Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/01/2009 - 08:43

Mulheres da Amazônia contam com apoio de entidade sem fins lucrativos para empreender

No Vale do Jari, região amazônica localizada entre os Estados do Pará e do Amapá, a Fundação Orsa desenvolve junto a artesãs programas de inclusão social e estímulo à geração de renda.

Comprometida com o desenvolvimento social e ambiental sustentável por meio da implementação de negócios economicamente viáveis e socialmente responsáveis, a Fundação Orsa, instituição sem fins lucrativos que desde 1994 desenvolve tecnologias sociais, decidiu investir na inclusão social de mulheres habitantes da região do Vale do Jari.

O incentivo à geração de renda e à inclusão social ocorrem por meio dos projetos Agulhas Versáteis e Amarte, que promovem o complemento da renda familiar das mulheres e sua inclusão social, já que criam condições sociais propícias à valorização da mulher como cidadã na defesa de seus direitos e no exercício de seu papel na família e na comunidade.

Todas as cooperadas iniciaram os estudos na escola formal, mas poucas chegaram a concluir o ensino médio, em decorrência principalmente da situação de gravidez na adolescência, casamento precoce ou influência da cultura familiar que reduz o papel da mulher às atividades domésticas, não incentivando, portanto, a continuidade de seus estudos.

A Fundação Orsa vem dando todo o suporte para a Associação de Mães Artesãs do Vale do Jari (Amarte), uma organização comunitária que transforma sementes e fibras naturais em artesanato. Essas mulheres decidiram constituir um empreendimento de perfil popular e solidário, capaz de agregar valor aos recursos florestais não madeireiros da região, produzindo bijuterias e artefatos adequados ao perfil do mercado nacional e internacional.

Com o apoio da instituição, elas conseguiram aprovação de projetos de desenvolvimento junto à Petrobrás, o que permitiu a construção de uma unidade de beneficiamento de sementes e a compra de maquinário e equipamentos necessários a produção. Além disso, uma ação realizada com a premiada designer de jóias Ivete Cattani promoveu a capacitação das mulheres. O resultado foi a confecção de 300 peças de jóias naturais, entre colares, brincos e pulseiras.

Batizada como Palmae, a coleção reúne produtos à base de couro, prata e semente de bacaba – palmeira nativa da região amazônica encontrada com freqüências nos Estados do Amazonas e do Pará. Os produtos desenvolvidos têm tamanha qualidade que a Amarte foi convidada a participar com suas biojóias da Expo Brasil Amazônia, evento que ocorreu em Nova York (EUA), de abril a julho de 2008.

O outro projeto surgiu quando um grupo de voluntários vislumbrou que a confecção de uniformes profissionais da empresa seria uma possibilidade de geração de renda para as mulheres do distrito de Almeirim (PA). Como as roupas eram compradas de confecções localizadas em outros Estados, os voluntários acreditaram que deviam fomentar um empreendimento que pudesse contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.

Hoje, as 18 cooperadas já contam com um espaço físico destinado à montagem da oficina de costura e se comprometeram a absorver toda a produção do grupo de costureiras, de forma a garantir a regularidade na fabricação das roupas. A parceria também foi estimulada com recursos de microcrédito para a compra de máquinas de costura industriais e do material necessário para as primeiras encomendas.

O projeto tem possibilitado a capacitação técnica, gerencial e empreendedora desse grupo de mulheres. As profissionais recebem orientação técnica e gerencial da Incubadora de Eco-Negócios do Vale do Jari, um projeto da Fundação Orsa em parceria com a GTZ – Cooperação Técnica Alemã e o SEBRAE-AP, para fortalecer a sustentabilidade local e estimular o seu desenvolvimento. Houve um crescente aumento de produção e renda devido a demandas de empresas como a Marquesa (GO). Atualmente o projeto passa por um processo de conquista do selo de qualidade Santista.

Fundação Orsa - Criada em 1994, muito antes que conceitos como responsabilidade social e empresa-cidadã se destacassem com o vigor dos dias atuais, a Fundação Orsa é uma instituição atuante no desenvolvimento de programas e projetos sociais. Idealizada pelo Grupo Orsa, um dos maiores fabricantes de madeira, celulose, papéis para embalagem, chapas e embalagens de papelão ondulado do país, tem como princípio a atuação em rede e sua trajetória se confunde com o desenvolvimento do conceito de investimento social privado no Brasil.

Sua principal fonte de divisas é a contribuição fixa de 1% do faturamento bruto das empresas do Grupo Orsa que, independentemente do resultado financeiro, faz o repasse como demonstração de seu compromisso com o desenvolvimento sustentável. Até 2007, o valor desses investimentos somou R$ 135 milhões.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira