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12/01/2009 - 10:36

Rio Caleidoscópio Cultural Brasileiro é tema da edição Outono/Inverno 2009 do Fashion Rio/Fashion Business


Cerca de dez mil visitantes são esperados no Fashion Business, bolsa de negócios do evento, que apresentará as novidades de grifes de todo o Brasil.

Pela décima terceira vez o Rio de Janeiro acolhe de 11 a 16 de janeiro o evento oficial da moda brasileira, o Fashion Rio/Fashion Business, que será realizado na Marina da Glória. Com o tema Rio Caleidoscópio Cultural Brasileiro, o evento apresentará o que estará nas vitrines das próximas estações. Paralelamente, de 12 a 16 de janeiro, os negócios serão realizados no Fashion Business entre grifes e lojas multimarcas do Brasil e do exterior e designers, produtores e pólos de moda do Rio de Janeiro e de diversos outros estados brasileiros - que serão levados sob a coordenação do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Espaço Sebrae - Seguindo o tema central da 14a edição do Fashion Rio, Rio Caleidoscópio Cultural Brasileiro, o Espaço Sebrae mostrará a diversidade e a democracia cultural da cidade - de todos os tempos, de todas as tribos e das diversas manifestações sociais e culturais. O objetivo é proporcionar aos convidados um mergulho no universo das influências culturais, sociais e geográficas existentes no Rio de Janeiro e que refletem a vida carioca.

O espaço é inspirado em uma sala de projeção, com paredes repletas de informações. Palavras que refletem as influências das cinco regiões do Brasil e que se misturam no dia-a-dia do ser carioca. Uma tela de projeção funcionará em "looping", cem imagens e cenas cariocas que fizeram a história da cidade do Rio de Janeiro. O grafismo das imagens projetadas remeterá ao público a sensação de estar diante de um grande caleidoscópio. Povo, cultura, geografia, sociedade, cores, formas, comportamento que se fundem e permitem a inspiração carioca e transformam-se em diversas possibilidades. No Espaço Sebrae haverá, ainda, uma programação de eventos e a edição diária do jornal Correio da Moda.

Moda e negócios - Em sua 13a edição, o Fashion Business ocorrerá em paralelo ao Fashion Rio, de 13 a 16 de janeiro, também na Marina da Glória. A tradicional e conceituada bolsa de negócios acontece com o objetivo de apresentar as coleções de outono/inverno 2008 dos mais de 200 expositores formados pelos pólos de moda, designers e produtores de moda - levados pelo Sebrae - para as grifes e lojas multimarcas nacionais e estrangeiras.

São esperados mais de 10 mil visitantes e 200 compradores multimarcas de todo o país e 30 internacionais. As peças compradas viajarão para os mais variados lugares do Brasil e do mundo, em pelo menos 15 países de quatro continentes. Ò Fashion Business abriga os mais variados segmentos -moda feminina, masculina, casual, street wear, festa, praia, lingerie e acessórios - jóias, bijuterias, bolsas e calçados. E, desta vez, a grande novidade da bolsa de negócios sairá dos estandes para as passarelas, onde haverá os desfiles das coleções.

"O Brasil é lançador de tendências e reconhecido em todo o mundo. Uma vez mais, estaremos no Fashion Business para apoiar, incentivar e ampliar o acesso aos mercados nacional e internacional das MPE brasileiras da cadeia produtiva da moda", afirma o diretor-superintendente do Sebrae/RJ, Sérgio Malta.

O Sebrae no evento - Além do Espaço Sebrae, a entidade levará os pólos nacionais e estaduais e estará presente em um estande de 30m2, que será uma espécie de Balcão Sebrae avançado. Nele, dois orientadores prestarão consultorias e atendimento ao público - visitantes e expositores - sobre abertura ou desenvolvimento do seu negócio: planejamento, abertura e legalização de um negócio, tributos, linhas de crédito, capacitação empresarial, franquias e consultoria empresarial.

Outros dois orientadores de negócio circularão no evento, divulgando atendimento no estande e os produtos e serviços que o Sebrae/RJ oferece. O atendimento ocorrerá nos dias 11 e 12 de janeiro, das 14h às 21h, e de 13a 16 de janeiro das 10h às 2 h. Os clientes atendidos concorrerão ao sorteio vales-curso do Sebrae/RJ - dois voltados para expositores e dez para o público em geral.

Novidades dos pólos - O Sebrae levará pólos de moda de cinco estados - Pará, Goiás, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Paraná - e sete do Rio de Janeiro. Os pólos fluminenses são compostos por Nova Friburgo, Petrópolis, Noroeste, Sul Fluminense, Niterói, São Gonçalo e Campos, além dos estandes dos Arranjos Produtivos Locais (APL) de Calçados e Acessórios, do bairro Imperial de São Cristóvão, Têxtil e de Jóias (Ajorio). Outros dois estandes serão o do Empreendedorismo Social - que reunirá artesãs de comunidades de baixa renda - e o para jovens estilistas do Rio de Janeiro.

Os números da moda - Na edição passada de outono/inverno, ocorrida em janeiro de 2008, 10,5 mil pessoas visitaram o Fashion Business, nos quatro dias de evento, entre eles, compradores de lojas multimarcas de todo o Brasil e 91 internacionais, de 26 países. Foram registrados R$ 370 milhões em vendas para o mercado interno, aproximadamente 12% a mais que a edição outono-inverno anterior. Já as exportações tiveram aumento de 10% e atingiram US$ 15,5 milhões.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção - Abit, 30 mil empresas compõem o setor têxtil, que emprega diretamente 1,65 milhão de pessoas. No período de 2004/ 2010 a previsão é de que o segmento exporte US$ 8 bilhões. Anualmente, são confeccionadas 7,2 bilhões de peças de vestuário. O Brasil é o segundo maior produtor mundial de índigo e o terceiro de malha. Mas o grande consumidor da produção nacional (93%) é mesmo o mercado interno.

O Fashion Rio é realizado pelo Sistema Firjan, organizado pela Dupla Assessoria, com o apoio do Sebrae e da Abit - por meio do Programa Estratégico da Cadeia Têxtil Brasileira (Programa Texbrasil), criado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil). E o Fashion Business, além dessa parceria, conta, ainda, com o patrocínio do INPI, do BNDES e da FedEx

Pólos do Estado do Rio de Janeiro - Pólo de Moda de Petrópolis - Doze grifes representarão o Pólo de Moda de Petrópolis na 13a edição do Fashion Business. O tema da coleção é "Raízes": uma releitura das influências dos colonizadores da região. Em Petrópolis, as heranças culturais mais marcantes foram deixadas pelos portugueses, alemães, franceses e italianos. As referências são as misturas de texturas - rendas e veludos, bordados e aplicações. As cores da paleta são: roxo, vermelho, verde, bege, preto e branco.

Cada empresa apresentará 20 looks. A questão ambiental está refletida no uso de materiais ecologicamente corretos, como o couro de tilápia (peixe de água doce), a malha de fibra de garrafa pet, a malha de fibra de bambu e o modal - produzido a partir da celulose.

As empresas que participam do Fashion Business são: Art Línea, Branca Maria, Calabrote, Cola Colorida, D'Fashion, Ginga, McKenzie, Off Rio, Pele na Pele, Tazza, Thiamo, Watercolour.

Pólo de Moda de Niterói - Nesta edição do Fashion Business o Pólo de Moda de Niterói irá resgatar a história da atriz Leila Diniz, que nos anos 60 e 70 foi símbolo de autenticidade e irreverência carioca.

As sete marcas participantes - Dona Bis, SOHO, Daniela Curvello, Erika Facuri, Ana Bacana, João Paes Leme e RIB levam para um dos maiores eventos de moda do país a interpretação de uma mulher autónoma, dona de um novo poder, que assume a sua própria elegância, criando uma imagem que traduz versatilidade e sofisticação contemporânea.

Pólo de Moda de São Gonçalo - Brasilidade e sustentabilidade são temas das coleções que estarão presentes no Pólo de Moda de São Gonçalo. O tema brasilidade terá como inspiração a natureza e a diversidade dos povos de nossa nação. O Pólo de Moda de São Gonçalo levará cinco grifes da cidade - Sandra Bijoux, Porus, Rigf, Ouz Fashion, Haver Jeans (de moda femininia) e a estreante Northwindpro (de moda masculina).

A grande novidade para este ano ficará por conta da confecção do brinde que será oferecido aos visitantes e a imprensa. Algumas bordadeiras de cooperativas que atuam em fábricas gonçalenses estarão presentes no estande do pólo bordando, durante o evento, miçangas e paetês sobre o desenho na bolsa, idealizado pelo designer têxtil Luiz Santana.

As empresas participantes do pólo trabalham o conceito de sustentabilidade e de responsabilidade social em diferentes tomadas de decisões, seja fornecendo retalhos para cooperativas de artesãos da cidade e de outros municípios, ou implantando a coleta seletiva de seus insumos e apostando na reciclagem de diversos tipos de materiais, o objetivo principal é buscar a união perfeita entre moda e meio ambiente, marcas registradas do pólo gonçalense.

Pólo de Moda de Nova Friburgo - O Pólo de Moda de Nova Friburgo irá retratar em seus looks a ideia de conforto, boemia romântica, luxo e energia. Inspirado por esses elementos, o pólo irá apresentar criações que atendam à mulher moderna.

Enquanto algumas peças são marcadas pela presença de babados, rendas e fitas, outras focam o perfil dinâmico da vida atual. Além disso, com o objetivo de retratar o comprometimento com a saúde da mulher, o Pólo de Moda de Nova Friburgo inova ao abordar o tema "Pode Tocar! Proteger-se é Fashion!", fazendo referência ao câncer de mama. Para esta edição do Fashion Business, o pólo destaca o lançamento de uma linha de soutiens desenvolvida especialmente para mulheres que passaram pela mastectomia. Afinal, moda é comportamento e atitude. E a mensagem das empresas da região para este ano é que ser fashion é, acima de tudo, poder manter o seu próprio estilo, desejos e bem-estar!

Pólo de Moda Sul Fluminense - Nessa edição do Fashion Business os empresários do Pólo de Moda Sul Fluminense irão contar, por intermédio de cores, formas, estampas e bordados, a história dos azulejos coloniais decorativos da arquitetura europeia no Brasil.

A região Sul Fluminense do Estado do Rio de Janeiro sofreu uma grande influência da arte decorativa e arquitetura espanhola, portuguesa e italiana da época de sua colonização e ainda hoje podemos visitar muitas igrejas do período colonial e belas fazendas do tempo do café, aonde encontramos belíssimas construções com azulejos revestindo pisos e paredes.

O pólo será representado por 14 grifes que utilizarão para confecção de suas peças materiais como: tricoline, meia malha, malha, jersey, moleton, brim leve, jeans, seda, cetim, chiffon e o tricot. As empresas participantes são: Desiderata (moda feminina); Camila Vitorino (moda feminina); Lugar de arte (moda feminina); Maria Fia (acessórios, bijuterias); Amora Brasil (moda feminina); Arte chapéu (Chapéu); Corner Shop (moda feminina); Santo Aleixo (Jeans): Francamente (moda masculina); D. Chica (moda feminina); Lourier (moda Praia); Bolsas e Tramas (acessórios, bolsas); Amparo Brasil (acessórios, bolsas) e Penduricalho (acessórios, bijuterias e calçados).

Pólo de Moda de Campos - Patchworks de cores vivas, bordados, espelhos e estampas excêntricas, tecidos étnicos misturados a souvenir de viagem e sobreposições nômades dos ciganos serão retratados na coleção outono/inverno 2009 do Fashion Business, pelas cinco grifes que representaram o Pólo de Moda de Campos. São elas: Ana Branco, Dona Onça, Lafibrunn, Minx e Miss Flower. Será uma viagem pela índia e Leste Europeu.

Espaço de Empreendedorismo Social - No estande de Empreendedorismo Social, a coleção "DOM: Dignidade, Ousadia e Maestria" será o grande destaque. Sob a coordenação do consultor e artista plástico Cocco Barçante, as artesãs dos grupos produtivos Cabe Mais Um e Moda Étnica, (Rocinha); Cerâmica Negra (Maré); Marias das Artes (Três Rios); Ressurgir (Rio Comprido); Estação do Nó e Fio Nobre (Nova Iguaçu) desenvolveram peças que serão expostas nos quatro dias de Fashion Business.

Dentre as técnicas e materiais utilizados nos 70 produtos - bijuterias, bolsas, mochilas, roupas e acessórios - estão a fibra de bananeira, o bordado, a pintura em tecido, o macramê e o tear. O estande - que dará um tratamento diferenciado ao artesanato - será palco, ou melhor, passarela para as modelos-empreendedoras da Escola de Modelos da Rocinha, que estarão exibindo looks conceituais dos grupos produtivos.

Pólos Nacionais: Pólo de Moda do Pará - Com o tema "Cores & Sabores da Amazônia", seis empresas que compõem o Pólo de Moda do Pará buscaram inspiração na diversidade da culinária paraense para a criação de suas roupas e acessórios que traduzem, ao mesmo tempo, as cores terrosas e frias, características da estação, aliadas a aspectos culturais da Amazónia.

A floresta amazônica originou uma das mais típicas, exóticas e surpreendentes culinárias do Brasil. A diversidade de ingredientes vindos da fauna e flora resulta em pratos de sabores inigualáveis, com influencia das culturas indígena, portuguesa e africana, o que justifica o título de "cozinha do novo milênio", conferido por celebridades da gastronomia internacional.

Açaí, cupuaçu, tucumã, pupunha, inajá, bacuri, maniçoba, tacaca, pato no tucupi e até mesmo o café, que foi introduzido no Brasil pelo Estado do Pará - cores e sabores - desafio de transformá-los em moda, mantendo a identidade amazônica nos produtos apresentados nesta edição do Fashion Business Outono Inverno 2009.

Pólo de Moda do Rio Grande do Norte - No Pólo de Moda do Rio Grande do Norte as marcas Anna Marcolina, Avohai e Vlock, de moda feminina, e S Design, de acessórios, apresentarão tendências, cores, formas e materiais inovadores.

Será apresentada uma coleção descontraída, que traduz atitude e personalidade, apropriada aos espíritos jovens.

Pólo de Moda do Paraná - As marcas Lafort, Abbici, Joyful e Ali Purpose, selecionadas pelo Sebrae/PR, representarão o setor de confecção da região no Fashion Business outono / inverno 2009.

O Paraná, incluído entre os três maiores pólos da confecção do Brasil, fabrica 150 milhões de peças por ano, ostentando ainda a privilegiada condição de apresentar a cada temporada novidades em todos os segmentos da indúsíria do vestuário: moda feminina, masculina, infantil, praia, jeans, malharia, fitness e lingerie.

Espaço Sebrae: De 11 a 16 de janeiro, das 10h30às21h. Horário: De 12 a 16 de janeiro, das 17h às 22h Local: Marina da Glória - Av. Infante D. Henrique, s/n° - Glória.

Fashion Rio: De 11 a 16 de janeiro, das 10h30 às 21 h. Horário: Dia 11, das 17h às 20h30 | Dia 12, das11h às21h30 | Dia, 13, das 16h às21h30 | Dias 14 e 15, das 11h às 21h30 n| Dia 16, das 12h às20h30, na Marina da Glória - Av. Infante D. Henrique, s/n° - Glória. Mais informações nos banners lincados neste Canal de Moda & Beleza.

Fashion Business: De 13 a 15 de janeiro, das 10h30 às21he, no dia 16, das 10h30 às20h Local: Marina da Glória - Av. Infante D. Henrique, s/n° - Glória. Mais informações nos banners lincados neste Canal de Moda & Beleza. [Foto: Sergio Malta, diretor superintendente do Sebrae-RJ]

[O estande do Portal Fator Brasil se encontra no Fashion Rio e Fashion Business 'Espaço Mídia Center' na entrada do evento].

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