Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/01/2009 - 09:27

Exame pode identificar doença cardíaca em fase assintomática

Com o objetivo de identificar a aterosclerose (doença que causa entupimento das artérias coronárias) em fase inicial, cardiologistas recomendam a realização de um exame capaz de rastrear um indicador, neste caso o cálcio, da presença dessa doença em fase assintomática, ou seja, quando o indivíduo ainda não percebe nenhum sintoma.

Durante um período de 20 minutos, o exame – chamado de tomografia cardíaca com avaliação de escore de cálcio – marca estruturas de grande densidade como ossos, sendo então capaz de identificar a presença de cálcio no nível das coronárias. Indicado para pessoas com idade acima de 40 anos e fatores de risco, esse exame tem como objetivo detectar antecipadamente indivíduos com maior probabilidade de desenvolver um ataque cardíaco, o que possibilita intervenção mais precoce e mais agressiva nos fatores de risco.

Por ter se tornado uma doença frequente no Brasil, a aterosclerose coronária foi um dos temas de destaque no 63º Congresso de Cardiologia, evento que reuniu mais de 6.000 cardiologistas na capital paranaense em 2008. Entre os fatores de risco que levam à doença, estão o tabagismo, a hipertensão, o diabetes e o colesterol elevado.

A realização da tomografia cardíaca com avaliação de escore de cálcio se propõe a pinçar, em uma população aparentemente saudável, grupos de maior risco de eventos graves. Esse exame é recomendado pela SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) e pela SHAPE (Sociedade Americana de Prevenção contra o ataque cardíaco) e faz parte do check-up do Pró-Cardíaco, único Hospital do Brasil a contemplar esse tipo de exame no seu portfólio de check-up.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira