade em um órgão público e também por ter sido executada em um prazo reduzido – apenas seis meses”, afirma Fábio Godinho, um dos auditores da TÜV Rheinland responsáveis pela certificação paulistana.

Segundo Godinho, a procura pela ISO 9001 por instituições públicas mostra que existe hoje uma preocupação legítima em melhorar o atendimento e os serviços oferecidos aos cidadãos. Outro avanço prático, pelo menos na subprefeitura paulistana, é a decisão de avaliar periodicamente a satisfação do munícipe.

Concessão de ISO 9001 para a Semef (Manaus – AM) - A Semef foi a primeira secretaria de finanças de um município brasileiro a ser certificada, o que significa prestar um serviço de alta qualidade aos clientes - contribuintes manauaras. A secretaria adotou procedimentos segundo as orientações da norma NBR ISO 9001:2000 nos setores de administração, arrecadação, atendimento, fiscalização, gestão de pessoal, tributação e sistema de gestão de qualidade. São, ao todo, 55 procedimentos, que podem ser acompanhados no Portal da Prefeitura (www.manaus.am.gov.br).

"Trata-se de um projeto muito importante por representar uma das primeiras certificações da norma NBR ISO 9001 de gestão da qualidade em âmbito municipal, em especial por ter sido obtida por uma secretaria estratégica como é a de finanças públicas”, afirma Robson Azevedo, gerente da filial Manaus da TÜV Rheinland do Brasil. Uma das atribuições da Semef é a arrecadação de tributos, que se destinam a promover os investimentos e custeio das demais secretarias.

Para Onildo Elias, secretário de Finanças de Manaus, a certificação da Semef na ISO 9001:2000 é um marco na administração do prefeito Serafim Corrêa. “Entregaremos para a próxima administração uma secretaria de excelência e o caminho aberto para a certificação de outras secretarias”, disse. Ele afirmou que o processo de implementação das normas continua, inclusive com a verba necessária já garantida para os próximos três anos.

Perfil da TÜV Rheinland - O Grupo TÜV Rheinland é um dos maiores em certificações no mundo. Fundada na Alemanha há mais de 130 anos, a organização tem uma trajetória marcada pela seriedade, profissionalismo e independência. Há cerca de 30 anos, iniciou seu processo de internacionalização, a partir da Europa. Desde então, a rede não parou de crescer. A marca TÜV Rheinland está presente em milhares de produtos ao redor do mundo, garantindo que são seguros para usuários e consumidores.

No Brasil, a empresa possui por volta de seis mil certificações ativas, atendendo a mais de 1.500 clientes dos mais diversos setores. É uma empresa acreditada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), do Ministério das Comunicações, e pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), tendo forte atuação junto aos setores de telecomunicações, tecnologia da informação, eletrodomésticos, máquinas, equipamentos de proteção individual, produtos médicos, produtos mecânicos de recreação e domésticos; produtos alimentícios, indústria automobilística e de autopeças e entretenimento, entre outros.

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