Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/01/2009 - 09:27

Ágora Corretora gerencia a TI a partir da experiência dos usuários finais

Objetivo foi unificar a área de TI, além de obter uma visão completa dos processos de negócio e garantir maior disponibilidade de seus serviços.

Com o objetivo de melhorar a experiência dos usuários finais acessando seus produtos e serviços e dos próprios funcionários utilizando as aplicações de negócio da corretora, a Ágora Corretora, empresa líder no ranking de Home Broker da Bovespa, acaba de adotar uma abordagem inovadora para a gestão dos serviços de TI com a implantação da solução Vantage da Compuware, empresa especializada em soluções que maximizam o desempenho da tecnologia.

Para garantir uma gestão multicanal da TI e melhorar a experiência para os usuários finais, independente dos canais que eles utilizam, foram criados painéis de controle para monitorar, em tempo real, os níveis de serviços, aplicações, bem como os usuários do site, chat, e-mail, home-broker e atendimento via telefone, possibilitando assim, visualizar toda a infra-estrutura, identificar possíveis problemas antes que eles venham a ocorrer e isolar as causas para disparar ações corretivas, evitando que o cliente seja impactado.

"Trata-se de um modelo de gestão extremamente baseado na experiência real de nossos usuários internos e externos Todo o investimento realizado tem como objetivo garantir a sua satisfação e isso, automaticamente, se refletirá no crescimento da companhia", enfatiza Guilherme Medina, gerente de TI da Ágora.

Além de obter um monitoramento integrado dos SLAs, essa arquitetura permite analisar o caminho crítico das transações para identificar e isolar a causa raiz de eventuais indisponibilidades quer ocorram na aplicação, no middleware, na rede, nos servidores, bancos de dados ou devido às correlações destes elementos.

Segundo a corporação, o projeto englobou duas grandes fases. A primeira, que durou cerca de seis meses, consistiu no mapeamento de todos os processos de negócios e serviços que seriam monitorados pelo Vantage. De acordo com Medina, esse foi um dos grandes desafios do projeto, pois até então esses procedimentos não eram formalmente documentados.

"Essa etapa foi fundamental para o sucesso da iniciativa. Precisávamos entender detalhadamente como a nossa infra-estrutura e os diversos componentes envolvidos estavam suportando cada transação. Somente dessa forma e por meio da compreensão clara dos baselines reais percebidos pelos usuários, seria possível garantir um ambiente ainda mais estável aos nossos clientes, que precisam de sistemas disponíveis em tempo integral", explica o executivo.

A segunda fase englobou a instalação da plataforma Vantage. "Já éramos clientes da Compuware, mas no cenário anterior a área de TI era composta por três departamentos que não funcionavam de forma integrada. Como o objetivo era unificá-los e ter uma visão completa e integrada de toda a operação e dos níveis de serviços, fizemos uma nova instalação adequando a ferramenta a essas necessidades", detalha Medina.

De acordo com a empresa, o projeto também incluiu o auxílio da Compuware para desenhar uma estratégia de alta disponibilidade e desempenho para as aplicações críticas. Assim, passou a testar, de forma contínua e orquestrada, o desempenho dos seus sistemas, por meio de simulações que verificam se eles estão aptos a suportar determinado número de acessos ou transações em diferentes situações de pico, para um correto dimensionamento e planejamento de capacidade.

Perfil da Compuware - Fundada em 1973, a Compuware é uma das maiores empresas de software do mundo e reconhecida como líder em soluções que ajudam os CIOs a gerenciar o negócio e o valor da TI. A companhia oferece um conjunto integrado de soluções que inclui gestão de portfólio de TI, desenvolvimento de aplicações, garantia da qualidade e gestão de serviços de TI. Essas soluções possibilitam alinhar e gerenciar o portfólio de TI e a infra-estrutura como um todo; melhorar a eficiência, o controle de custos e a produtividade dos funcionários; acelerar o desenvolvimento e garantir a qualidade das aplicações, além de maximizar a disponibilidade e o desempenho dos sistemas de missão crítica. A empresa está presente em mais de 60 países e atende mais de 23 mil clientes, incluindo 95 entre as 100 maiores empresas listadas pela Fortune. O faturamento da empresa no último exercício fiscal atingiu US$ 1,23 bilhão.| www.compuware.com.

Ágora Corretora - A Ágora é líder no ranking de Home Broker da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) há cinco anos consecutivos. Fundada em 1993 e sempre visando oferecer aos seus clientes o que há de melhor no mercado financeiro, a Ágora atua em todas as operações da Bovespa: Ações, Opções, Aluguel de Ações, Ofertas Públicas, Termo, e POP. Além disso, oferece uma ampla gama de produtos como Fundos de Investimentos, BM&F, Tesouro Direto, Clubes de Investimentos. | www.compuware.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira