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22/01/2009 - 11:07

ALE firma parceria com Claro e Minutrade para lançar programa de recompensas inovador no mercado de cartão de crédito

Clientes do Cartão ALE MasterCard poderão também “abastecer” seus celulares.

Belo Horizonte e São Paulo - A AleCred, braço de produtos e serviços financeiros da AleSat Combustíveis, quinta maior distribuidora do país e detentora da marca ALE, acaba de anunciar parceria com a operadora de telefonia móvel Claro e a Minutrade, empresa de marketing de incentivo, para lançar um programa de recompensa inovador para seu cartão de crédito, o Cartão ALE MasterCard. Ao receber o seu Cartão ALE, o consumidor recebe também um chip pré-pago da Claro, caso ainda não seja cliente da operadora e, ao realizar compras em qualquer estabelecimento comercial, ganhará créditos para falar no celular.

O cartão de crédito da ALE já está disponível aos revendedores e os clientes dos 1.700 postos da rede poderão solicitar seus cartões. A empresa tem objetivos ambiciosos. O diretor de serviços financeiros da companhia, Carlos Donzelli, explica que poderão usufruir dos serviços todas as pessoas que residem em mais de 700 cidades atendidas pela rede ALE —cerca de 80 milhões de pessoas— e que aderirem ao Cartão ALE MasterCard. Logo no primeiro ano, a AleCred espera a adesão de 50 mil clientes.

O projeto para o cartão ALE MasterCard foi desenvolvido com a Claro, que identificou no programa boa oportunidade de reforçar seu posicionamento de inovação e pioneirismo no mercado e conquistar novos clientes. A solução está baseada em uma plataforma de microrrecompensa desenvolvida pela Minutrade.

“A Claro é a primeira operadora a abraçar o programa e as possibilidades são várias. Nesse caso, a premiação será feita com créditos para chamadas de voz, mas é possível também desenvolver campanhas em que a recompensa sejam mensagens de SMS, ringtones, tráfego de dados e outros serviços”, esclarece Fiamma Zarife, diretora de Serviços de Valor Agregado e Roaming da Claro.

“Através dessa plataforma de microrrecompensa para programas de incentivo, conseguimos viabilizar ações inéditas que contemplem também os consumidores de baixo poder aquisitivo, que se sentem excluídos de campanhas motivacionais e de fidelização, nas quais, para participar, é sempre preciso consumir valores muito elevados”, assinala Eduardo Jacob, CEO da Minutrade.

Ele observa que a maioria de usuários de celular no Brasil é formada por clientes de planos pré-pagos e, com isso, a Minutrade espera uma grande adesão, “já que o benefício é realmente tangível e inovador, além de ser o primeiro programa de recompensa a trabalhar com serviços de telefonia”.

Segundo ele, esse é apenas o primeiro passo com programas desse tipo, uma vez que qualquer empresa de bens de consumo ou serviços pode desenvolver suas campanhas de incentivo com premiações em serviços de telefonia celular. “O potencial é enorme. Investimos muito no desenvolvimento dessa plataforma, desde o planejamento e registro das patentes até a adequação a todas as exigências técnicas da operadora. Agora, estamos prontos para oferecer ao mercado a Solução Minutrade com inúmeras possibilidades. Já estamos trabalhando em parceria com as empresas e as agências de publicidade para criarmos outras campanhas inéditas envolvendo premiação com serviços de telefonia celular. Em breve, o consumidor poderá programar seu consumo visando a obtenção de premiações para seu telefone”, antecipa.

O sistema desenvolvido para ALE e Claro funciona com um mecanismo de resgate de crédito automático. Ao pagar a fatura do cartão, os créditos no celular são automaticamente disponibilizados. A cada R$ 50 em compras, o cliente pré-pago ganha R$ 1 em créditos no celular. No caso de consumidores que já são clientes da Claro, os créditos vão para o chip que o usuário já tem. O programa de recompensa também vale para quem tem o plano pós-pago. O usuário dessa modalidade recebe, a cada R$ 50 em compras com o Cartão ALE MasterCard, 1 minuto de crédito na conta de celular. Em caráter promocional, por tempo indeterminado, o cliente que ativar o seu Cartão ALE ganhará R$ 15 de crédito no chip Claro ou 15 minutos, no caso de planos pós-pagos.

Carlos Donzelli comenta que o programa de recompensa e a parceria com a Claro aumentarão o fluxo de clientes nos postos da rede, atraindo os usuários da telefonia celular no Brasil e potenciais novos clientes. “Isso irá gerar fidelização e recorrência nos gastos, que são a base do nosso programa de recompensa”, afirma. Além disso, a tecnologia possibilita um canal direto de comunicação com os consumidores por meio de mensagens SMS para divulgação de promoções e ofertas especiais, desde que o usuário autorize.

Perfil da AleCred - A AleCred, braço de produtos e serviços financeiros da ALE, tem como parceiros o Itaú Unibanco/Fininvest e a MasterCard. Os produtos e serviços da AleCred vão desde o cartão de crédito com a bandeira ALE às diversas ofertas de crédito e seguros. A idéia é aproveitar o fluxo de clientes para transformar os postos em um local também de prestação de serviços financeiros. Num primeiro momento, as ações estarão centradas nos cartões de crédito e em seguros de carga e de veículos. Em breve, o objetivo é expandir a oferta de serviços, incluindo crédito pessoal e seguro saúde. A meta também é fazer com que as revendas funcionem como correspondentes bancários.

Perfil da ALE - A ALE ocupa a quinta posição no ranking das distribuidoras de combustíveis no Brasil. Com uma rede de cerca de 1.700 postos em 22 Estados brasileiros, a companhia fechou 2008 com faturamento da ordem de R$ 6,2 bilhões. Por mês, a empresa, que gera 12 mil empregos diretos e indiretos, comercializa e distribui 300 milhões de litros de combustíveis a 5 mil clientes.

Em dezembro de 2008, a ALE adquiriu os 327 postos da multinacional Repsol no Brasil e, em setembro, concluiu a aquisição da distribuidora catarinense Polipetro, com 130 postos nos Estados de Santa Catarina e Paraná. Esses negócios aceleram os planos da companhia de atingir, em 2012, faturamento de R$ 8,1 bilhões e uma rede com 2.500 postos.

Perfil da Claro - A Claro é uma das líderes em telefonia celular no Brasil. Fundada em setembro de 2003, a operadora atua nacionalmente e atende a mais de 36 milhões de clientes atualmente.

Em novembro de 2007, a Claro lançou os serviços de terceira geração no país em nível nacional. Atualmente, o Claro 3G está disponível em mais de 280 cidades, para mais de 93 milhões de pessoas, em 22 estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins), além do Distrito Federal. Entre os serviços disponíveis estão a banda larga móvel, a videochamada (transmissão simultânea de áudio e vídeo em tempo real) e videochamada web, entre outros.

Líder na oferta de conteúdos e serviços inovadores, além de infra-estrutura e cobertura digital com a tecnologia GSM, a Claro mantém acordos de roaming em mais de 160 países para serviços de voz e em mais de 120 para tráfego de dados, nos cinco continentes. Juntas, essas operadoras movimentam mais de 90% do tráfego mundial de ligações.

A Claro é controlada pela América Móvil, um dos cinco maiores grupos de telefonia móvel do mundo, com mais de 172 milhões de clientes e atuação direta em 17 países (Argentina, Chile, Colômbia, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Porto Rico e Uruguai, além do Brasil). Fundada no Brasil, a marca Claro foi adotada pela América Móvil em outros 11 países da América Latina. | www.claro.com.br

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