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10/01/2009 - 09:39

Sindirepa-SP orienta consumidor sobre os itens que serão checados na inspeção ambiental veicular na cidade de SP

Com a ampliação da medida para veículos movidos a gasolina e a álcool fabricados a partir de 2003 e para toda a frota de moto da cidade, a estimativa da entidade é que o volume de serviços nas oficinas aumente 20% .

Com o objetivo de orientar os motorista sobre os itens que serão checados na inspeção ambiental veicular que este ano foi ampliada para veículos movidos a gasolina e a álcool fabricados a partir de 2003 e para toda a frota de motos licenciada na cidade de São Paulo, o Sindirepa-SP– Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo, que representa mais de 14 mil oficinas que empregam mais de 200 mil empregos diretos, informa que os componentes relacionados ao sistema de exaustão (escapamento e catalisador) são os que merecem maior atenção para garantir a aprovação na vistoria.

O procedimento da inspeção consiste em duas etapas. Na primeira, o veículo será submetido ao teste visual para checar se existe vazamento de óleo no motor, no câmbio, freio e líquido de arrefecimento, verificar o estado do escapamento e constatar a presença do catalisador. Se algum desses itens não estiver em ordem, o veículo será rejeitado e terá de fazer os reparos para voltar para uma nova inspeção.

Quando o veículo passa pelo teste visual, segue para a análise gases, onde serão verificados os níveis de hidrocarboneto e monóxido de carbono. Os veículos que estiverem com as emissões dentro dos limites estabelecidos por lei serão aprovados e os que estiverem acima serão reprovados e receberam um laudo que alega o problema detectado.

Em caso de desaprovação, o proprietário do veículo deverá levá-lo a uma oficina de confiança para que seja realizado um diagnóstico detalhado (motor, velas, cabos, ignição, filtro de ar e injeção eletrônica) que aponte as causas do índice de emissão de poluentes acima do permitido para que o automóvel volte novamente à estação de inspeção para um novo teste.

Com a ampliação da inspeção ambiental na cidade de São Paulo para veículos movidos a gasolina e álcool e também para toda a frota de motos, o Sindirepa-SP estima incremento no volume de serviços em oficinas especializadas em sistema de exaustão que inclui escapamento, catalisador, compartimento do motor (cabos e velas) e sistema de injeção eletrônica. "As oficinas especializadas nos serviços relacionados diretamente à inspeção devem garantir aumento de 20% no volume de serviços", afirma o presidente do Sindirepa-SP, Antonio Fiola.

O empresário César Samos, diretor da Mecânica do Gato, revela que já está sentindo aumento do número de serviços e que os motoristas estão preocupados em terem seus carros aprovados na inspeção, mas que ainda é muito cedo para prever qual será o impacto causado pela ampliação do programa da prefeitura que visa reduzir os níveis de poluentes na cidade de São Paulo e, conseqüentemente, contribuirá com a diminuição de quebras provocadas por falhas mecânicas e panes elétricas que conturbam, ainda mais, o trânsito na capital paulista. Segundo a CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, 700 veículos ficam parados em vias públicas diariamente por falta de manutenção. Apenas um veículo quebrado na marginal Tietê durante quinze minutos (tempo médio para retirada do veículo) gera 3,5 km de congestionamento.

Outro ponto importante que o Sindirepa-SP alerta os motoristas e que pode prejudicar o bom funcionamento do veículo é a qualidade do combustível. Por isso, a entidade recomenda que o abastecimento do veículo seja feito apenas com combustível de procedência comprovada.

É importante frisar também, que, em países, como Alemanha e Estados Unidos, onde é realizada há anos a inspeção de segurança veicular, que além de checar o nível de emissão poluentes também verifica itens de segurança, houve considerável redução da poluição e acidentes.

No Brasil, a lei de Inspeção Técnica Veicular ainda não foi aprovada, mas o GMA, Grupo de Manutenção Automotiva, formado por entidades que representam o setor da reposição automotiva (Sindipeças, Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores; Andap – Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças; SICAP – Sindicato do Comércio Atacadista Importador e Exportador de Peças, Rolamentos, Acessórios e Componentes para a Indústria e para Veículos no Estado de São Paulo, Sincopeças-SP – Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo; Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo, e IQA – Instituto da Qualidade Automotiva), lançou, em maio de 2008, campanha inédita de conscientização para mostra ao motorista a importância da manutenção preventiva do veículo, destacando os seguintes aspectos: redução de emissão de poluentes, segurança no trânsito, economia de consumo de combustível e melhoria do valor de revenda do bem.

O programa Carro 100% / Caminhão 100% - Quem tem chega bem, tem o apoio do Ministério das Cidades, Denatran - Departamento Nacional de Trânsito, e da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, e também contempla a realização de cursos de gestão para os empresários do setor da reparação de veículos e treinamento de capacitação profissional para mecânicos por meio de uma parceria com o Senai.

Ação de férias: Durante o período de férias de verão, que compreende de dezembro até o final de fevereiro, foram instalados oito painéis em pontos estratégicos nas rodovias Imigrantes (kmM 17), Bandeirantes (km 92), Anhanguera (km 38), Castelo Branco (km 64,5), Ayrton Senna (km 31), Dutra (km 200,5), Fernão Dias (km 61,5) e Régis Bittencourt (km 331,5), sempre sentido capital/interior, com a seguinte mensagem: "Mantenha tenha distância, mas não da oficina. Faça Manutenção Preventiva. Carro 100% – Quem tem chega bem- wwww.carro100.com.br."

Nesta época do ano, aumenta o tráfego de veículos nas rodovias e também há mais incidências de registros de acidentes. Segundo a ARTESP – Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo – de janeiro a julho de 2008 foram registrados 15.793 acidentes que deixaram 378 vítimas fatais na malha rodoviária concedida no Estado de São Paulo.

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