Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/01/2009 - 09:33

Atividade industrial cai pelo segundo mês consecutivo, mostra pesquisa da CNI

Brasília – A queda da atividade econômica dos setores de veículos automotores, máquinas e equipamentos, metalurgia básica e alimentos e bebidas derrubou o faturamento real da indústria de transformação em novembro de 2008 ante o mês anterior, numa queda de 9,9% no índice dessazonalizado (recuo de 13% no índice original). Segundo a pesquisa Indicadores Industriais, divulgada hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, foi o maior recuo registrado desde o início da série histórica, em 2003.

A retração do faturamento real do setor em novembro, a segunda consecutiva, afetou o emprego industrial. Depois de mais de 30 meses consecutivos de alta, o indicador de emprego caiu 0,6% em novembro ante outubro, já dessazonalizado. No índice original a queda foi de 1,3%. No ano, porém, o emprego registra alta de 4,2%.

Os números apurados em novembro pela CNI confirmaram os sinais de retração da produção industrial registrados no mês anterior. À exceção da massa salarial real, que aumentou 5,4% de outubro e novembro, os demais indicadores tiveram redução de um mês para o outro.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) caiu de 82,6% em outubro, no índice dessazonalizado, para 81,6% em novembro. No mesmo mês de 2007, o NUCI estava em 83,4%.

As horas trabalhadas na produção caíram 1,5% entre outubro e novembro de 2008, no índice dessazonalizado. A exemplo do faturamento real, as horas trabalhadas na produção também tiveram em novembro o segundo recuo consecutivo. No ano, crescem a 5,6% ante os primeiros 11 meses do ano passado.

De acordo com a avaliação dos técnicos da CNI, “a intensa queda do faturamento sinaliza a acumulação de estoques indesejados, o que sugere recuos adicionais da produção industrial nos próximos meses”. | www. cni.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira