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14/03/2007 - 07:51

Aumenta o uso de cartões de crédito e exigem cuidados especiais na utilização

São Paulo - Cartões de crédito em alta. A indústria brasileira espera fechar o mês de março com um faturamento de 14 bilhões e 700 milhões de reais, alta de 19% em relação ao mesmo período do ano passado.

Isso porque os cidadãos estão cada vez mais utilizando desse serviço, inclusive para transações do dia a dia, sem constrangimentos para pagamentos em valores baixos.

Somente este mês, são esperadas 162 milhões de transações com valor médio de R$91,00. Para analistas do setor, este é um ótimo sinal, porém, o Consultor Financeiro e Presidente da Boriola Consultoria, Dr. Cláudio Boriola faz um alerta: “Os Cartões de crédito, pode-se dizer, são um mal necessário em nosso cotidiano. Quando pagamos no dia o valor do extrato utilizado na data de vencimento, não haverá problemas, mas se houver o atraso no pagamento do mês, com certeza no mês seguinte a situação irá se agravar ainda mais. As administradoras têm como costume cobrar o valor da fatura anterior que é devido, mais taxas de juros, taxas de administração e multa, ficando assim o consumidor tendo que enfrentar e arcar com os valores devidos. Mas, do terceiro mês em diante é bom parar para refletir. Claro que você deverá primeiramente não utilizar o cartão para novas compras e mais, procure pagá-lo o quanto antes para não sofrer com os altos juros cobrados no rotativo”, orienta.

No acumulado dos três primeiros meses deste ano, esse setor terá registrado um faturamento superior a 41 bilhões de reais, o que representará crescimento de 18,4% em relação ao mesmo período do ano passado, em todo o País.

Segundo o especialista, quando o consumidor perde o cartão por não ter efetuado o pagamento da fatura acumulada, é que vai descobrir que acaba de cair na armadilha do inadimplemento. “As pressões ainda estão por vir; geralmente, as pessoas procuram não perder o cartão e para isso efetuam acordos para pagamentos futuros. Caso você tome a iniciativa de solicitar o cancelamento do cartão, pode até sofrer ameaças de que “cartão cancelado irá acarretar estas ou aquelas medidas...” Não é verdade, desde, que, ao cancelar, de imediato você negocie todo o seu débito, encontrando assim uma boa forma para pagamento. Além de enfrentar pressões psicológicas, ao tomar a iniciativa de cancelamento do cartão junto a administradora, ela irá cancelar após dois ou três meses, sem receber qualquer valor. Elas têm por costume bloquear o cartão, mas a disposição para o cancelamento e o parcelamento surge quando o cliente deixa de efetuar os pagamentos mínimos mensalmente. Lembre-se, não se utiliza o telefone para efetuar o cancelamento, faça por escrito, de preferência com aviso de recebimento que será um documento probatório futuro, caso venha necessitar”, conclui Boriola.| Por: Boriola Consultoria

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