Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/01/2009 - 09:43

Signo do horóscopo chinês é tema de selo postal


Os Correios lançam,no dia 22 de janeiro (quinta-feira), às 19h30, na Embaixada da República Popular da China, em Brasília, selo que celebra a chegada do Ano do Boi, segundo o Calendário Lunar Chinês. A cerimônia de lançamento, que também marca a despedida do Embaixador da China no Brasil, Chen Duqing, contará com a presença de diplomatas de diversos países, autoridades brasileiras e representantes dos Correios.

A peça filatélica, que está em circulação desde o último dia 15, apresenta como pano de fundo a cor verde-jade, em referência ao Imperador de Jade - o qual, segundo a lenda que trata da origem dos signos chineses, teria convidado os animais da sua criação para uma festa de Ano-Novo. Entre dois círculos, destaca-se a figura do Boi, em estilo que reporta à arte popular da China. No círculo da esquerda, encontram-se as figuras dos doze animais do Zodíaco Chinês, e, no da direita, seus nomes, escritos em chinês. O design é da artista Jô Oliveira, que utilizou as técnicas de desenho a nanquim e computação gráfica.

Essa é a terceira emissão filatélica dos Correios com tema relacionado à cultura e astrologia milenar chinesa – os lançamentos anteriores tratavam dos anos da Serpente (2001) e do Cavalo (2002). A tiragem é de 2.040.000 unidades, a R$ 2,35 cada. Os selos podem ser adquiridos nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).

Astrologia e o Calendário Lunar Chinês - A astrologia chinesa possui semelhanças e diferenças em relação à ocidental. O número de signos é o mesmo: doze. No entanto, os signos chineses são todos representados por animais: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Carneiro, Macaco, Galo, Cão e Porco. Outra diferença relevante é o fato de o horóscopo ocidental utilizar o mês de nascimento como determinante do signo, enquanto a astrologia chinesa considera o ano em que a pessoa nasceu.

Nesse sentido, a própria contagem de anos também difere da forma ocidental. Os chineses utilizam o calendário lunisolar, que, ao buscar uma sincronia entre os ciclos da lua e do sol, faz com que o ano não tenha uma data específica para se iniciar: a prerrogativa é a conjunção com a lua nova, num período entre os dias 21 de janeiro e 20 de fevereiro.

Em 26 de janeiro inicia-se o ano 4707 do Calendário Lunar Chinês. Pelo sistema de combinação de “Tiangan” (Troncos Celestiais) e “Dizhi” (Ramos Terrestres), o ano - que termina em 13 de fevereiro de 2010 do Calendário Gregoriano - é denominado Ji-Chou, cujo significado em português é “Boi de Terra”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira