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20/01/2009 - 11:35

A crise e o inconsciente do empreendedor

Empresários deixam de trabalhar e correr atrás de resultados, porque a turbulência econômica mundial justifica o mau andamento da empresa.

São Paulo – O ano de 2009 começa em meio a uma grande onda de pessimismo econômico mundial. Indústrias prometem demitir um terço de seus empregados, donos de empresa não investem em novas áreas e achar novos empresários no mercado é tão difícil quanto ver um brasileiro torcendo pela Argentina na Copa do Mundo.

Empreendedores em geral veem está situação de agitação econômica com tanto medo, que acabam justificando os próprios erros e baixo faturamento das empresas pela crise. Perderam-se anunciantes, clientes deixaram de pagar, os produtos não vendem como antes ou qualquer outra coisa que afete o estabelecimento, a culpada será a crise e sempre ela.

Mas o que faz as pessoas pensarem de forma tão negativa? Segundo o consultor de empresas e profundo estudante de psicodinâmica aplicada em negócios, Luiz Fernando Garcia, o inconsciente tem papel determinante na vida pessoal e profissional de todos. “Fala-se tanto de crise global hoje em dia, que isso entra de uma forma no inconsciente dos profissionais que acabam trabalhando para o seu auto-boicote”, diz o especialista.

A crise mundial realmente afeta os negócios de muitos empresários, mas eles não podem achar que isto é o fim do mundo. “O que diferencia um empreendedor do outro, é a capacidade de criar soluções para escapar dos problemas. Pensar positivamente e não usar a crise como uma desculpa para os fracassos, pode ser determinante para os donos de empresas continuarem lucrando com seus negócios. Isto é saber jogar com o inconsciente” conclui Garcia, autor do livro O inconsciente na sua vida profissional, da Editora Gente.

O ponto chave é não se abalar com adversidades que podem vir a afetar o seu dia-a-dia de trabalho. Os empreendedores devem ter uma mente equilibrada e saber onde querem chegar com suas empresas, ao invés, de limitarem suas empreitadas com medo dos fatores externos.

. Por: Luiz Fernando Garcia - é consultor especialista em manejo comportamental e empreendedorismo em negócios. É metodologista, empresário, palestrante e autor dos livros “Pessoas de Resultado”, “Gente que faz” e “O Inconsciente na sua Vida Profissional” da Editora Gente.

É um dos quatro consultores certificados pelo ONU (Organização das Nações Unidas) para coordenar os seminários e capacitar os coordenadores, facilitadores e trainees do Empretec/Sebrae.

Coordenou a equipe responsável pelo desenvolvimento do T.O.T (Training of Trainers) da metodologia Empretec no Brasil, América Latina e África (ano 2002 / 2003).

Conteudista e responsável técnico pelo projeto de Educação Empreendedora no Ensino Médio-Técnico MEC(Ministério da Educação e Cultura)/Sebrae - 2000, qualificando mais de 12.000 educadores no Brasil, além da certificação Notório Saber em comportamento empreendedor (MEC).

É pioneiro no Brasil, na abordagem de Orientação para Resultados e equipes e empresas e pelo desenvolvimento da metodologia de Manejo Comportamental como no Projeto APL - Arranjos Produtivos Locais para a Fiesp - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

Desenvolveu mais de 50 metodologias de foco comportamental, acumulando cerca de 17 mil horas de aplicação nessa modalidade. Uma delas destinada à formação e capacitação de empresários e profissionais que trabalham com negócios, conhecida como GD - Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios.

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