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14/01/2009 - 08:07

'Modacarioca' de São Cristovão nasce em grande estilo na 13ª edição do Fashion Rio e Fashion Business


Quanto mais local, mais universal, lembra o governador Sérgio Cabral.

O segmento da moda na cidade do Rio de Janeiro ganhou no daí 13 de janeiro (terça-feira),um incremento de peso. O governador Sérgio Cabral, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno, o reitor da Universidade Veiga de Almeida, Mario Veiga de Almeida Junior, o diretor superintendente do Sebrae/RJ, Sérgio Malta, o presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, o presidente do Investrio, Maurício Chacur, o presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos, Felipe de Faria Góes, e o proprietário da grife Osklen, Oscar Metsavaht, assinaram um convênio para promover o Arranjo Produtivo Local (APL) Modacarioca, de São Cristóvão.

A assinatura, que aconteceu na 13ª edição do Fashion Rio e Fashion Business, na Marina da Glória, tem como objetivo alavancar a cadeia produtiva da moda e a infra-estrutura do bairro de São Cristóvão, localizado na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, um bairro onde se localiza grande parte da história do Rio de Janeiro e do Brasil. Em 1808, com a vinda da família real portuguesa, foi criada a lei das aposentadorias para acolher os transmigrados. Os fidalgos da comitiva real escolheram as moradias já ocupadas e o juiz aposentado fazia as intimações transformando-as em propriedade real.

Elias Antônio Lopes, pela ambição de ser generosamente recompensado, apresentou sua casa grande a D. João VI, que aceitou o grandioso presente. A residência real, denominada Paço de São Cristóvão, passou a ser a preferida de D. João VI, que levou para sua companhia três de seus filhos: D. Miguel, D. Pedro I e D. Maria Tereza.

A partir de 1810, a residência passou por algumas reformas para ser transformada em aposentos reais e outras chácaras foram incorporadas ao terreno. No Paço de São Cristóvão, viveram D. João VI, D. Pedro I e D. Miguel e, posteriormente, as imperatrizes D. Leopoldina, D. Amélia e D. Teresa Cristina. Ali nasceram D. Pedro II, D. Maria da Glória e a Princesa Isabel. Homens ilustres como José Bonifácio de Andrada e Silva freqüentaram o Palácio e participaram da História do país.

O Palácio foi residência da Família real de 1808 a 1821; pertenceu à família imperial de 1822 a 1889; abrigou a primeira Assembléia Constituinte Republicana de 1889 a 1891 e é sede do Museu desde 1892. [www.museunacional.ufrj.br ].

- Tratar o bairro de São Cristovão como um universo próprio é fundamental. Quanto mais local, mais universal. É ir ao detalhe para o detalhe se transformar em universal. Mais um Fashion Rio, mais um sucesso para o Rio de Janeiro. Aliás, o Fashion Rio é fruto desta concepção local para se transformar em universal. O que é mais interessante no Fashion Rio é ter o lado glamouroso das grandes marcas e das grandes modelos desfilando na passarela, mas também ter os negócios efetivos. A cada ano são mais negócios, e tenho certeza de que esta crise vai passar bem longe daqui - declarou o governador Sérgio Cabral.

De tradição fabril, o bairro de São Cristóvão abriga atualmente 300 empresas voltadas para a área da confecção. Já participam do APL 30 empreendimentos - geradores de dez mil empregos diretos - e que serão beneficiados pelo convênio. Boa parte das mais importantes fábricas e escritórios de marcas localiza-se na região.

- São Cristóvão é um bairro que vem melhorando muito. Existe ali uma série de empreendimentos imobiliários que estão revitalizando o bairro. O (secretário) Julio Bueno mostrou sua capacidade quando percebeu em São Cristóvão o volume de confecções e a indústria da moda concentrados e gerando empregos. Os números que ele apresentou são impressionantes. Esta indústria é a cara e a vocação do Rio de Janeiro - enalteceu o prefeito Eduardo Paes.

Para Oscar Metsavaht, representante do APL e diretor da marca carioca Osklen, a iniciativa coincide com investimentos similares criados em diversas partes do mundo.

- Na Itália, nos Estados Unidos, na França, esses projetos de usar uma determinada região da cidade, como o APL de São Cristóvão, e ter um foco em uma atividade com maior presença no local criam sinergia entre as empresas, os trabalhadores locais, o governo e a prefeitura. Criam melhores condições de trabalho, de transporte urbano, de segurança. Com esta iniciativa, o governo traz de volta as empresas e forma-se um centro de conhecimento. Com isto, é possível aprimorar a qualidade de todas as empresas locais e a técnica de trabalho - afirmou Metsavaht.

A primeira meta do acordo é criar um centro de tecnologia no bairro de São Cristovão para fornecer produtos têxteis às fábricas instaladas na região. A meta é ter 50 companhias participando do APL Modacarioca até o fim do ano para fortalecer e promover eventos e cursos de moda na cidade, além de ampliar os já existentes. O convênio prevê ainda um plano de ações para fortalecer a cadeia produtiva do setor em áreas como segurança, transporte, treinamento e acesso à tecnologia e ao crédito.

-O objetivo deste convênio é dar condições ao APL de São Cristovão de funcionar melhor. Funcionar melhor significa dar ao entorno daquela região iluminação, fazer com que o designer seja contemplado e que ajude as 300 empresas, fazer com que as entidades públicas ajudem as empresas privadas a ter competitividade - disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno.

O Pólo de São Cristovão - Os pólos de moda dos municípios de Campos dos Goytacazes, Petrópolis, Nova Friburgo, Rio de Janeiro (representado pelo bairro de São Cristovão) e a região do Médio Paraíba estão com estandes no Fashion Business, evento que acontece simultaneamente aos desfiles do Fashion Rio.

No mesmo dia, empresários e representantes de sindicatos do setor de moda fizeram visita pelos estandes das regiões fluminenses.

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