Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/01/2009 - 09:20

Estudante da FEI ganha Prêmio Werner von Siemens de Inovação Tecnológica

Trabalho de Eric Costa, aluno do curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário da FEI, concorreu com 253 projetos de graduação e pós-graduação do Brasil.

São Bernardo do Campo – Depois de seis meses de pesquisa para tentar reduzir as perdas de energia elétrica durante a transmissão feita por cabos de alumínio utilizados na parte elétrica da construção civil, o estudante Eric Costa Diniz, do curso de Engenharia Elétrica, do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), conquistou o 1º lugar na terceira edição do Prêmio Werner von Siemens de Inovação Tecnológica, na categoria Estudante – Novas Idéias, categoria Energia. O projeto, denominado 'Nanotubos de Carbono: reduzindo perdas em sistemas de transmissão de energia', foi escolhido entre 253 trabalhos inscritos por estudantes de graduação e pós-graduação do Brasil. Como prêmio, o estudante da FEI recebeu R$ 10 mil.

Orientada por Ricardo Hauch Ribeiro de Castro, professor de Engenharia de Materiais da FEI, a pesquisa foi desenvolvida por meio de um cabo elétrico recoberto por monocamadas de nanotubos de carbono depositadas sobre fios de alumínio, o que reduz em 65% na perda de condução de energia elétrica. “Quando a energia elétrica passa pelos tradicionais cabos de alumínio estes aquecem naturalmente, o que leva a perda de energia pelo chamado efeito Joule. Com a técnica dos nanotubos de carbono, o aquecimento é menor, e gera economia no gasto de energia”, explica o professor Hauch.

Estudante do 6º semestre do curso, Eric Diniz ficou surpreso com o prêmio. “É um estudo tão novo e tão difícil de trabalhar que eu não esperava a primeira colocação”, diz ao comentar que existe pouca literatura na área. “Foi um desafio, pois tive que me aprofundar em outras disciplinas fora do curso de Engenharia Elétrica, mas valeu a pena”, afirma Eric.

Para o futuro, o plano do estudante é estender a experiência para cabos de condução maiores. “O protótipo foi feito com 10 cm de extensão e a idéia é aumentar a distância e ver como será o desempenho de condução elétrica”, conta o professor Ricardo Hauch.

Incentivo educacional – Hauch afirma que pesquisas como a do Eric ajudam a despertar entre os estudantes a busca por informações e inovações tecnológicas com uso da nanotecnologia. “É possível mostrar a este público que a nanotecnologia pode ser aplicada na realidade e em produtos que melhorem a qualidade de vida das pessoas”, afirma o professor.

A terceira edição do Prêmio Werner von Siemens de Inovação Tecnológica foi entregue em dezembro de 2008, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Entre as categorias estavam: Estudante – Novas Idéias e Ciência & Tecnologia, nas modalidades Indústria, Energia e Saúde.

A FEI ( www.fei.edu.br 0- Mantido pela Fundação Educacional Inaciana "Pe. Sabóia de Medeiros", o Centro Universitário da FEI agrega as antigas marcas históricas de ensino superior de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e a Faculdade de Informática. Com campi em São Bernardo e São Paulo, o Centro Universitário da FEI oferece os cursos de graduação em Administração, Ciência da Computação e Engenharia nas áreas Automação e Controle, Civil, Elétrica com ênfase em Eletrônica, Computadores e Telecomunicações, Mecânica, Mecânica com ênfase em Automobilística, Materiais, Química, Produção e Têxtil, além de cursos de especialização e MBA, aperfeiçoamento e extensão, ministrados pelo Iecat (Instituto de Especialização em Ciências Administrativas e Tecnológicas). Além destes cursos, a FEI oferece pós-graduação stricto sensu (mestrado) em Administração, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. Há também o IPEI (Instituto de Pesquisas e Estudos Industriais), responsável pela interação da FEI com o setor produtivo. A FEI é filiada à ABRUC (Associação Brasileira das Universidades Comunitárias).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira