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12/01/2009 - 10:36

Espaço Internacional e crescimento do Salão Multiuso são as maiores novidades do 13° Fashion Business


E o Palácio da Cidade foi o espaço para a grande coletiva de imprensa que aconteceu no domingo, dia 11 de janeiro, onde recebeu além de jornalistas nacionais e internacionais, que ouviu do prefeito Eduardo Paes o empenho em apoiar cada vez mais o evento.

Na abertura da temporada mundial de negócios da moda em 2009, a 13ª edição do Fashion Business trará grandes novidades, de 13 a 16 de janeiro, na Marina da Glória. No Espaço Internacional, uma vitrine de grandes marcas visa ampliar a inserção internacional da moda brasileira, reforçada pela presença da FedEx, gigante mundial de entrega rápida de mercadorias e novo patrocinador.

A entrada da bolsa de negócios, agora comum ao Fashion Business e Fashion Rio, também dará acesso ao Salão Multiuso - onde acontecem os desfiles técnicos e palestras -, que passou a ocupar área fora da tenda, ampliado em 100 lugares. As novidades reforçam .o papel estratégico do evento na geração de negócios e na integração da cadeia de moda brasileira.

Em área com programação visual diferenciada, o Espaço Internacional é uma iniciativa do Programa TexBrasil - parceria da ABIT com a ApexBrasil - que selecionou grifes já consagradas e com canais próprios de venda no mercado global. Entre as marcas que estréiam o espaço, Alessa (RJ), Apoena (DF) e Coven (MG), que conquistaram as grandes praças internacionais após participarem do Fashion Business, a carioca Redley, estreante em 2005 que volta à bolsa de negócios, e as consagradas grifes de moda praia Lenny e Salinas, pela primeira vez no evento. Carlos Tufvesson, Totem, de Fred D'0rey, e o paulista Walter Rodrigues também são destaques no Espaço Internacional.

Outra novidade é a presença da Fédération Française de Prêt-à-Porter Féminin, que será recebido pelo Fashion Business em continuidade à parceria estabelecida pelo Sistema Firjan em setembro último com a Fédération Française de Prêt-à-Porter. Grifes e novos criadores brasileiros apresentaram a moda primavera-verão 2009 no evento francês e agora grifes francesas, capitaneadas pelo presidente do Salão, Jean Pierre Mocho, mostrarão suas criações na bolsa de negócios. A formalização do convênio será em evento no dia 15, às 15h30, seguido de desfile.

100% dos estandes vendidos - A menos de um mês da abertura, 100% dos estandes estavam vendidos aos expositores do Rio, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Brasília e Goiás, que esperam vender suas criações para os 200 grandes compradores multimarcas de todo o Brasil convidados do evento e para 30 compradores VIPs de 15 países dos quatro continentes. Os Pólos de Moda do Rio de Janeiro, que incluem o Sul Fluminense, Petrópolis, Nova Friburgo, Niterói, São Gonçalo, Campos, Calçados e Acessórios, a APL do bairro carioca de São Cristóvão, Têxtil e Jóias (Ajorio), e dos Estados do Pará, Goiás, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Paraná, completam o grupo de mais de 200 expositores.

O projeto Talentos do Brasil, parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) com o Sebrae, também volta ao evento. E apresentará a produção artesanal de agricultores familiares de 12 estados brasileiros (AM, PA, TO, MA, PI, PB, PE, BA, MG, MS e RS). Com a assessoria de estilo de renomados figurinistas, materiais como fibras animais e vegetais e até peles de peixe foram transformados em charmosos acessórios. O Sebrae/RJ apresenta, mais uma vez, o resultado de seu trabalho de estímulo ao Empreendedorismo Social junto a comunidades de baixa renda. Um dos destaques é a estreante La Vie en Rose, com charmosas lingeries para mulheres submetidas à mastectomia.

Boémia em destaque - O tema da edição, Rio Caleidoscópio Cultural Brasileiro, ganhou cenografia especial de Ricardo Nauenberg, inspirada no bairro boêmio da Lapa. Na entrada, agora comum ao Fashion Rio e ao Fashion Business, um conjunto de 12 cilindros criados pelo designer André Weller apresentará os projetos do Sistema Firjan. Entre eles, o Projeto de Gestão do Design, em parceria com o SENAI Nacional, que reúne informações em cadernos de tendências e no Portal Senai Design (www. portalsenaídesígn.com.br). Outro destaque dos cilindros é para as fotos de Murilo Meirelles registrando oficinas da campanha "Despertar para a Moda", cujo objetivo é sensibilizar os jovens para profissões ligadas às diversas etapas da cadeia da moda brasileira.

A FedEx, maior empresa global de entrega rápida de mercadorias e novo patrocinador do Fashion Business, divulgará aos lojistas e compradores nacionais e internacionais todas as suas opções de logística para entrega de mercadorias no Brasil e no mundo. Com esse objetivo, exibe às 12 horas do dia 16, na passarela do Salão Multiuso, cases de sucesso no mercado global da moda como a premiada nadadora Fabrola Molina, com sua linha de roupas de banho e fiíness; além dos exemplos internacionais Ashley Isham, da Singapore Fahion Week, e Manish Arora, da Deli Fashion Week, na índia. Cada um desfila 20 looks.

"Direção de tendências para primavera/verão 2010" é o tema da palestra de Sally Lohan, do WGSN, dia 15. Já o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) falará da importância do "Registro de Marcas: no Brasil e no Exterior", com o palestrante Schmuell Lopes Cantanhêde. Ainda na quinta-feira ABIT (Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção) por sua vez, apresentará painel de informações sobre os principais lançamentos femininos para a Primavera / Verão 2009-2010.

Dia 16, último dia de evento, o BNDES apresentará as facilidades do Cartão BNDES, que permite até o financiamento, a juros baixos, de todos os insumos utilizados para o atendimento das encomendas, além das linhas de crédito para compra de máquinas, equipamentos e ampliação de instalações. O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), do Ministério da Indústria, Turismo e Comércio Exterior, vai procurar incutir nos criadores e empresários da moda a necessidade de proteger suas marcas, bem como de cuidar do registro do design de suas coleções.

Salão multiuso aumenta capacidade em 50% - Criado em janeiro de 2008, o Salão Multiuso do Fashion Business, que serve de palco aos desfiles técnicos e às palestras, teve um crescimento à altura do seu sucesso: aumentou 77%, de 450 para 800 metros quadrados. Com isso, ampliou sua capacidade de 200 para 300 pessoas. Seis grifes pisarão a passarela apresentando sua coleção outono-invemo para compradores multimarcas nacionais e internacionais. As tendências para a primavera-verão 2009/10 serão apresentadas por especialistas da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), do Sistema Firjan -Senai Moda e do WGSN, o principal site internacional de estilo. Além de palestra de técnicos do INPI - Instituto Nacional de Propriedade industrial.

Em janeiro de 2008, na sua 11a edição, a coleção outono-inverno 2008 registrou R$ 370 milhões em vendas para o mercado interno, um crescimento de quase 12% sobre a edição outono-inverno 2007. Já as exportações atingiram US$ 15,5 milhões. Um aumento de 10% sobre a anterior, segundo levantamento do Centro Internacional de Negócios (CIN). O público chegou a 10,5 mil visitantes nos quatro dias de evento, a maioria compradores de lojas multimarcas de todos os estados brasileiros. Ainda mais expressiva foi a presença de 91 compradores internacionais, de 26 países, sendo 58 espontâneos e 33 convidados da organização. Entre os que vieram por conta própria, 19 eram convidados de outras edições.

Up grade gastronômico - Nesta edição, o Fashion Business também agregará ainda mais qualidade na área de gastronomia. Serão oferecidas aos visitantes três novas alternativas de restaurantes -expoentes em suas especialidades. O Café Chantyx com seus cafés italianos aromatizados com xarope francês e chocolate de Campos de Jordão; o completo buffet de saladas e pratos quentes do Varanda; e o cardápio completo, além de criações especiais para o evento do aclamado sushiman Tanaka.

Durante a coletiva de imprensa no Palácio da Cidade, o presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, da importância hoje da integração dos atores para a realização e sucesso do evento, segmento este que traz renda, qualifica, e agrega valor para o Rio de Janeiro e o Brasil, e que os números demonstram a grande capacidade na balança comercial brasileira.

“ Neste evento destacamos o link da moda com a França, e a abertura do Palácio da Cidade pelo prefeito demonstrando a total boa vontade em ser parceiro do segmento”, enfatiza.

A idealizadora e coordenadora do Fashion Rio e Fashion Business, Eloysa Simão destacou as necessidades do mercado, alertando que hoje é de suma importância aliar designer ao produto e, a competitividade, ou seja, identificar preços competitivos para ois produtos propostos, e cita a Tok & Stok como exemplo.

Eloysa lembra que o o Fashion Rio e o Fashion Business sempre foram grandes degraus para as marcas que passaram e passam por lá, a TNG por exemplo quintuplicou suas vendas com participações no evento, “outras tantas ficaram conhecidas a partir também da apresentação à um público seleto”,frisa a coordenadora.

E o evento foi único no país a abrir as portas para cooperativas de costureiras, artesanatos, ongs, onde não era comum se ter estilistas, “hoje eles nos procuram para ser estilistas de novas cooperativas”, continua Eloysa.

“E o Fashion Rio e Fashion Business se tornou tão importante que muitos querem fazer outras versões de moda no Rio de Janeiro”, conclui.

A moda é que mais empregas no setor de transformação do país, agrega valor com o design nacional, e nesta edição já tem inscritos 30 compradores internacionais. “2009 acreditamos será muito positivo, desde que tomemos muito cuidado com o setor para que não seja alvo de excedentes de mercados estrangeiros”, alerta Fernando Pimentel, diretor superintendente da ABIT.

A secretária municipal de Cultura, Jandira Feghali aplaudiu a escolha do da Lapa como tema do evento, e falou da requalificação que se dará nos próximos dias administrativos, o “ Lapa Legal”, num espaço multicultural, de pluralidade única.

A requalificação vai abranger a região desde a Cinelândia até o Campo de Santana.

E o prefeito Eduardo Paes encerrou o encontro dizendo que a cidade do Rio de Janeiro estará cada vez mais facilitando o segmento para os eu crescimento, e daqui por diante, as edições do evento estarão sempre homenageando um canto da cidade. “Esta cidade tem muita capacidade e vamos dar o incentivo necessário”, adianta Paes.

O encontro teve a presença do secretário municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello, entre outros representantes de órgãos municipais e estaduais.

Criação e realização da Escala Eventos e da Dupla Assessoria, o Fashion Business é uma promoção do Sistema Firjan - Senai Moda, com patrocínio do Sebrae-RJ, Sesi-RJ, INPI, BNDES e FedEx, e apoio do Programa Tex-Brasil, uma parceria da ABIT com a ApexBrasil. | Mais informações nos banners lincados neste Canal de Moda & Beleza. [Foto: (esq./dir.) Sergio Malta, diretor superintendente do Sebrae-RJ; Jandira Feghali, secretária municipal de Cultura; Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro; Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan; Eloysa Simão, idealizadora e coordenadora do Fashion Rio e Fashion Business e Fernando Pimentel, diretor superintendente da ABIT]

[O estande do Portal Fator Brasil se encontra no Fashion Rio e Fashion Business 'Espaço Mídia Center' na entrada do evento].

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