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22/01/2009 - 09:37

Setor de componentes encerra ano com fôlego para iniciar 2009

O setor de componentes para couro, calçados e artefatos, mesmo diante da turbulência causada pela crise internacional em meados de setembro, fechou o ano no azul. As exportações atingiram o montante de US$1,08 bilhão, um aumento de 13,16% em comparação ao valor acumulado no ano de 2007, enquanto as importações alcançaram o valor de US$1,85 bilhão, um aumento de 24,08% em comparação ao ano anterior, conforme divulgado pelo Sistema de Informações da Assintecal (SISINFO).

Conforme a análise, o segmento que apresentou maior desempenho em dezembro, com relação ao mês anterior, foi o de Palmilhas e Termoconformados com aumento de 54,21% nas exportações. Já o de Sintéticos apresentou o maior decréscimo de novembro para dezembro, com 35,78%. Mas, o maior destaque das exportações brasileiras de componentes no mês de dezembro foi a Ferramentaria, com 18,48%. Em 2008, o segmento mais representativo foi o de Saltos e Solados com 19,24%, e o menos representativo foi o de Palmilhas e Termoconformados, representando apenas 0,34% do total exportado pelo Brasil no ano passado.

Nas importações, ao comparar o mês de dezembro de 2008 com o mesmo mês em 2007, constata-se um incremento de 7,20% nas importações. No entanto, em relação a novembro de 2008, as importações decresceram 18,14%. O segmento que apresentou maior crescimento em dezembro com relação ao mês anterior foi o de Insumos, com 80,40%. Já o Cabedal (matrizes e formas) foi o segmento que registrou maior decréscimo nas importações, 101,82%. Novamente Ferramentaria (matrizes e formas) foi o componente que teve a maior representatividade nas importações do mês: 25,96% em dezembro. No entanto Palmilhas e Termoconformados, juntamente com Insumos, tiveram a menor representação, ambos de apenas 0,03% nas importações de dezembro.

Ao analisar os resultados de 2008 com os obtidos em 2007 temos um aumento de 24,08% nas importações brasileiras de componentes, sendo a Ferramentaria o segmento que mais cresceu de 2007 para 2008, com 80,87%. No ano de 2008 o segmento mais representativo das importações foi também o de Ferramentaria (27,19%), e o menos representativo foi o de Insumos (0,004%). No total, o Brasil importou componentes de 109 países em 2008. As principais origens das importações brasileiras de componentes no ano de 2008 foram: Estados Unidos, China, Alemanha, Itália e Argentina.

Assintecal – A Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos, foi fundada em 08 de junho de 1983, com o objetivo principal de integrar as empresas brasileiras de componentes, ampliando a competitividade do segmento com ações que beneficiem toda a cadeia coureiro-calçadista. Esse esforço é traduzido em ações que valorizam o produto final brasileiro.

Com matriz em Novo Hamburgo (RS), além de sucursal em São Paulo (SP) e escritórios de atendimento em Franca (SP), Jaú (SP) e Birigui (SP), a Assintecal atua no setor de componentes, que reúne 2.368 empresas em todo o Brasil, sendo 44,7% delas no Rio Grande do Sul e 38,6% em São Paulo. Ao todo, 340 são associadas à entidade, representando 85% da produção do segmento. A Assintecal atua através de quatro áreas principais: Representação e Ações Conjuntas, Promoção e Apoio a Negócios, Informações Estratégicas e Fortalecimento da Imagem do Setor.

Para alcançar bom nível de internacionalização, além do incremento das exportações e aumento da base exportadora, a Assintecal trabalha com foco na agregação de valor aos produtos. Para isso, são necessárias ações que proporcionem sustentabilidade e valor agregado, além das atividades de promoção comercial. Com esta visão, a Assintecal e seus parceiros desenvolvem trabalhos prioritariamente voltados à inovação tecnológica e ao design. Os principais parceiros da Assintecal são APEX-Brasil, Sebrae Nacional, Sebrae SP, Sebrae RS, Sebrae MG, Sebraes Regionais, FINEP, ABDI, CNPQ e Ministério do Turismo.

Por meio do trabalho da entidade e das empresas, o couro e os calçados nacionais passam a apresentar um grande diferencial: o uso de componentes de qualidade, desenvolvendo, assim, não só a participação no mercado interno, mas o reconhecimento internacional.

Marca By Brasil - Dentro do Programa Setorial Integrado, desenvolvido junto à APEX-Brasil, foi criada a marca by Brasil, que desde janeiro de 2000 identifica os produtos brasileiros no exterior. O selo agrega credibilidade aos componentes brasileiros e é utilizado pela Assintecal nos mercados onde atua, nos acordos de cooperação que possui com outros países e nas feiras que participa em todo o mundo. O by Brasil representa a qualidade dos nossos produtos, o comprometimento de nossas empresas e a certeza de bons negócios. Ele ajuda a abrir portas e, aliado às marcas das empresas, representa um grande diferencial competitivo.

São Paulo Fashion Week até 23 de janeiro (sexta-feira), na Bienal do Parque do Ibirapuera.

Perfil da Animale - A mulher Animale gosta de moda e tem prazer em se vestir. A cada estação, a marca – criada em 1991 – conquista mais espaço, com originalidade para uma mulher sofisticada, ousada e exigente.

Para isso, aposta em uma imagem de moda própria e versátil.

Após várias participações no Fashion Rio, hoje a Animale é destaque nas passarelas da São Paulo Fashion Week, completando sua 3º temporada no próximo lançamento Inverno 2009. Suas coleções estão sempre presentes em editoriais de moda nas principais revistas do segmento do país. Novos itens são apresentados semanalmente, em coleções segmentadas no decorrer de uma estação, totalizando cerca de 1200 modelos no final de cada temporada.

Hoje presente nas principais capitais do Brasil com 33 lojas próprias e 350 multimarcas previamente aprovadas com base no perfil do públicoalvo, a marca iniciou suas operações no mercado internacional, levando sua moda a pontos de venda na Europa, nos EUA, na África do Sul e na Arábia Saudita.

Perfil - A BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portfólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance, produtos para agricultura e química fina até petróleo e gás natural. Como uma parceira confiável para toda a indústria, a BASF, com soluções inteligentes e produtos de alto valor ajuda seus clientes a atingir ainda mais o sucesso. A BASF desenvolve novas tecnologias e as utiliza para superar os desafios do futuro e abrir novas oportunidades de mercado, combinando o sucesso econômico à proteção ambiental e à responsabilidade social e contribuindo, assim, para um futuro melhor. A BASF conta com aproximadamente 95.000 colaboradores e contabilizou suas vendas em mais de 58 bilhões de euros em 2007. As ações da BASF são atualmente negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). | www.basf.com.

- As vendas na América do Sul totalizaram aproximadamente 2,7 bilhões de euros em 2007 (Esse resultado abrange os negócios realizados pelas empresas do Grupo na região, incluindo a Wintershall - empresa situada na Argentina, voltada a produção de óleo cru e gás). - Na América do Sul, a BASF contava com 4.898 colaboradores em 31 de dezembro de 2007

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