Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/01/2009 - 07:24

GPL Projetos e Máquinas redesenha sua história com DS SolidWorks

Empresa mineira migra para CAD 3D e reduz em 60% erros em projetos com adoção de soluções de análise de peças mecânicas, visualização e apresentação de desenhos e gerenciamento de dados de produtos; companhia será primeira Solution Partner da DS SolidWorks no país.

São Paulo - Empresa dedicada ao desenvolvimento de projetos industriais, a GPL Projetos e Máquinas, de Belo Horizonte, Minas Gerais, iniciou suas atividades, em 1991, com desenhos em ambiente CAD 2D. Nesses quase 18 anos de atuação, a empresa, que já é referência no mercado mineiro, pode dividir sua história em antes e depois de 2004, ano em que iniciou a caminhada rumo à plataforma CAD 3D. “Há quatro anos, buscávamos apenas aumentar a produtividade com a diminuição de erros nos projetos. Não imaginávamos o quanto nossos processos de trabalho iriam mudar com a migração”, conta Fábio Del Rio, diretor técnico e engenheiro chefe da GPL Projetos e Máquinas.

Na época, a empresa avaliou quatro ferramentas de mercado e definiu o software CAD SolidWorks como o padrão a ser adotado. “O treinamento e o suporte técnico oferecidos na região pela revenda SolidMinas foram essenciais para que a decisão recaísse sobre o SolidWorks”, lembra Del Rio. Com a adoção do CAD 3D, a GPL passou a atuar como uma empresa de engenharia de projetos voltada para sistemas mecânicos, especializada na melhoria de produtividade e segurança nas máquinas e na infra-estrutura de seus clientes. O primeiro objetivo foi alcançado com a diminuição de 60% nos erros em projetos, mas logo a GPL percebeu que esse era apenas o início de uma longa história de sucesso.

Descoberta do mundo em três dimensões - Como em toda mudança, a implementação do software CAD SolidWorks sofreu pequena resistência nos primeiros meses. “A migração tirou todos de uma zona de conforto e os apresentou a um novo mundo. A oposição só não foi maior porque muitos dos nossos projetistas e engenheiros eram jovens profissionais, menos resistentes e com menos vícios técnicos”, explica Fábio Del Rio. Segundo o executivo, reconhecendo que a mudança cultural não seria um processo rápido, a empresa, além de motivar a equipe para o novo desafio, não se precipitou e elaborou uma escala de desenvolvimento dentro da ferramenta, evitando sobrecarga e insucesso nos trabalhos. “Não poderíamos implementar um novo software e já cobrar produtividade. Apesar de todo o treinamento que foi realizado com a SolidMInas, no início decidimos por utilizar o SolidWorks apenas no modelamento de projetos”, afirma o diretor técnico e engenheiro chefe da GPL Projetos e Máquinas.

Em 2006, após dois anos de experiência com o software, a empresa passou a desenvolver 100% de seus projetos mecânicos em CAD SolidWorks. Além de aumentar a confiabilidade e o controle em cada material produzido, a GPL reduziu o tempo de estudo em 40%. “É até paradoxal, mas ao mesmo tempo em que o detalhamento dos projetos chegou a níveis muito superiores, a simplicidade do SolidWorks nos permite compartilhar as fases de desenvolvimento entre os projetistas sem problemas. No ambiente 2D, era improvável, por exemplo, que um profissional realizasse os estudos e um outro desenhasse devido à dificuldade em se transmitir o conhecimento”, compara Del Rio.

Exploração e expansão do conhecimento - A especialização no software CAD SolidWorks conquistada ao longo dos anos levou a GPL a enxergar novas possibilidades dentro do pacote de soluções que haviam adquirido. Em 2007, com o domínio completo do ambiente CAD 3D, a empresa passou a validar alguns de seus projetos com o SolidWorks® Simulation, ferramenta para análise de peças mecânicas da Dassault Systèmes SolidWorks Corp. “No início, utilizávamos o SolidWorks Simulation como uma solução à parte, empregada para validar projetos já prontos trazidos pelos clientes”, recorda Fábio Del Rio. “Hoje, com a cultura de análise disseminada na GPL, integramos a simulação e validação de funcionamento como mais uma etapa obrigatória em desenvolvimentos internos”, destaca.

Outra solução da suíte de produtos da DS SolidWorks com atuação destacada na GPL é o SolidWorks® eDrawings®, ferramenta gratuita de visualização e apresentação em 3D. Com mais esse recurso, é possível facilitar o entendimento dos estudos por profissionais não familiarizados com desenhos técnicos. “O departamento cria um modelo de apresentação no SolidWorks eDrawings e envia, por e-mail, para a aprovação do cliente, que pode visualizar o produto em 3D e comentar as mudanças necessárias, encurtando todo o processo”, explica Del Rio, ressaltando a importância da rapidez na validação dos desenhos. “O tempo é escasso para todos. Agendar reuniões com os clientes é uma tarefa cada vez mais complicada; pelo telefone, não seria possível demonstrar com imagens. Por isso, o SolidWorks eDrawings assume um papel fundamental”, resume.

Em junho desse ano, dando continuidade à exploração de todas as tecnologias que o pacote SolidWorks oferece, a GPL Projetos e Máquinas aderiu ao SolidWorks® Product Data Management, sistema de gerenciamento de dados de produto e projetos. “Essa iniciativa revolucionou a organização das informações técnicas dentro da empresa, facilitando a busca por dados específicos de cada projeto”, avalia o diretor técnico e engenheiro chefe. “Desde 2004, quando aderimos ao software CAD SolidWorks, viemos expandido o uso das soluções da empresa, sem aumentar o investimento financeiro. Toda ferramenta que garanta um avanço na qualidade dos produtos é bem-vinda e nossos objetivos só estão sendo conquistados porque nossa equipe de projetos acredita no software e faz todo o possível para cada vez mais conhecer o potencial do SolidWorks”, analisa Fábio Del Rio. Como próximos passos, a GPL planeja implantar, até junho de 2009, o SolidWorks® Motion e o módulo Designer do SolidWorks Simulation.

Alimentando parcerias - O relacionamento cada vez mais intenso e próximo com a DS SolidWorks levou a GPL Projetos e Máquinas a buscar a inserção no programa Solution Partner, que valoriza produtos criados no software CAD SolidWorks. Em setembro, a empresa teve seu projeto formal aceito e agora trabalha na criação do aplicativo, que deve ser enviado para a DS SolidWorks, onde será analisado e avaliado. “A previsão é comercializar o produto a partir de novembro de 2009. Até lá, seguimos com o desenvolvimento suportado pelos canais de acesso liberados pela DS SolidWorks”, conta Fábio Del Rio. Quando aprovado, além de poder usar o logotipo de Solution Partner, a GPL será a primeira empresa brasileira a ter seu produto publicado em uma seção especial no site da DS SolidWorks e contará com oportunidades exclusivas de marketing para parceiros.

Paralelamente, a GPL fechou uma parceria com a TraceParts, empresa francesa Solution Partner da DS SolidWorks fornecedora de uma biblioteca 3D de componentes comerciais para CAD. Pelo acordo, a GPL, além de distribuir a tecnologia no Brasil, será responsável por acrescentar itens nacionais ao software. “Estamos em contato com fornecedores no país para incrementar ao máximo essa ferramenta, ajudando os engenheiros e projetistas a economizar tempo de projeto e levando componentes desenhados no Brasil ao mundo todo através da biblioteca 3D da TraceParts”, comenta Del Rio.

Grupo de usuários mineiros - A proximidade e o comprometimento com as soluções e oportunidades da DS SolidWorks fazem da GPL Projetos e Máquinas uma referência de uso do CAD 3D em Minas Gerais. Resultado dessa posição, Fábio Del Rio, diretor técnico e engenheiro chefe da empresa, é o coordenador do grupo de usuários de DS SolidWorks no Estado. “A cultura do CAD 3D está crescendo em Minas, principalmente nos últimos dois anos. Já estamos com falta de profissionais no mercado e empresas de siderurgia em fase de expansão começam a exigir projetos em 3D no software CAD SolidWorks”, revela Del Rio.

O grupo, que surgiu em janeiro, organizou dois encontros no ano e espera expandir sua estrutura em 2009. “Na segunda reunião, em setembro, na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), contamos com 70 pessoas debatendo conceitos e trocando experiências”, lembra. “A idéia é ter sempre a palestra de um gerente técnico da DS SolidWorks para falar de produtos, dicas e inovações e depois abrir para discussões entre os participantes, para que exponham seus desafios”, acrescenta. O próximo encontro do grupo está agendado para janeiro de 2009 e a intenção é realizar eventos a cada três meses.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira