Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/01/2009 - 08:18

Empresas aproveitam o momento da crise para investirem em modernização

Com a paralisação de atividades do maquinário, a aposta é aumentar a qualidade das plantas industriais.

Com a interrupção dos projetos de expansão em grande parte das indústrias, muitas delas estão aproveitando para utilizar sistemas de tecnologia de inteligência artificial com o objetivo de proporcionar maior eficiência ao processo produtivo que permanece em funcionamento. Estes sistemas, dentre outros benefícios como a modernização das plantas industriais, chegam a reduzir os custos com energia de 5 a 10%. Mesmo que ainda não exista uma estimativa de tempo definida para o fim da crise, a intenção das empresas é que elas já estejam bem posicionadas quando as atividades retomarem o fluxo normal.

Este tipo de intervenção também é possível durante picos de produção. A implantação dos programas de otimização podem ocorrer sem que haja a necessidade de paralisação das atividades. Indústrias dos segmentos de siderurgia e mineração, que passaram a reduzir drasticamente a produção desde outubro, quando a crise começou realmente a ser sentida, já estão adotando esta estratégia.

Nesse contexto, saem ganhando as indústrias que mantiverem os produtos de melhor qualidade.

Tecnologia pode ser adquirida sem custo inicial - Para estimular a compra e provar a eficiência desses sistemas, muitas empresas fornecedoras de tecnologia apostam no chamado “contrato de risco”. Dessa forma, as indústrias que adquirirem o produto não precisam aplicar nenhum capital inicial. O pagamento só é realizado quando os resultados positivos do balanço são mostrados.

Empresas especializadas no desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial para grandes indústrias do mercado interno e externo, como a CEMI Tecnologia e Processos de Engenharia, oferecem essa solução. Para o diretor da empresa, Marco Aurélio Soares Martins, o atual contexto faz com que as indústrias modifiquem o foco dos investimentos: “As empresas paralisam os processos de expansão e aumento de produção e passam a focar na redução de custos, aumento da qualidade do produto e eficiência do processo. Com isso, além das vantagens na etapa de produção, o resultado sai com maior qualidade, garantindo a sua permanência no mercado”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira