Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/01/2009 - 08:28

ABIT condena incentivos para produtos importados


A Associação Brasileira da Indústria Têxtil de Confecção (ABIT) condenou de forma enfática, na última pré-reunião do Conselho Nacional de política Fazendária (CONFAZ) os incentivos fiscais concedidos a produtos têxteis importados, que fazem parte da legislação de alguns estados brasileiros.

Informação dada em entrevista coletiva no lounge da ABIT no Fashion Rio e Fashion Business, dia 14 de janeiro (quarta-feira).

A medida é considerada por todo setor nacional como um incentivo que aumenta ainda mais as distorções entre os produtores brasileiros em relação aos estrangeiros. “Esses incentivos estão na contramão do nosso país que precisa desenvolver sua indústria e gerar emprego e renda para a população” declara Fernando Valente Pimentel, diretor-superintendente da ABIT e que esteve representando o setor na reunião pré-Confaz, em 04/12.

Ainda segundo Pimentel, no momento em que o mundo encontra-se na maior crise de sua história faz-se necessário, com a urgência máxima, revogar estes incentivos, pois penalizarão ainda mais a produção e os empregos no País. A alta carga tributária tem tirado a competitividade do setor frente aos importados que contam com subsídios de seus governos e moedas fortemente depreciadas. “Incentivar a importação de produtos têxteis é abrir ainda mais o abismo do desequilíbrio competitivo entre produtos nacionais e importados. A revogação desses incentivos é uma questão de justiça competitiva” reitera Pimentel.

Após a reunião do Confaz, alguns estados já se manifestaram a favor da revogação. A ABIT está buscando sensibilizar os secretários estaduais de fazenda para que eles não fiquem aguardando a próxima reunião do Conselho (que deverá acontecer somente em abril de 2009) para mudarem a legislação de seus estados, atendendo assim o pleito urgente do setor. [Foto: Fernando Valente Pimentel, diretor-superintendente da ABIT]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira