Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/01/2009 - 10:48

Juros, no Brasil: Porque pagamos tanto?

A taxa de juros praticada, no Brasil é considerada uma das mais altas do Mundo. Ouvimos, diariamente, através dos veículos de comunicação, alguém dizer, sobre juros. Será que todos os brasileiros, sabem o real significado da palavra juros? Essa é uma das perguntas, que está tirando o sono de milhões de brasileiros e sempre existiu.

Os juros é uma importância cobrada, pelo empréstimo de dinheiro, por unidade de tempo. Podemos dizer que, é um rendimento de capital, investido, de interesse ou até mesmo uma recompensa.

Quando pagamos juros, é sinal que o impacto está mexendo no nosso próprio bolso e, poucas pessoas percebem esse problema. Quando compramos algum produto, o preço anunciado, geralmente é a vista, mas, na hora da negociação, o vendedor acaba iludindo o comprador, dizendo que, o preço, à vista, poderá ser parcelado em 10, 12 vezes sem juros! Vamos a um exemplo: Imagine você, indo a qualquer Banco, solicitar R$1.000,00 emprestados e, daqui a 10 ou 12 meses, retornar ao Banco e, devolver o mesmo valor de R$1.000,00! Será que o Banco aceitaria? É claro que não!

Por isso, todos os cuidados devem ser tomados, na hora da compra. A questão dos juros deve ser muito bem observada, nesses momentos. Muitas compras acabam sendo realizadas por impulso, sem planejamento, em pagamentos com parcelas fixas, mas na realidade, os juros já fazem parte do dia a dia dos brasileiros e, principalmente das pequenas parcelas que cabem no seu bolso, muitas vezes, passando o comprador por despercebido.

Uma outra questão, que nos chama atenção, é a prática constante da cobrança de juros compostos; mas o que isso significa? É uma forma de adicionar juros, em cada parcela mensal, adicionada sempre a maior, para cálculo dos juros devidos, no período subseqüente. Resumindo, é a cobrança de juros sobre juros. O valor não para de crescer, gerando cada vez mais, um grande impacto, no bolso.

Outra modalidade, são os juros de mora. Significa o que será cobrado em acréscimo aos juros normais, com multa pelo atraso de pagamento. Mas, não paramos por aí, ainda temos os juros simples, que o próprio nome diz - os que não se adicionam, em cada período, à importância do empréstimo, para cálculo dos juros devido, no período subseqüente.

Devemos sempre nos lembrar, quando decidirmos fazer qualquer compra, a prazo e, principalmente, da palavra juros.

Quando alguém paga juros, esse dinheiro acaba, saindo do seu rendimento, gerando no futuro, um impacto na sua vida financeira. Então chegou a hora de analisar com carinho todos os reflexos, que essa pequena palavra de cinco letras, poderá causar a sua vida.

Pagar com juros, é pagar caro; infelizmente! Pense nisso, coloque, na prática, do seu dia a dia, a regra do sucesso financeiro - Planejar, Pesquisar, Pechinchar e Pagar, à vista.

Agindo assim, você não pagará juros altíssimos, para viver e, seu bolso agradecerá por todas essas atitudes, inclusive sua família. Boa Sorte! Juros nunca!

. Por: Cláudio Boriola, Consultor Financeiro, conferencista, especialista em economia doméstica e direitos do consumidor. Presidente da Boriola Consultoria [www.boriola.com.br ]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira