Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/03/2007 - 06:40

Ministério do Turismo: inscrições para estágios nos Jogos Pan-Americanos

Os Jogos Pan-Americanos Rio 2007 vão oferecer oportunidades de trabalho para os alunos do projeto Trilha Jovem, que abre inscrições nos dias 14 e 15 de março, com 240 vagas para estudantes de comunidades de baixa renda

O programa do Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto de Hospitalidade, e executado na cidade pelo Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes (SindRio) oferece cursos gratuitos, voltados para hotelaria ou alimentos e bebidas, e encaminha os alunos diretamente para estágios no setor de turismo e alimentação.

Nesta edição do Trilha Jovem, que começa em abril, os alunos concorrerão ainda a oportunidades de estágio nos Jogos Pan-Americanos, através de uma parceria com o Ministério do Turismo e a Secretaria Especial do Pan. Para participar, o jovem deve ter entre 16 e 24 anos, estar cursando ensino médio na rede pública e pertencer a família com renda de até três salários mínimos.

As aulas, que começam no dia 9 de abril, acontecem no Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam), em Bonsucesso, e serão divididas em três etapas, totalizando 580 horas, com duração de seis meses. Serão 400 horas de aulas presenciais, visitas técnicas e oficinas; 100 horas de desenvolvimento de projetos e estudos e 80 horas de vivência profissional supervisionada.

Segundo Tânia Arantes, coordenadora-geral de Qualificação e Certificação do Mtur, os jovens que participarem do projeto Trilha Jovem serão encaminhados para o processo de seleção da empresa responsável pelo serviço de alimentação nos locais do evento, ou poderão atuar, voluntariamente, no atendimento ao público durante os Jogos. "Será uma experiência valiosa para o aperfeiçoamento profissional desses jovens", observa. Tânia lembra que essa será a segunda edição do programa no Rio. As primeiras turmas, com 115 alunos, se formaram em dezembro de 2006.

A capital carioca foi a primeira a desenvolver o Trilha Jovem, após experiência-piloto desenvolvida na Bahia, pelo Instituto de Hospitalidade (IH). Os estudantes qualificados estão agora sendo encaminhados para estágios em hotéis, bares e restaurantes. Os alunos recebem aulas de informática, preservação patrimonial, atendimento ao cliente, ética e postura profissional, higiene e manipulação de alimentos, noções de inglês e outras disciplinas específicas para cada área de atuação. A base teórica da formação tem como tema o desenvolvimento do turismo sustentável.

"Participar do Trilha Jovem é uma oportunidade singular: para o jovem, facilita sua inserção no mercado de trabalho. Para as empresas, além de receberem mão-de-obra qualificada, elas fortalecem sua atuação no princípio da responsabilidade social", ressalta a coordenadora. O projeto integra o Legado Social do Pan 2007, promovido pelo governo federal, que abrange uma série de ações que beneficiam crianças e jovens na cidade-sede dos Jogos Pan-Americanos. As atividades são promovidas pelo Grupo de Trabalho Interministerial do Legado Social, que reúne ministérios, secretarias nacionais e estatais e foi formado exclusivamente para atender às demandas da população carioca em situação de risco social.

Além do Rio de Janeiro, o programa Trilha Jovem está sendo desenvolvido em Foz do Iguaçu (PR), Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG). A meta é capacitar 1, 8 mil jovens, em cinco destinos turísticos, até o final de 2008, totalizando R$ 2,5 milhões de investimento.

Projeto Trilha Jovem: 240 vagas para cursos de hotelaria / alimentos e bebidas, pré-inscrições: 14 e 15 de março, de 9h às 17h, na Unisuam (Núcleo de Turismo e Hotelaria) - Av. Paris, 72 – Bonsucesso - Rio de Janeiro (RJ).| Por: AE

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira