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10/01/2009 - 08:44

Citi investe no projeto Piaçava Sustentável, iniciativa de comércio justo e solidário


Em parceria com o Instituto BioAtlântica (IBio) e a ONG Conservação Internacional (CI-Brasil), o Citi anuncia investimento de R$ 150 mil no projeto. Piaçava Sustentável e a aquisição de 43 mil bombonieres fabricadas pela comunidade de Ponto Central, localizada no município de Santa Cruz Cabrália, a 100 quilômetros de Porto Seguro (BA). As 3.600 peças, confeccionadas por mês entre outubro de 2008 e outubro de 2009, destinam-se a ações de marketing de relacionamento com clientes dos cartões de crédito Citi. A iniciativa está alinhada aos princípios do comércio justo e solidário. Os recursos investidos no projeto Piaçava Sustentável, e também os provenientes da aquisição das peças pelo Citi, beneficiarão dezenas de famílias e servirão ao propósito de fortalecer a associação de artesãs Ponto Central – Produção Artesanal, que atua na confecção e comercialização de produtos feitos a partir da piaçava. O investimento do Citi, além de contribuir para o aumento da renda das famílias envolvidas no projeto, estimulará também o manejo sustentável da piaçava.

São Paulo - A piaçava é a matéria-prima da cidadania de dezenas de famílias da comunidade de Ponto Central, município de Santa Cruz Cabrália, localizada a 100 quilômetros de Porto Seguro (BA). Para o Citi, a piaçava é sinônimo de uma ação de responsabilidade socioambiental, que está alinhada aos princípios do comércio justo e solidário. Em parceria com o Instituto BioAtlântica (IBio) e a ONG Conservação Internacional (CI-Brasil), o Citi anuncia um investimento de R$ 150 mil no projeto Piaçava Sustentável, que será destinado a estruturar o trabalho desenvolvido pelas integrantes da associação de artesãs Ponto Central – Produção Artesanal para atender a alta demanda mensal de produção gerada pelo Citi com a encomenda de 43 mil bombonieres. As peças, a serem confeccionadas entre outubro de 2008 e outubro de 2009, serão destinadas a ações de marketing de relacionamento com clientes dos cartões de crédito Citi.

Inovadora, a iniciativa do Citi de adquirir as peças das artesãs baianas representa o apoio a um importante projeto de geração de renda que é o início da atuação das mulheres na produção para o mercado institucional. O Citi, com a compra dos produtos, está fazendo uma grande intervenção na comunidade proporcionando um aumento na renda das artesãs durante 12 meses. A doação dos R$ 150 mil, por sua vez, será investida para desenvolver um modelo sólido de comércio do artesanato e consolidar a atividade econômica para a busca de novos clientes corporativos, além de fomentar o comércio local.

Novo patamar - O projeto Piaçava Sustentável, criado pelo IBio e parceiros locais em 2005, contribui para a melhoria da qualidade de vida de pessoas que estão abaixo da linha da pobreza, com renda média inferior a um dólar por dia. A constante redução das áreas florestais, o aumento das queimadas, a retirada ilegal de madeira e fibras e a caça predatória colocam em risco permanente a mata nativa e a biodiversidade, além de comprometer a renda das famílias que dependem da piaçava. Uma vez que o sustento das comunidades locais depende das áreas florestais da região, é importante que sejam conservados até mesmo os pequenos fragmentos de floresta. Nesse contexto, a adesão do Citi ao projeto Piaçava Sustentável colabora para a conservação ambiental, valorização das comunidades e da cultura, e para a sustentabilidade econômica local, resultado da oportunidade de trabalho e renda aportada pelo projeto.

Com os recursos investidos pelo Citi no projeto Piaçava Sustentável e também com fundos provenientes da venda, o projeto fortalecerá a produção e investirá na elaboração de um plano de negócios, na implantação da sede e na aquisição de equipamentos e mobiliário. A quantia recebida também será aplicada no treinamento e suporte à comunidade – da colheita sustentável da fibra à cadeia produtiva do artesanato –, e comercialização do artesanato. O apoio do Citi já apresenta como primeiros resultados o aumento da renda das famílias envolvidas na produção dos brindes em até quatro vezes e o engajamento de mais pessoas do povoado. Um fato relevante é que a marioria das artesãs nunca teve renda mensal, uma vez que vendiam poucas peças por mês.

Hoje, as 30 artesãs de Ponto Central que integram o projeto, auxiliadas por mais 60 artesãs da região, têm renda média mensal de R$ 600. Remuneradas por produção, as artesãs receberam um valor líquido entre R$ 100 e R$ 1.642 após a entrega do primeiro lote de bombonieres para o Citi. O fortalecimento da comunidade de Ponto Central – composta por cerca de 800 famílias, sendo que 30% da população ativa está envolvida na coleta e beneficiamento da piaçava – catalisou a ampliação do projeto, possibilitando a capacitação e o futuro envolvimento de 15 artesãs da Associação Pataxó de Ecoturismo da Reserva da Jaqueira (Terra Indígena de Coroa Vermelha). Outros moradores da reserva também serão envolvidos no projeto para coleta e beneficiamento da fibra da piaçava.

“Ao unir uma ação de relacionamento com clientes ao apoio a projetos socioambientais como esse, o Citi agradece a fidelidade de seus clientes e, ao mesmo tempo, colabora com uma iniciativa importante de comércio justo e solidário, e de empreendedorismo feminino sustentável. Na prática, investimos na valorização de iniciativas que são exemplo do potencial social e econômico de comunidades brasileiras que encontraram alternativas economicamente viáveis capazes de garantir a conservação da biodiversidade”, afirma Anthony Ingham, superintendente de Assuntos Corporativos do Citi Brasil. O executivo acrescenta que a aquisição das peças foi apenas o ponto de partida da parceria. “O envolvimento do Citi ultrapassa as fronteiras da aquisição de produtos, pois temos como objetivo principal apoiar e acompanhar a comunidade na continuidade do projeto”, ressalta Ingham.

Sustentabilidade na Mata Atlântica do Nordeste - O projeto Piaçava contou com recursos iniciais do Blue Moon Fund, fundação norte-americana sem fins lucrativos. Após um estudo minucioso, os técnicos do BioAtlântica identificaram o potencial das comunidades de Ponto Central e das aldeias indígenas Pataxó de Coroa Vermelha, Barra Velha e Boca da Mata. A iniciativa contribuiu para a melhoria da renda das famílias e a conservação dos recursos florestais na Mata Atlântica. “O apoio de um parceiro como o Citi nesta fase do projeto é fundamental, pois coloca o grupo em outro patamar de produção e comercialização, abrindo portas para a consolidação da iniciativa e a formação de uma clientela institucional”, ressalta Beto Mesquita, diretor de Programas do IBio.

A região sul do Estado da Bahia abriga uma das maiores áreas de Mata Atlântica do Nordeste do Brasil. A maior parte está tombada como Patrimônio Natural Mundial pela Unesco – são três parques nacionais que protegem cerca de 46 mil hectares de Mata Atlântica e 88 mil hectares de áreas marinhas. Com o projeto Piaçava Sustentável, as comunidades locais têm a oportunidade de desenvolver uma atividade que conserva o bioma. Palmeira nativa da região, a piaçava (planta fibrosa, na língua tupi) possui fibras resistentes e flexíveis, utilizadas em vários produtos, além de sementes que fornecem o material para artesanato.

Com o aumento do volume da produção de peças – para produzir as bombonieres, as artesãs utilizam 35 arrobas de piaçava e mais 45 quilos de palha por mês – o Instituto BioAtlântica e a Conservação Internacional têm trabalhado para fortalecer o manejo sustentável da matéria-prima e garantir o ciclo de vida do produto. Ao mesmo tempo, atuam em parceria com a comunidade para consolidar uma iniciativa que valoriza o comércio justo e solidário, que entre os pilares inclui: condições adequadas de trabalho, preço justo, valorização dos profissionais, sustentabilidade na cadeia de matéria-prima e qualidade do produto. Além disso, trata-se de uma ação com relevante impacto social e investimento solidário da sociedade organizada.

Parcerias socioambientais do Citi Brasil - Em 2000, a Fundação Citi iniciou a parceria com a CI-Brasil, apoiando o projeto “Empreendimentos Sustentáveis do Sul da Bahia”, ação que visava a consolidação do Ecoparque de Una e o apoio técnico para as cooperativas de produtores de cacau. Desde 2003, a Fundação Citi investe no projeto “Capital Semente para a Mata Atlântica”, ação com foco na produção agroflorestal conservacionista em pequenas propriedades rurais. Na prática, a CI-Brasil disponibiliza recursos financeiros (microcrédito) a produtores rurais alinhados à preservação e recuperação da paisagem. No Rio de Janeiro e Goiás, respectivamente, o banco apóia o Projeto Conectividade e Viveiros do Cerrado por acreditar que biomas como a Mata Atlântica e o Cerrado – considerados hotspots, áreas muito ricas em fauna e flora e ao mesmo tempo muito ameaçadas – são essenciais para a manutenção da biodiversidade.

No Brasil, além da parceria com a Conservação Internacional o Citi também colabora com o trabalho de organizações não-governamentais internacionais que atuam com diversos projetos socioambientais. Entre os destaques:

. The Nature Conservancy (TNC): desenvolvimento de programa integrado de conservação e uso sustentável da Floresta com Araucária, apoiado pelo Citi desde 2006, tem foco no reflorestamento de áreas prioritárias de conservação da floresta e promoção de alternativas de renda para comunidades locais.

. IESB e Conservação Internacional: Desenvolvimento dos programas Fundo Capital Semente para Mata Atlântica e Fundo Reserva Legal.

. Oréades e Conservação Internacional: Projeto Viveiros do Cerrado destinado a promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais da região do Cerrado.

Citi - O Citi, a empresa líder em serviços financeiros globais, tem mais de 200 milhões de contas de clientes e negócios em mais de 100 países, sempre oferecendo aos consumidores, às empresas, governos e instituições uma grande variedade de produtos e serviços financeiros, inclusive de consumer banking e crédito, corporate e investment banking, corretagem de títulos mobiliários e administração de fortunas. As principais marcas que compõem o Citi são: Citibank, CitiFinancial, Credicard Citi, Primerica, Smith Barney, Banamex e Nikko Cordial. Sites www.citi.com e www.citi.com.br

Conservação Internacional (CI-Brasil) - A Conservação Internacional (CI) foi fundada em 1987 com o objetivo de conservar o patrimônio natural do planeta – nossa biodiversidade global – e demonstrar que as sociedades humanas são capazes de viver em harmonia com a natureza. Como uma organização não-governamental global, a CI atua em mais de 40 países, em quatro continentes. A organização utiliza uma variedade de ferramentas científicas, econômicas e de conscientização ambiental, além de estratégias que ajudam na identificação de alternativas que não prejudiquem o meio ambiente. | Site: www.conservacao.org

Instituto BioAtlântica (Ibio) - O IBio trabalha desde 2003 para a restauração florestal e a conservação da Mata Atlântica. Por meio de parcerias criativas e inovadoras, o Instituto estabelece pontes entre os diversos setores da sociedade, promovendo o uso sustentável dos recursos naturais e a manutenção dos ecossistemas. | www.bioatlantica.org.br

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