Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/01/2009 - 09:22

Petrobras inaugura Centro de Integração do Comperj


Com três mil metros quadrados de área construída e capacidade para atender 370 alunos em até três turnos, o prédio do Centro de Integração do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro) foi inaugurado no dia 21 de janeiro (quarta-feira), pelo diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa e a Prefeita de São Gonçalo Aparecida Panisset.

Parte integrante do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), o Centro de Integração tem o objetivo de garantir o aproveitamento de trabalhadores locais na implantação do Comperj. Sua abrangência são os 11 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense (Conleste): Itaboraí, São Gonçalo, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Niterói, Maricá, Magé, Rio Bonito, Silva Jardim e Tanguá. Os alunos formados pelo Centro podem ou não trabalhar no projeto mas, após os cursos, podem candidatar-se a empregos em diversas empresas que devem instalar-se na região, atraídas pelo Comperj.

Prefeita de São Gonçalo Aparecida Panisset, o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa e o gerente geral do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, Egidio Alberto Bega, inauguram o Centro de Integração do Comperj

A qualificação da mão de obra local começou em 2007. Somente no primeiro ciclo, foram formados mais de três mil alunos em cursos gratuitos voltados à construção civil, ministrados em locais disponibilizados pelas prefeituras dos municípios do entorno do Comperj. Ao todo, porém, serão capacitados cerca de 30 mil moradores da região, em 60 categorias profissionais (82% em nível básico, 17% em nível técnico e 1% em nível superior). O terreno onde foi construído o Centro foi cedido pela Prefeitura de São Gonçalo.

Um processo seletivo em andamento totalizou cinco mil inscritos que fizeram prova no último domingo (18/01), para disputar as 350 vagas distribuídas entre os cursos de nível básico (encanador, montador e soldador de estrutura) e médio (encarregado de estrutura, topógrafo, desenhista projetista de tubulação e projetista PDMS). O resultado será divulgado em fevereiro e as aulas começarão em março. A estrutura física do Centro contará com auditório, biblioteca e laboratório de Informática.

Inserção social em São Gonçalo: "Esse bom entendimento possibilita ao Governo Federal melhorar o processo de empregabilidade do trabalhador. E com isso, ganham o próprio trabalhador, o município e o governo federal, que vê a sua política ser executada com sucesso", esclareceu o secretário nacional de Políticas Públicas de Emprego, Ezequiel Souza do Nascimento.

O professor e secretário de trabalho de São Gonçalo, Henrique Porto, falou dos avanços que o município vem conquistando. Um dos projetos administrados pela pasta é o "Juventude Cidadã", que visa qualificar sete mil jovens entre 18 e 29 anos.

"Em São Gonçalo, 50% dos jovens têm baixa escolaridade e pouca qualificação. E projetos como este, têm como principal objetivo diminuir esta triste marca. Só no cadastro da Secretaria, são cerca de oito mil jovens. E a meta é inserir no mercado de trabalho pelo menos 30% desses trabalhadores", comentou Henrique Porto.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira