Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/01/2009 - 07:51

Chevy Volt da General Motors terá rodas Alcoa de alumínio forjado

Rodas mais leves ampliam autonomia e economia em veículo elétrico.

A Alcoa Wheels and Transportation Products, que produz e comercializa produtos para a indústria automotiva, equipará com rodas forjadas de alumínio o Chevy Volt, novo veículo elétrico da General Motors.

“Estamos honrados em fornecer rodas forjadas para o Volt. O trabalho em parceria com a equipe da GM resultou no desenvolvimento de um modelo de roda mais leve, que aumenta a autonomia deste veículo movido a energia alternativa”, afirma Mike Parnell, vice-presidente e diretor geral da Alcoa Auto Wheels.

O Chevy Volt da General Motors tem autonomia para rodar até 74 quilômetros com propulsão elétrica, sem utilizar gasolina nem emitir gases. A eliminação de peso desnecessário do veículos foi o principal objetivo da GM ao adotar as rodas de alumínio forjado da Alcoa, a fim de ampliar a autonomia do automóvel.

“O modelo Volt simboliza um forte compromisso da GM com o futuro… é exatamente esse tipo de inovação tecnológica que a nossa indústria precisa para sobrepujar os desafios energéticos e ambientais da atualidade e do futuro”, disse Rick Wagoner, presidente do Conselho de Administração e CEO da GM.

A Alcoa esteve empenhada no projeto, engenharia e técnicas de produção das rodas, para aumentar sua resistência e durabilidade, assegurando também a redução de seu peso. As rodas de alumínio forjado da Alcoa são mais duráveis, sendo também mais de 20% mais leves que as rodas de alumínio fundido, além de serem duplamente mais resistentes.

As rodas mais leves não só contribuem diretamente para a redução de emissões e do consumo de combustível, como também melhoram o desempenho e eficiência da dirigibilidade. Como a energia utilizada para acelerar e desacelerar a roda é menor, os componentes do conjunto, como freios, direção e suspensão, podem ser menos volumosos, o que também contribui para economia de combustível e redução da emissão de gases.

A General Motors apresentou a versão de produção do Volt durante as comemorações do centenário da montadora, em Detroit. A expectativa é de que o veículo comece a ser fabricado no final de 2010.

“A Alcoa oferece os benefícios das rodas leves de alumínio forjado a diversas montadoras mundiais. Ficamos honrados ao trabalhar em parceria com a GM no modelo Volt. A redução do peso da roda contribui para o desempenho do veículo, sua autonomia e economia de combustível, bem como para redução das emissões de gases”, conclui Parnell.

Perfil da Alcoa Wheel and Transportation Products - A AWTP-Alcoa Wheel and Transportation Products, sediada em Cleveland, Ohio-EUA, atende aos mercados de veículos comerciais, automotivo e de defesa, com produtos utilizados em uma série de aplicações, incluindo rodas de alumínio fundidas e forjadas, estruturas de alumínio para veículos, produtos especiais fundidos moldados a vácuo e produtos de nicho, como as rodas Dura-Bright® e Dura-Flange® e rodas para caminhões médios da M-SeriesTM, bem como uma variedade de outras peças de alumínio para esses mercados. A AWTP é constituída por três divisões: Produtos de Transporte, Rodas para Veículos Comerciais e Rodas para Automóvel. A Divisão emprega 2.800 funcionários em 30 unidades no mundo.

Alcoa - Há 43 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc., líder mundial na produção e transformação do alumínio, que atua nos mercados aeroespacial, automotivo, embalagens, construção, transportes comerciais e no mercado industrial. Além de alumina e alumínio primários, a Alcoa fabrica produtos transformados como laminados e extrudados, bem como rodas forjadas, sistemas de fixação, fundidos de superligas e de precisão, estruturas e sistemas para construções. A Companhia possui 97 mil funcionários em 34 países e integra pela sétima vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. A Alcoa foi eleita pela quarta vez consecutiva uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça e é uma das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (United States Climate Action Partnership - USCAP), uma associação composta por importantes companhias e ONGs ambientais norte-americanas que lutam pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com mais de sete mil funcionários e opera em seis estados brasileiros – Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina – incluindo uma nova mina de bauxita, que está sendo instalada em Juruti (PA). Possui operações também na Jamaica, Suriname e Trinidad & Tobago. Além das usinas de Barra Grande e Machadinho, a Alcoa tem participação nos consórcios das hidrelétricas em construção de Estreito, na divisa do Tocantins e Maranhão; e Serra do Facão, entre os estados de Goiás e Minas Gerais. A Alcoa está entre as “empresas mais admiradas do Brasil” em 2007, segundo pesquisa publicada pela revista Carta Capital e destaque no ranking das 500 Melhores Empresas da revista Dinheiro, em 2008. A mesma revista incluiu a Alcoa em sua lista das 50 Empresas do Bem. Também foi reconhecida no Guia de Boa Cidadania Corporativa 2006, publicado pela revista Exame, nas áreas de Valores e Transparência e de Governo e Sociedade. | Site www.alcoa.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira