Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/01/2009 - 08:25

Copagaz recebe o mais alto reconhecimento da Organização das Nações Unidas

Ações da empresa voltadas aos direitos humanos, práticas socioambientais e de combate à corrupção agora são exemplos mundiais.

A Copagaz, quinta maior distribuidora de GLP (gás de cozinha) do Brasil, recebeu o maior reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) para a iniciativa privada. Seu Relatório Anual de Comunicação de Progresso no Pacto Global, elaborado pela consultoria Visão Sustentável, foi qualificado como "Prática Notável". O documento da Copagaz agora faz parte do programa de exemplos extraordinários da ONU. Com isso, as ações da Copagaz voltadas aos direitos humanos, ao meio ambiente e à sociedade tornaram-se exemplos mundiais para as demais empresas do mundo. O COP - Communication on Progress - sigla em inglês de Relatório de Progresso - é o modelo mais importante de apresentação anual do relatório de atividades e práticas sociais à ONU.

Desde o ano 2000, apenas seis empresas brasileiras receberam essa distinção e, em 2008, mais duas foram condecoradas, sendo uma delas a Copagaz. Entre suas inúmeras ações, a Copagaz se destacou por alcançar um alto nível de proteção ambiental ao eliminar o desperdício do engarrafamento à distribuição do gás. Para isso, a empresa adotou procedimentos como monitoramento energético, contenção da perda do GLP (gás de cozinha), gerenciamento de efluentes e de emissões do processo logístico, ao optar por combustíveis ecologicamente corretos, começando a substituir sua frota de caminhões a diesel por álcool. No campo social, a distribuidora de gás chama a atenção pelas ações que realiza para seus colaboradores e revendedores, destacando-se o incentivo à educação e aos cuidados com o meio ambiente.

Segundo George Kell, diretor executivo do Pacto Global, em carta à empresa, o COP da Copagaz "é de uma qualidade extraordinária e acredito que o documento, hoje, serve como modelo e um exemplo de inspiração para outros participantes". E ainda, Kell destacou: "Nós acreditamos firmemente que a prestação de contas pública e transparência são cruciais para os esforços de uma empresa na sua gestão de riscos e oportunidades e aplaudimos a Copagaz por compartilhar a informação contida no seu COP no website da Empresa".

Para Ueze Zahran, presidente da Copagaz, o reconhecimento das Nações Unidas é de extrema importância para a companhia, além de um incentivo. "Estamos muito honrados com a qualificação da ONU, que só fez crescer nossa vontade de continuar com todas as ações que já praticamos e de colocar em prática as que temos projetado", afirmou.

Em setembro de 2008, Zahran integrou a missão brasileira de signatários do Pacto Global no primeiro encontro Caring for Climate 'Cuidando do Clima', que reuniu os principais líderes empresariais mundiais para discutirem sobre o aquecimento global, em Genebra, na Suíça, onde a companhia teve sua atuação destacada. Zahran tornou-se membro do Pacto Global em 2003 e foi um dos 18 empresários brasileiros a integrar o grupo, desde o primeiro encontro em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Copagaz - Fundada há 52 anos, a Copagaz possui cerca de mil e duzentos colaboradores, estando presente em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal. Atualmente, produz 500 mil toneladas de GLP por ano, faturando mais de R$ 1 bilhão. Associada ao Instituto Ethos, desde 2001 é signatária do Pacto Global das Nações Unidas, cujo objetivo é mobilizar a comunidade empresarial a fim de que promova valores fundamentais nas áreas de direitos humanos, direitos do trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A Copagaz também faz parte da rede de empresas da Fundação Abrinq, comprometida com a situação da infância brasileira.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira