Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/01/2009 - 10:38

Ofertas e liquidações contribuem para queda de 0,23% em janeiro no índice de inflação da internet, revela e-Flation do PROVAR/FIA


Maior deflação foi apurada nas categorias “Eletroeletrônicos”, “Linha Branca” e “Perfumes e Cosméticos”.

Em janeiro, o e-Flation, índice de inflação na internet, registra deflação de 0,23%. O indicador, desenvolvido pelo PROVAR – Programa de Administração do Varejo, da FIA – Fundação Instituto de Administração, em parceria com a Felisoni Consultores Associados, tem a proposta de monitorar as variações dos preços de produtos adquiridos on-line, acompanhando as tendências no mercado de consumo dos produtos de Internet.

As categorias que tiveram maior queda no mês foram: “Eletroeletrônicos” com 2,57%, seguida de “Linha Branca” e “Perfumes e Cosméticos”, que apresentaram deflação de 2% e 0,17%, respectivamente.

Para o coordenador-geral do PROVAR, Cláudio Felisoni de Angelo, “as ofertas e liquidações características de janeiro propiciaram a queda de preços de produtos na internet”, comenta. Além disso, o especialista ressalta que a alta do dólar e a volatilidade das taxas cambiais também influenciaram os preços.

Das dez categorias pesquisadas, sete registraram variação positiva nos preços. Dessa forma, o e-Flation apontou inflação nos grupos “Livros”, 7,12%; “Brinquedos”, 3,87%; “Eletroportáteis”, 3,77%; “Cine e Foto”, 2,52%; “CDs e DVDs”, 2,16%; "Informática", 1,68%; e “Telefonia e Celulares” com 0,59%.

O e-Flation de janeiro é avaliado a partir da segunda quinzena do mês anterior à primeira do mês em referência. Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, compõem o que se chama de "campeões de vendas".

O Provar: o Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração (FIA) foi criado em 1992 e tem por objetivo promover pesquisas, estudos, publicações, consultoria e treinamento para o setor de varejo de bens e serviços. Consolidado como o maior centro acadêmico de investigação nas áreas do varejo e mercado de consumo do Brasil, o Provar envolve a participação regular de mais de cinqüenta professores, vinte pesquisadores em caráter permanente, além de alunos do mestrado e doutorado da FEA/USP. Sob sua supervisão já foram realizados mais de 5 mil horas por ano de programas de treinamento, bem como projetos de consultoria e educação no Brasil e na América Latina (México, Chile e Argentina), tendo registrado em 2005 o treinam ento de mais de três mil profissionais.

Sobre a Felisoni Consultores Associados: A Felisoni Consultores Associados é uma empresa que oferece cursos, consultoria e pesquisas voltados para o atendimento das necessidades das organizações que têm interesses próximos ao mercado de consumo de bens e serviços. Contando com vasta experiência nas diversas áreas relacionadas à distribuição e ao mercado de consumo, a Felisoni Consultores Associados oferece um amplo conjunto de soluções aplicadas à gestão das organizações. A experiência da Felisoni Consultores Associados vem sendo construída pela intensa atividade de pesquisa de seus profissionais, que associam a sólida formação acadêmica com a ação prática, orientada à identificação e à solução de problemas das organizações mais estreita mente relacionadas à dinâmica do mercado de consumo.

O FIA: Eleita em 2007, pelo terceiro ano consecutivo, a melhor Escola de Negócios do Brasil, a FIA, um dos mais conceituados e respeitados centros educacionais do país, possui 28 anos de atuação no setor. A entidade, credenciada junto ao MEC (Ministério da Educação), atua em três frentes: consultoria, pesquisa e educação, capacitando-a para desenvolver estudos e prestar serviços nos mais variados campos de especialização da Administração. A FIA, também eleita entre as 11 melhores da América Latina pela revista America Economia, oferece 14 programas de MBAs com renomados professores e conteúdo atualizado com as tendências e necessidades de mercado. São cursos que vão desde Administração de Projetos, Banking, Comércio Internacional até Gestão e Empreendedorismo Social, Marketing de Serviços, Varejo, entre outros. Ao todo 52 professores atuam como coordenadores de projetos.

Todos os MBAs disponibilizados pela instituição alcançaram credenciamento junto à The Association of MBAs (AMBA), sediada na Inglaterra, que referencia diversas escolas de negócios pelo mundo. Outro reconhecimento importante foi fornecido pelo jornal britânico Financial Times. O MBA Executivo, oferecido pela FIA, ocupa a posição de número 52 no ranking elaborado pelo jornal, que destaca, ainda, a qualidade do grupo de alunos: o 4º melhor do mundo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira