Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/01/2009 - 10:18

Ministro dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China visita o Brasil

A convite do ministro de Estado das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil, Celso Amorim, visitou o Brasil, no período de 18 a 20 de janeiro, o ministro de Negócios Estrangeiros da República Popular da China, Yang Jiechi.

O ministro Yang Jiechi foi recebido em audiência pelo senhor presidente da República Federativa do Brasil. O Presidente Lula confirmou sua intenção de visitar a China proximamente, reiterou convite para que o Presidente Hu Jintao visite o Brasil e manifestou ainda as boas-vindas à visita ao Brasil do Vice-Presidente da RPC, Xi Jinping, prevista para o ano em curso.

Em reunião de trabalho, os dois chanceleres avaliaram positivamente o significativo desenvolvimento da relação bilateral. Ressaltaram a importância que o estreito intercâmbio e as trocas de visitas de alto nível têm na promoção do desenvolvimento de ambos os países e no aprofundamento da Parceria Estratégica Brasil-China. Os Ministros reiteraram o entendimento de que a Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Coordenação (COSBAN) realizará sua II Reunião, em Brasília, no ano em curso. As duas Partes manifestaram a intenção de promover o desenvolvimento equilibrado e dinâmico em suas relações econômico-comerciais, para expandir e diversificar o comércio bilateral, para estimular e promover os investimentos recíprocos, para ampliar substancialmente a cooperação e para revigorar, de forma constante, o relacionamento bilateral. As duas Partes acordaram iniciar a discussão de um Programa de Trabalho de Longo Prazo Brasil-China, com vistas a fortalecer a cooperação em todos os setores do relacionamento, em benefício mútuo.

Os dois chanceleres entendem que os dois países compartilham amplo consenso em torno de temas importantes das agendas regionais e internacional. As duas Partes manifestaram a intenção de aprofundar o diálogo estratégico e manter estreita coordenação e colaboração a respeito da crise financeira internacional, a reforma do sistema financeiro internacional, a reforma das Nações Unidas, a revitalização da Rodada Doha e a cooperação entre países em desenvolvimento, entre outros.

Brasil e China acolheram positivamente o anúncio do cessar-fogo decretado pelas partes envolvidas no conflito na Faixa de Gaza. Brasil e China sublinham ser fundamental o pleno cumprimento de todas as resoluções do Conselho de Segurança a respeito da situação na Palestina, em particular, neste momento, a Resolução 1860 (2009).

O chanceler Yang Jiechi convidou o Chanceler Celso Amorim a visitar a China, no mais breve prazo no ano em curso, convite que foi aceito, com satisfação, pelo ministro Celso Amorim.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira