Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/01/2009 - 10:50

Contrato da Rolls-Royce com Hungria aumenta o número de usinas Trent na Europa


A Rolls-Royce anunciou que fornecerá duas turbinas a gás Trent 60 para uma nova usina situada próximo a Budapeste, na Hungria. Desta forma, aumenta para 18 o número de usinas em operação ou em desenvolvimento na Europa Central e Oriental que utilizam o Trent.

Durante o ano de 2008 a Rolls-Royce recebeu encomendas para 19 motores Trent 60 de operadores na Europa Central e Oriental, Estados Unidos e Austrália, sendo esse o mais bem sucedido ano para este motor.

Incluindo as reservas para 18 motores adicionais recebidas em 2008, o número de Trent 60s vendidos ou reservados por operadores totaliza agora 57 em 17 países, tanto para instalações de geração de energia como de petróleo e gás, com 24 motores em serviço em oito países.

A mais recente encomenda da Hungria é para turbinas a gás Trent 60 WLE de duplo combustível, a serem instaladas como parte de um contrato da Kombiciklus Eromuepito es Fejleszto Kft (BKCE), vencido pela Centrax Gas Turbines. Eles serão instalados na usina Bakonyi, já existente, em Ajka, a oeste de Budapeste, próximo ao Lago Batalon. Atualmente, o local abriga uma usina que produz entre 40 e 60 MW, usando uma mistura de carvão e combustíveis de biomassa.

Após a instalação e a entrada em serviço em 2010, os dois conjuntos acionados a gás fornecerão 116 MW adicionais à região local. Eles também melhorarão a rede de energia, dando-lhe estabilidade em ocasiões de pico de demanda.

Charlie Athanasia, Vice-Presidente de Geração de Energia do negócio de energia da Rolls-Royce, declarou: “O Trent 60 é a mais eficiente e potente turbina a gás derivada de motores aeronáuticos do mundo, e fornece eletricidade a um custo mais baixo por kilowatt do que qualquer outra turbina de sua classe. Ele oferece a operadores como a BKCE a melhor combinação de alta densidade de potência, eficiência superior em termos de combustível e capacidade de partida rápida disponíveis no mercado.”

Muito do sucesso do Trent se deve ao mercado de pico, onde existe demanda para um grande volume de eletricidade fornecido rápida e eficientemente, para atender a súbitos níveis de demanda elevados. A melhor maneira de se conseguir isso é usando turbinas a gás, e a potência excepcionalmente grande do Trent é ideal nessa tarefa. Além disso, vários operadores precisam instalar rapidamente novas e eficientes usinas devido à falta de investimento em anos recentes.

As duas unidades do Trent para a BKCE serão montadas em pacotes localizados fora da usina principal e disporão de uma descarga lateral, com uma conexão disponível para um aquecedor que utilize calor recuperado. Isso possibilitará à usina converter essas unidades para operação de co-geração no futuro, possibilitando aumentos tanto na potência disponível como na eficiência de operação.

Os motores Trent 60 para a Hungria serão produzidos na fábrica da Rolls-Royce em Montreal (Quebec, no Canadá), durante 2009.

Perfil - A Rolls-Royce é um dos líderes mundiais no fornecimento de sistemas de energia e serviços para uso em terra, mar e ar, e opera em quatro mercados globais — aeroespacial civil, aeroespacial militar, marítimo e de energia. A empresa tem clientes no setor de energia em 120 países.

A Bakonyi Kombiciklus Eromuepito es Fejleszto Kft (BKCE) é uma empresa de finalidade especial que, inicialmente, era de propriedades da Euroinvest — uma empresa de investimento de capitais que pertence a um dos mais bem sucedidos investidores da Hungria, Sándor Demján —, e da própria usina de Bakonyi, cujo proprietário majoritário é a Euroinvest. Mais recentemente, a empresa estatal de fornecimento de eletricidade, a MVM, adquiriu uma participação majoritária na BKCE.

A Centrax produzirá os pacotes do Trent em suas instalações em Newton Abbot (Devon, no Reino Unido), supervisionará a instalação e executará a colocação em serviço dos pacotes em Ajka, com o suporte da Rolls-Royce.

O Rolls-Royce Trent atualmente está sendo instalado em novas usinas em construção na Austrália, Bélgica, China, França, Israel, Nova Caledônia, Eslováquia, República Tcheca e Estados Unidos. Os motores já se encontram em serviço na Bélgica, Canadá, Chile, Dinamarca, Alemanha, Qatar, Sharjah, Reino Unido e Estados Unidos.

A Paroplynovy Cyklus (PPC) Energy A.S, da República Eslovaca, e a Morava Energo, da República Tcheca, também selecionaram a versão Wet Low Emissions (WLE) do motor Trent 60 para conseguiram energia mais limpa a custo mais baixo, como parte de seus programas de modernização.

Mais de 300 motores aeronáuticos Rolls-Royce encontram-se em serviço na região da Europa Central. Eles impulsionam uma ampla variedade de aeronaves civis e militares de asa fixa e rotativa, incluindo aviões de passageiros voados pela LOT Polish Airlines e pela Malev Hungarian Airlines, helicópteros da Força Aérea Polonesa e aviões de transporte militar, já em serviço ou prestes a entrar em serviço, nas forças aéreas da Bulgária, Polônia e Romênia.

Turbinas Rolls-Royce impulsionam as fragatas das Marinhas romena e búlgara.

Na América do Sul a Rolls-Royce também opera nos quatro mercados. No ar, existem mais de 500 motores aeronáuticos Rolls-Royce impulsionando aeronaves de asa fixa e mais de 1.000 motores impulsionando helicópteros. No mar, são cerca de 60 embarcações de apoio offshore operando com motores Rolls-Royce e 22 navios militares usando turbinas a gás. No setor de geração de energia, mais de 30 conjuntos de turbinas a gás Rolls-Royce comercializadas recentemente, com capacidade para gerar mais de 800MW de energia em instalações terrestres e offshore. A Rolls-Royce mantém contratos de manutenção a longo prazo em todos esses mercados.

Em 2008, a primeira turbina industrial a gás Trent da América Latina entrou em serviço para a empresa de geração de energia Hidroeléctrica La Higuera S.A., no Chile. O pacote de geração de energia Trent 60 Wet Low Emissions (WLE) de duplo combustível, instalado numa nova usina em Colmito, Chile, é capaz de fornecer até 58 MW de energia elétrica.

Em março de 2008 a Rolls-Royce anunciou o contrato de US$ 73 milhões com a Petrobras para o fornecimento de quatro turbo - geradores Rolls-Royce RB211 para a plataforma semi-submersível P-56, que será instalada no campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos. Esse pedido elevou para 27 o número de turbinas a gás Rolls-Royce encomendado para projetos offshore da Petrobras desde 2001, com um valor total de mais US$ 300 milhões.

Em aplicações de geração de energia elétrica em terra, a usina de ciclo combinado na fábrica de fertilizantes da Petrobras (Fafen) na Bahia gera 133 MW e fornece vapor para o processo industrial. A usina inclui três turbinas a gás Rolls-Royce RB211, recuperadores de calor e uma turbina a vapor. A usina de cogeração da Votorantim Celulose e Papel - VCP em Jacareí, São Paulo, utiliza uma turbina a gás Rolls-Royce RB211 para gerar 26 MW e 75 tons/hora de vapor de alta pressão para sua fábrica de celulose e papel.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira