Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/01/2009 - 08:08

Verão é a época mais fácil para economizar energia

O Sindicato dos Eletricitários indica medidas simples — como substituir lâmpadas incandescentes por fluorescentes, desligar aparelhos quando não estiver usando e banhos rápidos — para o País economizar R$ 11 bilhões por ano com o desperdício de energia.

A maior iluminação propiciada pelos dias mais ensolarados do verão pode ser aproveitada pelos consumidores para a redução mensal do gasto com a energia elétrica. A economia proveniente de medidas simples será sentida no bolso e diminuirá os impactos financeiros que o uso displicente da eletricidade causa.

Para o presidente do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, Carlos Reis, o consumo consciente precisa ser adotado pela população, e uma das ferramentas eficiente são as campanhas educativas. “Em 2001, quando ocorreu o apagão, o governo incentivou a economia de energia, ofereceu até desconto nas contas de luz, mas parece que os brasileiros esqueceram tudo o que passaram há oito anos. É preciso prevenir para não ter de racionar futuramente”.

Soluções simples, como a troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes, aproveitar a luz natural, abrindo todas as janelas, e não deixar aparelhos e lâmpadas ligados sem que estejam sendo usados contribuem, e muito, para a redução no consumo da eletricidade. “Além de serem mais econômicas, as lâmpadas fluorescentes duram até dez vezes mais do que as comuns e iluminam da mesma maneira”, diz Carlos Reis.

Indiscutivelmente o chuveiro e a geladeira são os eletrodomésticos que mais somam gastos na conta. Responsável por 25% da energia utilizada em uma residência, o chuveiro pode ter o consumo reduzido em 30%, se estiver na posição “verão”, banhos rápidos e ensaboar-se e se barbear com a água fechada.

A geladeira – que consome 30% - pode apresentar redução de gasto ao se diminuir o número de vezes que se abre a porta, não guardar alimentos quentes, não secar roupa atrás do eletrodoméstico e verificar as condições da borracha de vedação.

“Com o calor é inevitável o uso de alguns produtos como ventiladores e ar-condicionado, então para poupar energia mantenha as portas e janelas fechadas ao ligar o aparelho e regule adequadamente o termostato, mantendo a temperatura desejada no ambiente”, conclui o sindicalista.

Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Conservação de Energia (Abesco), a média de desperdício anual brasileiro é de cerca de 12,6 bilhões de MW/h, volume suficiente para abastecer a cidade do Rio de Janeiro por um ano, o que corresponde a R$ 11 bilhões.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira