Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/03/2007 - 08:26

Cafés do Brasil na Foodex Japan 2007

Uma delegação de empresários brasileiros do setor de café embarca neste final de semana rumo ao Japão para participar da Foodex 2007, maior evento da área de alimentos e bebidas daquele país, que será realizado de terça a sexta-feira (13 a 16) no Centro de Convenções Makuhari Messe, em Chiba, região metropolitana de Tóquio. A participação nesta feira faz parte da agenda do Programa Integrado de Marketing (PIM-2007), do Comitê Diretor de Promoção de Marketing do Café, do CDPC – Conselho Deliberativo da Política do Café. No comando da delegação estão: o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luis Carlos Guedes Pinto, o secretário de Produção e Agroenergia, Linneu Carlos da Costa Lima e Lucas Tadeu Ferreira, coordenador-geral de Planejamento e Estratégia do Departamento do Café do Café (DECAF).

A participação brasileira é coordenada pela Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil) e contará com a presença de cerca de 60 empresas de setores diversos. No estande dos Cafés do Brasil, que tem 50 metros quadrados, serão promovidas degustações de cafés de diversas regiões e distribuídos folhetos e folders, que foram produzidos especialmente para o evento, com informações sobre o Brasil e a produção cafeeira, ressaltando sua sustentabilidade social, econômica e ambiental. Entre as empresas expositoras estão: Café Turmalin, Café Bom Dia, Polly Coffee, Café Tiradentes, Cocarive – Cooperativa dos Cafeicultores do Vale do Rio Verde, de Carmo de Minas, e a Cooxupé – Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé, que é a maior do mundo na área de café.

O pavilhão brasileiro terá também o Bar Brasil, que será coordenado pela engenheira de alimentos e cafeóloga Eliana Relvas, que promete preparar deliciosas surpresas para o público. “Além da degustação dos cafés que participam do evento, vou preparar coquetéis diversos, como caipirinha de café, café com açaí e com goiabada”, diz Eliana.

Centenário da Imigração Japonesa - O mote da participação do agronegócio café será em torno das comemorações dos 100 Anos de Imigração Japonesa no Brasil, em 2008. “Os primeiros 781 imigrantes que desembarcaram em Santos, a bordo do vapor Kasato-Maru, em 18 de junho de 1908, vieram para trabalhar em fazendas de café de São Paulo. A ligação histórica é muito forte”, diz Sydney Marques de Paiva, diretor de Marketing da ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café, entidade que coordena esta ação no Japão.

A participação na Foodex tem como objetivo ampliar os negócios do setor com o mercado japonês, país que é o 4º maior comprador de Cafés do Brasil. Em 2006, o Japão comprou 2,3 milhões de sacas de café brasileiro, 27% do total desses grãos importados por eles. Para este ano, a estimativa do Ministério da Agricultura é ampliar essa participação para no mínimo 30%, o que representará embarques entre 2,5 milhões e 3 milhões de sacas.

O Japão também está entre os 10 maiores importadores dos solúveis brasileiros. “É também o 3º maior comprador de cafés industrializados, torrado e moído, respondendo por 6% dos negócios fechados em 2006”, diz Christian Santiago, coordenador executivo do PSI – Programa Setorial Integrado para exportação de café industrializado, gerido pela ABIC em convênio com a APEX-Brasil.

Homenagem ao ministro Guedes – A Embaixada do Brasil em Tóquio realizou na residência do embaixador André Mattoso Amado, um coquetel em homenagem ao ministro Guedes Pinto, ocasião que contou com a presença dos empresários brasileiros que participam da Foodex.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira