Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/01/2009 - 11:32

Descanso ou prejuízo?

O ano de 2009 está recheado de feriados em dias úteis. No total, serão 10 paradas, que preocupam o comércio no Distrito Federal.

Brasília – A proporção de feriados no calendário de 2009 é a maior dos últimos dez anos. Dos 11 feriados nacionais, dez cairão em dias úteis e um acontecerá no domingo. As paradas podem ter efeito negativo na economia do país. A previsão nacional da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que considerou também os 29 feriados estaduais em dias úteis, prevê uma perda equivalente a 5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. No Distrito Federal, o impacto financeiro ainda não foi estimado, mas o comércio já torce o nariz para o inevitável prejuízo nas vendas.

O gerente de vendas Arliston Rodrigues, de uma das concessionárias de veículos do DF, tem certeza de que os feriados em dias úteis serão prejudiciais ao comércio e espera um grande recuo nas vendas. “Vou perder cerca de 30% dos clientes”, lamenta. Para ele, até o funcionário, que poderia ser beneficiado com um dia a mais de descanso, sairá perdendo. “Já há o fim de semana para o descanso e, mesmo para o funcionário, o feriado teria pouco valor positivo, pois atrapalharia o ritmo de trabalho”, reforça.

Ricardo Braga, consultor do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados no DF (SINCODIV/DF), também não vê com bons olhos o grande número de paradas e alerta para os feriados próximos ao fim de semana. “Alguns atrapalharão bastante. Os que acontecem quinta ou sexta-feira são ruins para as vendas de sábado, dia que costuma dar bom lucro. Nestes casos, podemos ter quedas de até 40%”, diz. Quatro feriados ocorrerão perto do fim de semana, sendo que três ocupam a sexta-feira.

Francisco Selvaggio, gerente de vendas de uma concessionária do Aeroporto, observa que os feriados podem, sim, ter um efeito ruim nas vendas, mas se lembra de que janeiro, mês em que as pessoas costumam sair da cidade, tem dado um bom faturamento. “A cidade não se esvazia tanto assim nos feriados. Neste mês, por exemplo, tem sido excelente, mesmo sendo período de férias”, opina.

Se as concessionárias temem pelo pior no calendário corrente, alguns lojistas do Alameda Shopping enxergam a situação de maneira diferente. “Tem gente que sai no feriado e tem gente que não sai. Temos que confiar que o cliente vai comprar”, explica Lana Oliveira, supervisora da rede de cosméticos O Boticário.

Ivan Marques, gerente de vendas da loja de artigos esportivos Mais Tennis, também acredita que os feriados terão pouca influência negativa. “Os feriados que cairão na sexta-feira prejudicarão um pouco. Teríamos uma queda de 5%”, comenta.

Ruim por um lado, bom por outro, é a opinião de Alexandre Mendes, gerente de marketing do shopping, sobre os feriados de 2009. “Se o feriado cai perto do fim de semana, criando o chamado feriadão, é ruim, porque as pessoas costumam sair da cidade. Se o feriado cai no meio da semana, como em uma quarta-feira, é ótimo, pois as pessoas vão curtir a folga nos centros de compras”, relata.

Perfil do Sincodiv/DF - O Sincodiv-DF é filiado à Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e conta com 47 associados. A entidade é responsável pela pesquisa mensal sobre os emplacamentos de veículos no DF. Entre as suas principais atribuições está a realização do Festival das Autorizadas do Distrito Federal (AutoFest), que ocorre duas vezes ao ano. O evento se configura hoje como o maior feirão de carros zero quilômetro do Distrito Federal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira