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15/01/2009 - 08:54

Compradores e jornalistas internacionais de moda de 19 países estão no Fashion Rio e Fashion Business a convite da ABIT


A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), por meio do Texbrasil, Programa desenvolvido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), traz ao País 28 compradores e 34 jornalistas internacionais, dos mais variados países, entre eles África do Sul, Inglaterra, Espanha, Emirados Árabes, Estados Unidos, Argentina, Alemanha e França.

Os compradores estão no Brasil para visita à 13ª edição do Fashion Business, a bolsa de negócios do Fashion Rio, que acontece de 13 a 16 de janeiro, onde haverá uma vitrine de grandes marcas para ampliar a inserção internacional da moda brasileira.

“Os países de onde vieram os compradores foram escolhidos após a realização de estudos e prospecções que apontaram mercados potenciais favoráveis à realização de negócios. A Argentina, por exemplo, é o principal país de destino das mercadorias têxteis e confeccionadas produzidas no Brasil. De janeiro a novembro de 2008, foram exportados US$ 494 milhões para o país argentino, contra US$ 168 milhões importados. Outras nações que ainda não estão no topo das relações comerciais brasileiras integram a lista de compradores, como forma de aumentar a participação no mercado internacional. É o caso do Canadá, com apenas US$ 9 milhões registrados em exportações brasileiras, mas com um grande potencial a ser explorado”, explica o diretor-superintendente da ABIT, Fernando Valente Pimentel.

“ Por sua vez, os 34 jornalistas internacionais que estão no país cobrem todos os desfiles do Fashion Rio, que também acontece de 11 a 16 de janeiro. São editores, fotógrafos, cinegrafistas e colunistas de veículos conceituados de televisões, jornais e revistas, que terão a oportunidade de conferir de perto os produtos e a criatividade brasileira. Além dos desfiles, os jornalistas irão visitar a exposição 100 anos de Burle Marx, o Forte de Copacabana e ainda farão um City Tour passando pela Biblioteca Nacional, Theatro Municipal, Candelária, Centro Cultural Banco do Brasil e Central do Brasil, como forma de apresentar o life style brasileiro”, destaca o executivo.

Criado em 2001, o Texbrasil tem como missão apoiar e preparar as empresas do setor para apresentar, de maneira organizada, os produtos brasileiros no mercado internacional. Utilizando diversas ferramentas e ações, o Programa objetiva o aumento da plataforma de empresas brasileiras exportadoras, incentivando a inserção das mesmas no mercado globalizado. Em 2008, o Programa participou de 28 feiras internacionais, trouxe 177 compradores de mais de 20 países, realizou 37 palestras de tendências de moda, 41 clínicas de produtos e 184 jornalistas internacionais vieram conhecer a moda brasileira, dentre outras várias ações realizadas pelo Programa. [Foto: Fernando Valente Pimentel, diretor-superintendente da ABIT]

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