Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/03/2007 - 08:24

Conheça os novos planos de telefonia fixa por minuto


A partir do próximo dia 16 de março, o Brasil vai começar a falar diferente. Mas não é nenhuma nova onda de gírias instituída por algum novo sucesso teen nem pelo Big Brother. Essa é a data em que as operadoras de telefonia fixa começarão a alterar os planos de cobrança aos consumidores.

A região da cidade paulista de São José do Rio Preto será a primeira a experimentar as mudanças, que seguirão até o início do segundo semestre por todo o Brasil. A cidade de São Paulo é a última da lista, com a implementação dos novos planos telefônicos prevista para terminar em 29 de julho.

Para o consumidor, as mudanças ainda são uma grande incógnita. As informações transmitidas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e pelas próprias operadoras de telefonia fixa não são tão claras e acabam deixando dúvidas no ar. Mas teoricamente, é simples.

Serão dois planos oficiais, autorizados pela Anatel. O básico mantém a assinatura mensal e dá direito de utilizar 200 (plano residencial) ou 150 minutos (não residencial ou PABX) sem a cobrança do serviço. Já no plano alternativo, o valor cobrado por minuto é cerca de 1/3 do básico, mas ao completar a ligação, uma tarifa equivalente à 4 minutos já é cobrada. Também mantém a cobrança da assinatura mensal, mas garante o uso de 400 minutos para assinantes residenciais e 360 para não residenciais e PABX.

Algumas operadoras já trabalham com outros planos de cobrança por minutos. Eles vão continuar a ser comercializados, mas o cliente deve ter total liberdade para mudar de plano caso verifique que outra modalidade lhe é mais vantajosa. No caso dos dois novos planos, o perfil de utilização da linha telefônica hoje deve ser levado em consideração. Quem faz, na maioria das vezes, ligações breves, de até quatro minutos, deve preferir o plano básico. Já quem fica mais tempo ao telefone por ligação deve optar pelo plano alternativo devido ao seu menor custo por minuto de ligação e sua maior franquia (360 e 400 minutos, conforme já citado).

Com essas mudanças, vale a pena conhecer um pouco mais umas das novidades que a internet pode nos oferecer: o serviço de Voz sobre IP, conhecido também como VoIP. Utilizando-se do protocolo da internet, alguns programas podem servir como telefones convencionais dentro do seu computador. A ligação é gratuita entre usuários do mesmo programa ou então é tarifada no caso de ligações para telefones fixos ou móveis. É pré-pago e funciona melhor em computadores com conexão de banda larga (que garante a qualidade do som da ligação). Num escritório ou mesmo numa residência em que se façam muitas ligações interurbanas ou internacionais, o VoIP já é uma solução muito mais barata do que a telefonia convencional.

Mas se você não tiver acesso (por enquanto) a essa já não tão nova tecnologia de comunicação, pesquise bem as vantagens dos planos que serão oferecidos na sua cidade. Em caso de dúvidas, as centrais de informação e os sites das operadoras de telefonia fixa estão à disposição para orientar essa transição.

. Por: Dr. Cláudio Boriola Consultor Financeiro, Conferencista, Especialista em Economia Doméstica e Direitos do Consumidor. Fundador e Presidente da Boriola Consultoria empresa criada há mais de treze anos. Autor dos livros Paz, Saúde e Crédito - Práticas de Negociação - De Um tostão a Um Milhão e do Projeto para inclusão da disciplina "Educação Financeira nas Escolas".

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira