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22/01/2009 - 09:26

Pesquisas encomendadas pela Intel revelam a penetração de computadores, acesso à Internet e hábitos de compra na América Latina

São Paulo- Estudo revela as principais tendências no que diz respeito à penetração de computadores, Internet e hábitos de compra dos consumidores da América Latina. Previsões apontam que o Brasil se tornará o terceiro maior mercado do mundo até 2010. No México, a pesquisa apontou que 31% dos lares possuem pelo menos um computador enquanto que no Chile esse percentual sobe para 63,3%. Sobre o acesso à Internet o país com maior índice de penetração de conexão à rede mundial é o México onde 93% dos proprietários de PCs acessam a internet. Em segundo lugar está Venezuela, com 77% de penetração de Internet, seguida da Argentina (com 72%), Chile (40,7%), Colômbia (28%) e Peru (14%).

Preocupada em entender o cenário da penetração de computadores nos lares da América Latina, periodicamente a Intel encomenda pesquisas nos principais países da região. Os questionários são endereçados à população das regiões urbanas, na faixa etária compreendida entre 16 e 75 anos que tenham alguma influência na compra de equipamentos eletrônicos para casa.

As empresas contratadas para a realização das pesquisas foram: Ipsos no Brasil e Argentina; Millward Brown Andean Region na Colômbia, Peru e Venezuela; Adimark GfK no Chile e Select Research no México.

As amostras selecionadas compreendem em média 1.500 pessoas entrevistadas por país no primeiro semestre de 2008, com exceção do México, que teve sua pesquisa aplicada no primeiro semestre de 2007. A amostra se concentrou nos principais centros urbanos destes países.

No que diz respeito a hábitos de compra, outro estudo encomendado pela Intel revela o percentual de consumidores que buscam informações antes da compra e indica as fontes de pesquisa: sites de notícias, de busca, sites de fabricantes ou fórum de discussões especializadas.

O estudo, desenvolvido pelo Instituto Monitor primeiramente no Brasil, Chile, Colômbia e México, tem como objetivo estudar é conhecer o consumidor final de cada país, e ao mesmo tempo, entender o mecanismo que o direciona na hora de decidir a compra. A mesma análise está em desenvolvimento em outros países da região.

Brasil: 31% dos lares têm computador: No Brasil, 31% dos lares têm computador, revelou pesquisa realizada pela Ipsos e encomendada pela Intel.

As expectativas do setor de computadores na América Latina giram em torno do Brasil. Segundo projeções, o país deverá se tornar o terceiro maior mercado de PCs no mundo até 2010. A pesquisa encomendada pela Intel aponta que 45% das pessoas que fizeram parte da amostra estariam dispostas a pagar entre R$1.450,00 e R$2.200,00. A barreira psicológica começa a partir do preço de R$3.000,00 por um notebook.

Hábitos de compra do consumidor brasileiro: 93% dos consumidores verificam pessoalmente o produto nas lojas antes de realizar a compra: O estudo encomendado pela Intel e realizado pelo Instituto Monitor revela que 62% dos consumidores das classes A e B brasileiras que compraram um computador nos últimos 12 meses procuraram informações pela Internet para ajudá-los na escolha do produto. Normalmente esses consumidores utilizam boletins informativos, sites de busca (como o Google) ou consultam diretamente os sites dos fabricantes e fórum de discussões especializados em tecnologia da informação (65% dos consumidores).

93% dos consumidores verificam pessoalmente o produto nas lojas antes de realizar a compra e apenas 19% efetua compra online.

Quando se trata da compra por impulso, os homens são a maioria, representando 63% do total de consumidores.

O preço ideal de um PC varia de acordo com a camada social: a classe A está disposta a pagar a partir de R$2.000,00 por um computador, as classes B e C cerca de R$1.500,00 e a classe D até R$1.000,00.

O consumidor que pertence à classe A costuma ir até uma loja para obter informações sobre os equipamentos e também para ver uma demonstração. Já a classe B tem como característica preponderante para a aquisição de um computador a junção de três fatores, preço, desempenho e velocidade do processador.

México: A penetração de PCs nos lares mexicanos é de 30,9% - Segundo pesquisa contratada pela Intel e realizada pela Select Research, o mercado do México é considerado como maduro no que diz respeito à penetração de PCs e acesso à Internet. Em 2007, o número de usuários mexicanos com acesso à Internet era de 23.7 milhões e a previsão para final de 2008 é que este número cresça para 27.8 milhões. A penetração de Internet no país cresceu 30% em seis anos; foram 4.8 milhões de usuários conectados à Internet em 2007, e a expectativa de crescimento é de 6.5 milhões até o final de 2008.

No que diz respeito ao tipo de conexão utilizada, atualmente são 4.54 milhões de usuários com acesso à Internet por banda larga (4.3 por cada 100 habitantes), uma penetração de 93%.

A penetração de PCs nos lares mexicanos é de 30,9%. Dividido pelas classes sociais mexicanas, o cenário é o seguinte: . Classe AB: 87,9% | . Classe C+: 68,6% | . Classe C: 50,5% \ . Classe D+: 34,2% | . Classe D: 21,3% | . Classe E: 6,4%.

Hábitos de compra do consumidor Mexicano: 62% da classe AB do país é considerada bem informada sobre as tendências do processador.

No México, 62% dos consumidores da classe AB, que compraram PCs se consideram bem informados sobre as tendências do processador, revelou pesquisa encomendada pela Intel e realizada pelo Instituto Monitor.

No que diz respeito à fonte de pesquisa de informações sobre o produto, 82% da população procura informações on-line sobre tecnologia, sendo que 86% destes realizam as buscas em sites de tecnologia especializados.

A porcentagem de consumidores que buscam informações sobre computadores no varejo é mais elevada no México (86%) do que no Brasil (59%) e é usada basicamente como fonte de informação pelos usuários. A população mexicana procura por informações como detalhes técnicos, onde comprar, exemplos de uso e preços na própria loja.

Argentina: 50% da população têm computador em casa - Dentre as pessoas que possuem computador na Argentina, 72% estão conectadas à Internet, sendo que, desse total, 74% se conectam em casa (49% por banda larga ADSL, 39% por banda larga a cabo e 7% por discagem), segundo pesquisa contratada pela Intel e realizada pela Ipsos.

A penetração de PCs no país é de 50%, sendo que 5% da amostra possuem notebook e 50% possuem desktops.

Chile: 63,3% da população possuem computador em casa - A penetração de PCs no Chile é de 63.3% (59% desktop e 21% notebook), segundo dados do Nationwide Study, pesquisa encomendada pela Intel e realizada pela Adimark - GfK. Desta porcentagem, 85% dos entrevistados adquiriram um computador novo, e 15% um PC de segunda mão.

Quanto ao acesso à Internet 40.7% da população no Chile se conecta a rede. Desta porcentagem, 64.3% possuem o acesso em casa. As formas de conexão são: 61,2% banda larga | 22,1% conexão wireless | 11,8% conexão discada | 3,3% Conexão via tecnologia 3G

Hábitos de compra do consumidor Chileno: Mesmo realizando pesquisas online, 100% dos consumidores vão para as lojas obter mais informações antes de comprar um PC

Dentre os consumidores chilenos que efetuaram a compra de um PC nos últimos seis meses 48% se consideram como altamente informados sobre as tendências de processadores.

A pesquisa encomendada pela Intel e realizada pelo Instituto Monitor revela que:. 52% dos consumidores seguem as tendências tecnológicas dos processadores | . 78% dos mesmos fazem pesquisas de dados antes de comprar um PC | . 91% deste total obtêm informações a partir de sites de busca | . 85% vão para sites de tecnologia específicos, a fim de obter mais informações sobre seu futuro PC.

Apenas 12% dos consumidores compram PCs online, enquanto 86% compram diretamente no varejo. Mas, mesmo fazendo pesquisa on-line, 100% dos consumidores chilenos vão para as lojas de varejo para obter mais informações antes da compra.

Colômbia representa mercado com grande potencial de PCs e Internet - Estudo contratado pela Intel e realizado pela Millward Brown revelou que 45% dos entrevistados possuem computador e observa-se que nas classes mais altas colombianas, a presença de computadores nos lares é ainda maior. 41% da população possuem desktops e 12% notebooks. Importante ressaltar que nas classes com maior poder aquisitivo, as pessoas possuem notebooks como segundo computador.

Apesar de 55% das pessoas que participaram da pesquisa afirmarem não possuir computador, mais da metade delas já o utilizou pelo menos uma vez, o que permite concluir que o seu uso não é exclusivo de quem o tem. Estas pessoas pertencem ao grupo de homens e mulheres com faixa etária de 16 a 30 anos que acessam a Internet em Lan Houses e Cyber Cafés.

84% das pessoas que possuem computador o adquiriram novo, enquanto 7% compraram equipamento de segunda mão, comportamento que ocorre devido à baixa renda destes consumidores e da reduzida possibilidade de acesso ao crédito.

A penetração de Internet nesse país é de 28%, sendo que 44% acessam por banda larga e 35% por conexão discada. Já a penetração de Internet nos lares colombianos que possuem computador é de 61%.

Hábitos de compra do consumidor Colombiano: lojas de informática e de eletrônicos são os principais locais para compra de Pcs - O Estudo realizado pelo Instituto Monitor revela que 49% dos colombianos, que compraram um PC recentemente, consideram-se como bem informados sobre as tendências do mercado de processadores; 83% deles fazem pesquisa on-line em sites gerais, enquanto 75% pesquisa em sites de tecnologia especializados.

Lojas de informática e de eletrônicos são os principais lugares aonde os colombianos vão quando querem comprar um PC (considerados, na realidade, como uma fonte de compra de 94% dos colombianos).

Peru: 29% da classe AB pensa em comprar um PC nos próximos doze meses - Pesquisa realizada pela Millward Brown no Peru revelou que 27% dos entrevistados possuem, pelo menos, um computador (26% possuem desktops e 3% notebooks)

Pode-se perceber que a penetração de PCs é alta em classes sociais altas: 76% desses computadores pertencem à população da classe AB. A pesquisa foi encomendada pela Intel e não contemplou a população da área rural.

Mais da metade das pessoas que não tem PC em casa já usaram um computador pelo menos uma vez.

A penetração de acesso à Internet no país é de 14%. Destes, 83% acessam a web via conexão discada e apenas 5% por banda larga. Já entre aqueles que possuem computador, a penetração de Internet é de 52%.

Venezuela: 33% das pessoas do país estão dispostas a comprar um PC - Pesquisa encomendada pela Intel e realizada nas áreas urbanas da Venezuela revelou que 55% dos entrevistados possuem computador em casa (51% desktop e 15% notebook). Importante notar que 100% destas pessoas pertencem à classe AB e compraram o computador novo. Caracas é a cidade com a maior penetração de computadores nos lares (70%). Quanto aos entrevistados que pertencem à classe E, 63% não possuem computadores.

No que diz respeito ao acesso à Internet, entre aqueles que possuem computador, 77% têm acesso à Internet e o tipo de conexão predominante é a banda larga (45% dos entrevistados). Os outros tipos de conexão utilizados são: conexão discada (38%) e WiFi (2%).

Perfil - Intel (NAsdaq: INTC), líder mundial de inovações em silício, desenvolve tecnologias, produtos e iniciativas para melhorar continuamente a forma como as pessoas trabalham e vivem. | www.intel.com

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