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17/01/2009 - 09:56

Usando a crise para criar uma vantagem competitiva 'impossível'


Como as companhias podem usar os 'ventos contrários' da crise econômica atual em seu próprio benefício.

Frankfurt, Alemanha -- Como se beneficiar de uma crise é o assunto de um novo livro dos consultores de negócios internacionais Andreas Buchholz, Wolfram Wordemann e Ned Wiley, com o título "The Impossible Advantage - Winning the Competitive Game by Changing the Rules" (A Vantagem Impossível - Como ganhar o jogo competitivo mudando as regras), o qual acaba de ser publicado pela John Wiley&Sons em 16 de janeiro.

"As condições incertas ou críticas do mercado oferecem as melhores oportunidades para extirpar as regras convencionais do jogo e transformar as relações de poder prevalecentes", argumentam os autores. Em ambientes turbulentos de mercado, os clientes tendem a "mudarem rapidamente" suas atitudes, valores e preferências de maneira dramática: eles abandonam padrões estabelecidos de compras e de comportamento de maneira impensável durante anos bons e estáveis.

Isto pode criar oportunidades únicas para os participantes que agirem rapidamente para obterem uma vantagem competitiva anteriormente considerada como "impossível".

Durante a atual crise dos fabricantes dos mega-utilitários SUV nos Estados Unidos, por exemplo, os fabricantes japoneses como a Toyota e a Honda exploraram o colapso do setor para derrubar a hegemonia dos fabricantes norte-americanos e colocar seu SUV "aspirante" mais econômico -- enobrecido e celebrado como a nova geração Crossover - em alturas "impossíveis". "As crises podem transformar perdedores sem esperanças em vencedores permanentes", dizem os autores. Agora seria uma época ideal para os gerentes e os empreendedores retornarem às suas pranchetas e determinarem como criar vantagem competitiva "impossível" para suas próprias companhias.

Os autores distinguem quatro estratégias de "Mudança do Jogo" que qualquer companhia pode empregar durante uma crise ou recessão para desbancar os líderes do mercado e obter um diferencial competitivo revolucionário. Até empresas de pequeno e médio porte podem tomar o controle de seus mercados e fazer com que os competidores de maior porte joguem o Jogo de acordo com regras totalmente novas.

O novo e extraordinário aspecto destas estratégias de "Mudança do Jogo" durante períodos de crise é o de que as companhias não precisam necessariamente de uma espetacular inovação do produto, orçamentos enormes ou o poder de uma companhia multinacional para tomar o controle do seu mercado, desbancar os líderes de longa data do mercado e transformar as relações de poder prevalecentes.

Os autores Buchholz, Wordemann e Wiley conquistaram sua experiência no mercado na Procter & Gamble. Atualmente Buchholz e Wordemann são consultores de negócios internacionais atendendo a uma grande variedade de corporações internacionais de destaque. Wiley é diretor gerente de uma divisão da Axel Springer, uma das maiores companhias de mídia do mundo. | www.bw-partners.com | Por: PR Newswire

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