Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/01/2009 - 07:26

Governo do Rio oficializa o “Corredor Logístico” para escoamento de minério de ferro


A viabilização para implantar o empreendimento ficará a cargo da Anglo Ferrous Minas-Rio Mineração S.A.

Os trabalhos para viabilizar a implantação do Corredor Logístico (mineroduto) da empresa Anglo Ferrous Minas-Rio Mineração S.A., começaram no dia 23 de janeiro (sexta-feira), e tem por objetivo a exportação de minério de ferro extraído na região da Bacia do Rio Santo Antonio. O Mineroduto Minas-Rio, de aproximadamente 525 quilômetros de extensão, atravessará os municípios de Porciúncula, Natividade, Itaperuna e Bom Jesus de Itabapoana, no Noroeste do Estado, e Cardoso Moreira e Campos dos Goytacazes, na região Norte fluminense, até o porto marítimo e futuras instalações de beneficiamento, localizados em São João da Barra.

Decreto do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral publicado nesta data no Diário Oficial declara de utilidade pública para fins de constituição de servidões administrativas, em favor de Anglo Ferrous Minas-Rio Mineração S.A., imóveis e benfeitorias situados nas faixas de terra necessárias à construção e passagem do Mineroduto Minas-Rio.

A implantação do empreendimento propiciará o surgimento de uma rede de serviços que dará suporte a pequenas e médias empresas da região mineira, além de possibilitar o escoamento da produção e integração às instalações do Porto do Açu, em São João da Barra.

O interesse público para fins de desapropriação das áreas levantadas e já definidas para a implantação do Mineroduto Minas-Rio, de acordo com o Decreto n° 41.652, evidencia a viabilização de uma nova modalidade para o escoamento da produção mineral, de baixo impacto ambiental devido à moderna tecnologia de propulsão, monitoramento e controle a serem adotados. O mineroduto vai permitir maior economia em relação aos sistemas de transporte rodoviário e ferroviário.

Além disso, a utilidade pública do empreendimento assegurará condições ao desenvolvimento sócio-econômico nas regiões Norte/Noroeste fluminenses, a partir do incremento de atividades econômicas paralelas e da redução do impacto no meio ambiente. A idéia é compatibilizar o crescimento da população com desenvolvimento sustentável regional, além de acelerar a implantação de outros investimentos associados.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira