Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/01/2009 - 08:20

União Européia e Mercosul distribuem € 3 milhões para projetos de biotecnologia na região

O Projeto Biotecsur premia iniciativas regionais com projetos vencedores em biotecnologia, visando o desenvolvimento e o aumento da competitividade

Um acordo de cooperação regional, com o objetivo de fortalecer a Região do Mercosul para a competitividade de seus produtos nos mercados internacionais. O Projeto BIOTECSUR visa um fortalecimento na área de biotecnologia, ampliando investimento em pesquisa, inovação e intercâmbio nos países integrantes.

Cinco projetos vencedores elaborados por consórcios dos setores público e privado receberão € 3 milhões não-reembolsáveis para o desenvolvimento das biotecnologias graças à cooperação entre o Mercosul e a União Européia. Os projetos biotecnológicos vencedores são integrados por equipes de pesquisa e desenvolvimento dos quatro países-membros do bloco, com representantes do setor acadêmico, privado e público. Os vencedores foram selecionados entre 12 propostas de alto nível recomendadas por cientistas extra-regionais respeitados e avaliadas por um comitê formado por membros da Comissão de Apoio ao Desenvolvimento de Biotecnologias (CADB). Os fundos conc edidos facilitarão o desenvolvimento de biotecnologias para as cadeias de produção avícola, florestal, de carne bovina e cultivo oleaginosas.

É a primeira vez que uma iniciativa deste porte é realizada, e permitirá que todos os países trabalhem em conjunto. Isso mostra que há recursos humanos no Mercosul capazes de empreender projetos de excelência biotecnológica. Entre os vencedores, os representatnes brasileiros são: .Universidade Federal do Rio Grande do Sul – cadeia de produção avícola | .Universidade Federal do Rio de Janeiro – cadeia de produção de carne bovina | . Centro de Biotecnologia Universidade Nacional de Pelotas – cadeia de produção de carne bovina | . Embrapa – Cadeia Florestal | . Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Cadeia Oleaginosa | . Embrapa – Cadeia Oleaginosa .

O programa que deu origem à plataforma, o Biotech – Mercosul-UE, é administrado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina, por meio da Diretoria Nacional de Relações Internacionais. No Brasil, o programa é coordenado pela Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped) do Ministério da Ciência e Tecnologia.| www.biotecsur.org

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira