Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/01/2009 - 10:29

LG Electronics Global fecha 2008 com resultados positivos

São Paulo — A LG Electronics (LG), líder em eletrônicos de consumo e comunicação móvel, anunciou os resultados consolidados, não auditados, do trimestre encerrado em 31 de dezembro de 2008.

Contrariando a tendência mundial de crise, no quarto trimestre, as vendas e o lucro operacional globais da LG aumentaram 22,5% em relação ao ano anterior, totalizando US$ 9,82 bilhões e US$ 74,16 milhões respectivamente, com uma margem de lucro de 0,8%. Somente no último trimestre, as vendas globais foram quase 10% maiores que a média anual que, no ano, cresceram 20,8% atingindo o recorde de US$ 36,22 bilhões, com lucro operacional de US$ 1,56 bilhão.

As vendas consolidadas, incluindo as subsidiárias, aumentaram 18,4% no ano, chegando a US$ 46,39 bilhões. O lucro operacional chegou US$ 2,97 bilhões, com uma margem foi de 6,4%, superando a do ano anterior em 1,1 ponto porcentual. A LG Electronics na Coreia registrou vendas no valor de US$ 4,84 bilhões, perda operacional de US$ 228 milhões e prejuízo líquido de US$ 493 milhões.

Por segmentos de negócio, os resultados da LG também foram bastante satisfatórios. A área de celulares registrou vendas US$ 3,3 bilhões, 34,6% maiores que as do ano anterior. As vendas de aparelhos chegaram a US$ 3,0 bilhões, crescendo respectivamente 40,3% e 16,5% se comparadas ao ano e ao trimestre anteriores. Em 2008, a LG assumiu a terceira posição entre os principais fabricantes de celular do mundo, com um recorde de 100,7 milhões de unidades vendidas contra 80,5 milhões de unidades em 2007. As vendas continuaram fortes na Europa e na Ásia, apesar da desaceleração econômica.

As vendas de Digital Appliance (geladeiras, máquinas de lavar, ar condicionado etc.) cresceram 20,1% no ano, totalizando US$ 2,18 bilhões. Contudo, com o aumento da concorrência que gerou um desaquecimento na demanda, e a mudanças no ambiente de preços, a margem operacional resultou em prejuízo de US$ 45 milhões

No segmento TV, as vendas chegaram a US$ 3,39 bilhões, o que significou um aumento de 16,4% em relação ao ano anterior. Porém, o lucro operacional global registrou uma perda de US$ 10 milhões devida, principalmente, à queda repentina nos preços das TVs e ao desaquecimento nas vendas de displays de plasma, que caíram 44% e 24% no ano e no trimestre respectivamente.

Em contrapartida, as vendas de TVs digitais de tela fina subiram 22% no ano e 26% no trimestre. A LG acredita que a demanda global em 2009 será similar à de 2008, resultado da crescente procura por TVs de tela fina menores, especialmente nos mercados emergentes.

Na área de informática as vendas da LG acompanharam o desempenho dos demais negócios da companhia e cresceram 11% e 15% em relação ao ano e trimestre anterior. Isso significou um resultado de US$ 0,93 bilhão, com lucro e margem operacional de US$ 3 milhões e 0,3%, respectivamente.

Para 2009, a LG espera que a diminuição da demanda e o aumento da concorrência ainda serão os maiores desafios. Para manter os bons resultados e ampliar sua participação de mercado, a estratégia da empresa é fortalecer suas ações de marketing, especialmente das atividades focadas na marca e nas linhas de produtos, manter os investimentos em P&D e aperfeiçoar seus sistemas de controle de custos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira