Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/01/2009 - 10:26

Especialista em gestão de pessoas afirma que resgatar hábitos simples como uso da agenda pode diferenciar o profissional

Em um cenário de desemprego com efeitos negativos de uma crise financeira e com um vasto portfolio de novas tecnologias, a psicóloga e especialista em gestão de pessoas, Tais Becker, diz que cultivar um comportamento focado na organização já o primeiro passo para a manutenção do emprego.

O emprego, ou a falta dele, se tornou o maior temor em mais de 20 países, incluindo o Brasil, e é um dos reflexos da crise mundial. Outro efeito é a intenção de mais de 70% das empresas brasileiras em congelar contratações em 2009. A mais recente estimativa do Ministério do Trabalho reduziu a projeção de 1,8 milhões para 1,5 milhões de novos postos de trabalho para este ano. Como cada um pode reverter esse quadro?

Para garantir um emprego ou uma nova posição esta época do ano é própria, não somente para idealizar, mas para se organizar. Há formas de fazer isso que garantem que suas ações irão de fato acontecer, e a discussão sobre elas estão tendo presença garantida em reuniões de gestão, treinamento de líderes, trabalhos de counseling.

Apesar do vasto leque de novas tecnologias disponíveis atualmente, traçar metas pessoais ou financeiras exige apenas pequenas ações diárias, diferente do que possa parecer. “Manter o que é importante para você, compartilhar seus objetivos com alguém e até usar uma agenda, ou começar a usar uma, são ações que não representam sacrifícios nenhum, mesmo que o momento pareça exigir”, considera a psicóloga. Usar uma agenda é uma das formas de olhar, de forma concreta, o que estamos fazendo. “É preciso reservar dias para a execução de pequenos objetivos que nos conduzam a metas maiores e se ao olharmos nosso lembrete na agenda e optarmos por não fazer a atividade, nos lembramos que estamos nos distanciando da concretização dos nossos planos”, explica.

Que atividades focar em 2009 é a primeira pergunta. Manter poucas metas e principalmente que sejam viáveis de colocar em prática. “Se não forem viáveis, exclua-as neste momento, pois a frustração tende a levar a maioria das pessoas à desistência. E não esqueça que você merece atenção!”, explica Tais. Compartilhar objetivos com alguém não combina muito com o ritmo de vida atual. Por isso, pode fazer a diferença.

Escolher uma pessoa de confiança e que ajude você a se manter motivado, persistente e lhe dê apoio quando necessário é outro comportamento fundamental. “Pode ser um coach profissional, um amigo, um familiar... acima de tudo, alguém que lhe faça refletir. Escute o que essa pessoa tem a lhe dizer e trabalhe os seus pontos fracos. Todos temos algo a melhorar”, justifica a gerente da Casa de Assessoria.

Refletir, planejar e se organizar é a ordem diante de um 2009 com menos empregos. “Fazer o ano ser de fato diferente e ter um ano-novo próspero depende mais de você do que do mercado, pois só tem chance quem de fato quiser trabalhar e mostrar a que veio”, conclui Taís.

Perfil: A Casa de Assessoria - Gestão de Relacionamentos completará 20 anos de história. Com foco total no desenvolvimento das pessoas e nos seus relacionamentos, os profissionais da Casa de Assessoria, dirigidos pela especialista em desenvolvimento humano, Mônica Riffel, agem como facilitadores das relações nas empresas, e oportunizam o auto-conhecimento das pessoas e a descoberta dos talentos existentes em cada ser humano. | Site www.casadeassessoria.com.br e telefone (51) 3342-4211.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira