Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/01/2009 - 10:41

Opium realiza festival de comida indiana

As noites de Ipanema estarão no caminho das Índias entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro. Aproveitando o enredo da novela de Glória Perez, o Opium realizará seu primeiro festival de comida indiana contemporânea, com um menu especial criado pelos chefs Mário Sérgio Silva e Katayama, que passaram as últimas semanas estudando a culinária que é considerada uma das mais aromáticas do mundo. Nas receitas, não faltarão especiarias e temperos perfumados e com relevantes propriedades medicinais, como masala, curry, cravo-da-índia, água de rosa, açafrão e cardamomo.

“A culinária indiana é sábia e varia muito de uma região para outra. Embora uma significativa porção da comida indiana seja vegetariana, muitos pratos tradicionais incluem frango, peixe, cordeiro e outras carnes”, detalha o chef katayama.

Todos os funcionários do Opium estarão caracterizados para o festival, com tecidos indianos e bindis- adesivo que as indianas usam na testa como um terceiro olho e que significa a força feminina. O aroma de incensos completará o clima indiano do festival, que inclui entrada, prato principal e mix de sobremesas. Por um preço fixo, o cliente poderá escolher uma entre três opções de entrada e de prato principal. As opções de entrada são: Salada raita com hadoque (feita com espuma de iogurte de maçã e servida com grissine indiano); Samosa (pastel indiano) de camarão com batata baroa e pasta de berinjela e Trouxinha de carne de porco com chutney de carambola.

Depois da entrada, há como opções de prato principal a Costelinha de cordeiro a biriani com geléia de garan masala; Camarão na abóbora ao curry, além do Frango indiano, preparado com curry amarelo e acompanhado de arroz de açafrão com frutas secas. “Embora os pratos indianos sejam sempre condimentados, não são necessariamente apimentados”, diz o chef Mário Sérgio Silva.

O mix de sobremesas do festival inclui Flauta de tâmaras com calda de rosas, Kulfi (sorvete indiano) de pistashe, Rabri (sobremesa indiana servida no copinho de chocolate), além de torta de banana com canela.

As principais especiarias indianas.: Açafrão: De cor amarelo-alaranjado tem sabor quente e picante e aroma muito agradável. Ajuda purificar o sangue e controlar resfriado.

Cardamomo verde: muito estimado por suas capacidades digestivas e de refrescar o hálito. No Sul da Índia, o cardamomo é um dos produtos de maior importância nas diversas receitas para a culinária, perfumes e uso terapêutico, além de ocupar lugar de grande importância na economia local. Uma das especiarias mais caras, o cardamomo só não é mais caro do que o açafrão e a baunilha.

Cravo-da-Índia: produto da flor de cravoária, é moderadamente afrodisíaco, estimula as atividades do estômago, promove a digestão, eficaz nos resfriados asmáticos, rejuvenescedor e purifica o sangue. O óleo de cravo é usado como poderoso analgésico e alivia a dor de dente. Integral ou em pó é usado nos diversos pratos e como tempero.

Rosa-água de rosa: a água destilada das pétalas de rosa ou na forma mais concentrada, a essência de rosa é usada para aromatizar certos doces e no preparo de refrescos. As pétalas são usadas para guarnição e decoração e também para fazer deliciosa marmelada (Gulkand).

Tamarindo: bom para o sistema urinário e coração. A polpa de tamarindo é muito usada para fazer chutneys e molhos. A fruta de sabor azedo, depois de retiradas as sementes, é colocada nas receitas de lentilhas (dal) e vários vegetais. É usada para fazer refrescos muito gostosos principalmente na época de calor.

Primeiro Festival Indiano do Opium, entre os dias 29 de janeiro e 1° de fevereiro | Jantar, das 19h à meia-noite (domingo a quinta-feira). Sexta e sábado até 1h | Preço: R$ 68 + 10%, Rua Farme de Amoedo, 34 – Ipanema, Rio de Janeiro (RJ). Tel: (21) 3687-2010 | www.meetaravindra.com e www.culinariaindiana.com.br | ABIH/RJ.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira