Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/01/2009 - 10:50

Amitech inicia o fornecimento de tanques

Medida integra o programa de reposicionamento da empresa, a maior fabricante brasileira de tubos de PRFV.

A Amitech começou 2009 dando continuidade ao seu processo de reformulação iniciado em outubro passado, quando Gonzalo Arias assumiu a direção da empresa. A partir de agora, a companhia – maior fabricante brasileira de tubos de poliéster reforçado com fibras de vidro (PRFV) – passa a também fornecer tanques de aço revestidos com resina epóxi.

Fabricados nos EUA pela CST, os tanques ampliam as alternativas oferecidas pela Amitech às concessionárias de água e esgoto. “Em geral, empreendimentos como adutoras compreendem a utilização combinada de tubos e tanques, daí porque decidimos incluir mais esse produto no nosso portfólio”, explica Flávio Marçal, gerente comercial.

Frente aos modelos convencionais de aço soldado, os tanques da Amitech – cuja capacidade máxima de armazenamento é de 24 mil m³ – destacam-se pela facilidade de montagem. “Por serem parafusados, dispensam a mão-de-obra especializada em soldagem”, comenta o executivo. Soldagem, aliás, que só pode ser feita na ausência de chuvas. Outro ponto positivo é a vida útil maior garantida pelo revestimento interno de epóxi, resina comumente aplicada em ambientes agressivos.

Já em comparação aos reservatórios de concreto, o principal benefício fica por conta da rapidez de instalação. “Com dimensões idênticas, os nossos tanques são montados em 1/3 do tempo”, calcula Marçal. Fora que o usuário pode desmontar os tanques parafusados e instalá-los em outro local, investindo apenas na construção de uma nova base de concreto. “E, caso seja necessário expandir a capacidade de armazenamento, basta elevar a altura do reservatório instalando novos painéis de aço revestidos com epóxi”, ele indica.

Todas essas vantagens não implicam em perda de competitividade. Por ser autoportante e contar com um leve teto de alumínio, o tanque fornecido pela Amitech dispensa pilares centrais de sustentação, o que acaba reduzindo o custo total do projeto. Além disso, o único equipamento usado na sua construção é uma simples parafusadeira conectada a um compressor hidráulico. “Em todo o mundo, a CST já instalou mais de 250.000 tanques desse tipo”, afirma.

Ao longo de 2009, o gerente comercial da Amitech acredita que a empresa consiga fornecer entre 15 e 20 reservatórios. “Apostamos na continuidade dos investimentos governamentais em obras de infra-estrutura, o que acabará obrigatoriamente beneficiando o saneamento básico”. O passo seguinte à inclusão dos tanques no portfólio da Amitech será a reabilitação de redes de água, esgoto e efluentes industriais por métodos não destrutivos, o que deve acontecer ainda neste primeiro semestre. “Queremos ser identificados como os melhores parceiros das empresas que têm projetos relacionados à condução e armazenamento de água e esgoto”, completa Marçal.

Perfil Amitech - Controlada por dois grupos internacionais – Inversiones Mundial, da Colômbia, e Amiantit, da Arábia Saudita – a Amitech é a maior fabricante brasileira de tubos de poliéster reforçado com fibras de vidro (PRFV). Fundada em 1999, sua planta em Ipeúna, no interior de São Paulo, transforma mensalmente quilômetros de tubos consumidos pelos setores de saneamento básico, agrícola, industrial e energético. | Telefone (19) 3576-6000 / Sites: www.amitech.com.br / www.amiantit.com / www.grupomun.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira