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13/01/2009 - 08:00

Petrópolis mostra suas ‘Raízes’ no Fashion Business 2009

A diversidade das origens da cidade – colonização alemã, forte influência européia com redutos da colônia portuguesa, francesa e italiana – se tornou a principal referência para a criação e o design dos modelos apresentados no Fashion Business 2009, de 13 a 16 de janeiro, na Marina da Glória. É nesse caldeirão cultural que as empresas do Pólo de Moda de Petrópolis criaram um tema único para ser trabalhado nos mais de 100 looks que serão apresentados aos potenciais compradores do evento.

So o tema ‘Raízes’, doze grifes petropolitanas levam a criatividade serrana ao evento carioca que mobiliza o país inteiro. Na edição passada, em junho de 2008, a coleção primavera-verão do Pólo fez sucesso e chegou ao volume de R$450 mil em vendas diretas durante os quatro dias de evento, atraindo inclusive compradores de outros países.

Para esta edição outono-inverno 2009, é esperado um aumento de mais de 30%, com vendas diretas no valor de R$600 mil. “Esse número pode dobrar até o final do ano, com os contatos feitos durante a feira”, explica a coordenadora do Pólo de Moda de Petrópolis, a empresária Simone Gouvea. Ela credita boa parte do sucesso da exposição das grifes petropolitanas ao amadurecimento do Pólo, que se uniu para mostrar o que as indústrias de confecção da serra têm de melhor em qualidade e preço competitivo. “Apostamos em designs criativos, pesquisamos tendências fora do país e também utilizamos matéria-prima de acordo com a idéia de sustentabilidade em nossas criações. Estamos em sintonia com a demanda do mercado”, avalia. Nesse contexto, as empresas mostram o couro vegetal e de tilápia como substituto do couro natural, fibras como as de Pet e de bambu, além da juta e do modal. Toda esta matéria-prima foi transformada em tecido ou em apliques e detalhes concebidos pelos estilistas das empresas.

O segmento têxtil é um dos mais importantes para a economia da cidade de Petrópolis. Ele representa 14% do PIB do município. O Pólo de Moda é considerado o maior do Estado do Rio e é composto atualmente por 800 indústrias formais que, juntas, produzem 100 milhões de peças por ano. São mais de 40 mil empregos diretos e indiretos em toda a cadeia produtiva, da fabricação até a comercialização de roupas e acessórios.

Tema fala da mistura de culturas e das raízes encontradas na serra - O Pólo de Moda de Petrópolis apresenta sua interpretação criativa e atual do que vai ser usado na estação mais fria do ano: modelos que vão do curto ao longo, da cintura suavemente marcada aos cortes geométricos. As barras nas saias, calças e blusas remetem aos detalhes das roupas típicas portuguesas e alemãs. Entre as cores fortes de inverno presentes nos 20 looks apresentados por cada grife estão o vermelho, o roxo, o verde,o bege e o branco. Destaque para o preto e para a forte presença do tricô, tanto em peças como em detalhes. O download do catálogo exclusivo pode ser feito pelo hot site criado especialmente para o evento: www.modapetropolisfashionrio.com.br

[O estande do Portal Fator Brasil se encontra no Fashion Rio e Fashion Business 'Espaço Mídia Center' na entrada do evento].

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