Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/01/2009 - 08:18

Sisgraph lança no Brasil equipamento para acabamento de peças prototipadas

Não há equipamentos similares no Brasil e no mundo com os mesmos recursos da Smoothing Station™, que produz peças com grau de acabamento de uma peça injetada.

A Sisgraph apresenta a Smoothing Station™, um equipamento que melhora a superfície final de peças termoplásticas fabricadas em ABS através do processo FDM de deposição de material fundido, utilizado pelas máquinas de prototipagem de toda a linha FDM mc, da Stratasys. O acabamento aprimorado gerado pela Smoothing Station™ é similar à de uma peça produzida por injeção moldada. “Não há equipamentos similares no Brasil. Trata-se de uma solução inédita no País e, devo acrescentar, no mundo”, garante Wilson do Amaral Netto, gerente técnico da Sisgraph

O processo semi-automatizado do sistema fornece uma superfície final de 32 a 63 mícrons. Sem essa tecnologia, engenheiros de projeto e manufatura que necessitam de uma peça com esse nível de acabamento precisariam realizar o trabalho manualmente. Utilizando o sistema de fabricação aditiva da Stratasys com a nova Smoothing Station, peças com qualidade de injeção moldada podem ser criadas em apenas alguns minutos, economizando horas de trabalho. “Este sistema é fundamental para quem está procurando uma solução de manufatura rápida, pois as peças são produzidas com grau de acabamento de uma peça injetada”, afirma Fábio Andreotti, gerente Comercial da Sisgraph

Após o acabamento, é gerada uma superfície ideal para pintura, galvanização, metalização a vácuo, vedação a líquidos e produção de moldes originais em silicone, fundição e fundição por cera perdida.

Netto explica que o novo sistema é ideal para todas as empresas que necessitam e procuram protótipos funcionais, mas que não abrem mão de uma boa apresentação visual de seus produtos. “Esse nosso lançamento é um excelente acréscimo para aqueles que já possuem um equipamento de prototipagem rápida. Para aqueles que ainda não possuem uma solução que inclua este equipamento, sem dúvida nenhuma, a Smoothing Station fornecerá protótipos de alta qualidade, que certamente agregarão valor aos seus produtos”.

A Smoothing Station consiste em duas câmaras internas, que, juntas, têm o tamanho de uma geladeira pequena. A primeira câmara trata a parte termoplástica de 15 a 30 segundos para suavizar a superfície externa da peça, que é, então, levada para a segunda câmara, que segura a peça enquanto a cura do processo inicial. Depois de 30 a 45 minutos, as peças já podem ser manuseadas, estando totalmente curadas em 12 a 18 horas ou até menos.

Praticamente não há preparação necessária para esse processo. Os usuários simplesmente removem o material de suporte e colocam a peça limpa e seca dentro da câmara. Normalmente as peças são finalizadas de uma a três sessões, dependendo do acabamento desejado.

O sistema foi projetado para trabalhar apenas com os termoplásticos da Stratasys baseados em ABS, incluindo ABS, ABSi, ABSplus, ABS-M30 e ABS-M30i. Para clientes que desejam melhorar ainda mais a superfície final das peças, a Stratasys oferece uma estação de jateamento à base de soda, chamada Burnishing Station™, que pode ser utilizada em conjunto com a Smoothing Station. A estação fornece um resultado final de aspecto fosco ou acetinado, mistura qualquer pequena mancha e melhora todo o aspecto estético da parte. Tanto a Smoothing Station quanto a Burnishing Station já estão disponíveis para comercialização.

Perfil da Sisgraph As soluções de prototipagem rápida Sisgraph Stratasys são líderes absolutas no mercado brasileiro. Com dezenas de usuários produzindo protótipos funcionais numa variada gama de produtos, a Prototipagem Rápida é a mais recente tecnologia para produção de modelos físicos a partir de projetos em sistemas CAD 3D.

Para a produção de protótipos funcionais de engenharia, a Stratasys desenvolveu a tecnologia FDM (Fused Deposition Modeling). É a única que permite a produção de peças em ABS, policarbonato e polifenilsulfona, alguns dos plásticos de engenharia mais utilizados pela indústria.

Essa tecnologia destaca-se pela extrema simplicidade e por não causar danos ao meio ambiente. Planejados para operar em ambiente de escritório, os equipamentos da Stratasys dispensam instalações complexas, possuindo um funcionamento limpo e silencioso.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira