Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Número de cheques pré-datados sobe 8,18% no Brasil

Fator Brasil

Varejistas estão mais cautelosos na concessão de crédito.

São Paulo – Em 2008, tanto o varejo quanto os consumidores redescobriram os benefícios e as vantagens do uso do cheque. De acordo com a pesquisa da TeleCheque, empresa de concessão de crédito no varejo, o número de cheques pré-datados em dezembro de 2008 somou 80,71% no índice Brasil, um aumento de 8,18% em relação ao mesmo período de 2007.

“Os brasileiros redescobriram no cheque uma forma de pagamento vantajosa que oferece maior controle, flexibilidade de prazos e parcelamentos, além da negociação direta com o lojista. Outro benefício do cheque é a ausência de limites de compras na relação varejo/consumidor. Todos esses motivos justificam o aumento do pré-datado”, explica José Antonio Praxedes Neto, vice-presidente da TeleCheque.

Por outro lado, a pesquisa da Telecheque registrou queda de 0,53% do indicador de cheques pré-datados quando comparado com o mês anterior (novembro). “O declínio de dezembro demonstra a preocupação do varejo com a concessão de crédito. Devido aos reflexos da crise, os varejistas estão reduzindo prazos e planos de parcelamento, temendo um aumento da inadimplência”, complementa Praxedes.

No ranking por Estados, o maior emitente de cheques pré-datados foi Pernambuco (92,11%) - um crescimento de 0,25% em relação ao mês passado e 6,40% comparado a dezembro de 2007. Na seqüência, ficaram Maranhão (90,99%), Amazonas (87,61%), Rio Grande do Norte (86,85%), Pará (86,30%) e Rio de Janeiro (86,07%).

Para esse ano, a previsão é que os consumidores continuem cada vez mais atentos aos preços e às melhores condições oferecidas pelo varejo. Esse comportamento já pôde ser notado neste final do ano. "Os consumidores priorizaram os gastos de primeira necessidade, e depois com o restante da renda, usufruir com a família", destaca Praxedes. Prova disso é que no ranking por segmento, quem continuou na liderança foi o segmento de Vestuário (87,63%) e Calçados (84,96%), seguido de Supermercados (84,61%).

* Critérios da pesquisa: Com abrangência nacional, a TeleCheque avalia o índice de cheques pré-datados, bem como outros indicadores relacionados a esse meio de pagamento, considerando o valor em reais das transações com cheques e não a quantidade de folhas de cheques emitidas.

Perfil do TeleCheque:Há 25 anos no mercado, a TeleCheque, empresa especializada na concessão de crédito no varejo e líder no mercado de verificação e garantia de cheques do país, vem aperfeiçoando seus serviços para que seus clientes possam expandir suas vendas e a oferta de crédito a seus consumidores, com total segurança. O banco de dados da empresa é alimentado por informações fornecidas pelo Banco Central, por mais de 100 instituições financeiras, pelos usuários do sistema, pela base de dados da TeleCheque e por parceiros, reunindo cerca de 309,5 milhões de informações de mais de 50 milhões de emitentes, atualizadas permanentemente. Atualmente, mais de 12 mil usuários utilizam os seus sistemas em mais de mil municípios do Brasil. A empresa é associada à Abracheque (Associação Brasileira das Empresas de Informação, Verificação e Garantia de Cheques).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira