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22/01/2009 - 10:43

ABCP incentiva reforma em Paraisópolis

Moradores da favela de Paraisópolis recebem orientação da ABCP para realizar o sonho da reforma

São Paulo– Falta de conhecimento, problema com a mão-de-obra, desperdício de materiais e dificuldade de conseguir crédito têm levado a reforma a perder espaço no bolso do consumidor, que muitas vezes decide comprar outros bens de consumo, deixando de lado o sonho de melhorar a casa.

Para mudar este cenário, a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) irá lançar, em breve, um movimento que pretende reunir empresas e profissionais qualificados com o objetivo de valorizar a reforma e construção através da melhoria da oferta de serviços e produtos.

Segundo Valter Frigieri Júnior, gerente nacional de mercado a ABCP, as experiências vivenciadas pela entidade nos dois últimos anos mostraram que é possível desenvolver experiências muito positivas, inclusive em favelas, mas a capacidade de transformação em uma escala maior exige uma grande união de todos aqueles interessados em transformar a realidade.

Segundo Frigieri “o objetivo final é que o comprador da Reforma tenha o mesmo ambiente que ele encontra nas lojas de eletrodomésticos, ou seja, sinta-se seguro e consiga materializar seu sonho”.

Uma das experiências em andamento é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo e a ABCP. De acordo com a coordenadora do projeto Magia da Reforma, a arquiteta da ABCP Carina Saito, o projeto em Paraisópolis contempla e integra questões sociais como a capacitação profissional gratuita dentro da comunidade com novos formatos de comunicação, assistência técnica e vendas.

Em kits - A primeira etapa do projeto teve foco no sistema construtivo de revestimento de fachadas, comercializado em kits. “O objetivo foi tornar as etapas da reforma em um produto, ou seja, ao invés de pedir areia, cimento e tinta, o morador recebe um técnico que – a partir da metragem – informa quanto será gasto para fazer a reforma da fachada”, esclarece Carina.

Para fortalecer o “Kit Revestimento Fachada”, o projeto envolveu fabricantes de materiais de construção na composição do produto. Eles participam da experiência oferecendo treinamentos e promovendo materiais e técnicas de acabamento para a fachada, como pintura e textura. Entre os parceiros da ABCP estão a Associação Brasileira dos Produtores de Cal (ABPC), Suvinil, Lanxess, Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), entre outros. No fim de 2008, foi efetivada a parceria com o Banco Real para a concessão de microcrédito aos moradores.

As fachadas foram priorizadas em função das necessidades apontadas pelos próprios moradores de Paraisópolis. Uma pesquisa mostrou que menos de 40% das habitações têm revestimento externo enquanto, por exemplo, a taxa de penetração do DVD chega a 70%. “Além disso, existem R$ 253 milhões de recursos públicos para obras de infra-estrutura em Paraisópolis, ou seja, a iniciativa pública melhora o bairro e o morador, com ajuda da iniciativa privada, valoriza seu imóvel”, ressalta Valter Frigieri. “A intenção da ABCP é desenvolver primeiramente o projeto em Paraisópolis, para criar um modelo e multiplicar para favelas e comunidades carentes de todo o Brasil”, afirma Frigieri.

Em breve, serão comercializados os kits para telhados, pisos e paredes.

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