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20/01/2009 - 10:33

Poços de Caldas, Londrina e Maringá serão as sedes das Olimpíadas Escolares 2009

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) definiu datas e sedes das Olimpíadas Escolares 2009, maior evento do esporte escolar brasileiro. A cidade mineira de Poços de Caldas receberá a primeira etapa da competição, destinada a jovens atletas de 12 a 14 anos, entre os dias 10 e 20 de setembro. De 5 a 15 de novembro será realizada a segunda etapa, para jovens de 15 a 17 anos. A estréia da competição na Região Sul do Brasil será em Maringá e Londrina. Além das disputas em nove modalidades (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez), as Olimpíadas Escolares continuarão cumprindo a importante função de unir esporte e educação em seu programa, e para isso conta com uma intensa agenda educacional e cultural.

Além de disseminar e incentivar a prática esportiva, a realização das Olimpíadas Escolares implica em um comprometimento do município e (ou) do Estado com melhorias em instalações esportivas. “É uma satisfação organizar uma etapa das Olimpíadas Escolares pela primeira vez no Sul do Brasil. Isso comprova a abrangência nacional da competição, o que valoriza o trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2005. Além disso, neste novo Ciclo Olímpico o número de cidades postulantes à sede das Olimpíadas Escolares deve acompanhar a evolução do evento. Com isso, os conceitos das Olimpíadas Escolares estão sendo pluralizados e difundidos por todo o país”, comemora Edgar Hubner, diretor das Olimpíadas Escolares e gerente-geral de iniciação, fomento e eventos do COB. “Já nos reunimos com representantes de estados do Centro-Oeste e tivemos sondagens de estados do Norte, todos empenhados em trazer para sua região uma edição do evento”. Hubner adianta que as cidades que pretendem receber os cerca de 3.500 participantes de cada edição devem viabilizar a melhor estrutura possível e responder ao Caderno de Encargos das Olimpíadas Escolares.

Outro objetivo das Olimpíadas Escolares, que é divulgar noções de cidadania aos jovens atletas, ganha ainda mais importância com a expansão do evento pelas regiões do Brasil. São realizadas diversas atividades educacionais e culturais paralelas ao programa de competições, que vão de exposições fotográficas à exibição de filmes e peças teatrais. O objetivo destas atividades é incentivar a integração e a inclusão social através do esporte. A presença de ídolos do esporte brasileiro, medalhistas olímpicos e pan-americanos, batizados de Embaixadores das Olimpíadas Escolares também serve de exemplo para os jovens atletas.

Criadas em 2005, as Olimpíadas Escolares têm inspiração no modelo olímpico e proporcionam um alto padrão de serviços (acomodações, transportes, instalações) para os participantes. O papel do professor de Educação Física também é destacado nas Olimpíadas Escolares, já que a prática esportiva tem uma importante função complementar para a educação pedagógica nas escolas da rede pública e privada de todo o país. O evento tem a função de incentivar a prática esportiva e exaltar a importância e a figura do professor de Educação Física na formação do cidadão.

As Olimpíadas Escolares 2009 integram um projeto sem precedentes na história do esporte estudantil brasileiro e são fruto de uma parceria do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com o Ministério do Esporte, com o apoio das Organizações Globo e a participação das Prefeituras Municipais de Poços de Caldas (MG), Maringá e Londrina (PR). | www.cob.org.br

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