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24/01/2009 - 08:15

Novo consumidor à vista

Classe C desperta atenção das empresas e já há companhias concebidas para atender a este público.

É impossível não notar o crescimento do uso da internet no Brasil - são quase 24 milhões de usuários, além da proliferação de lan houses e infocentros pelas cidades. Este é um sintoma do crescimento da classe C, um novo nicho de mercado a ser explorado pelas empresas e prestadoras de serviços. Eles têm um perfil próprio, são informados e articulados, rompem com paradigmas do passado e exigem uma comunicação direcionada e objetiva.

Algumas empresas já existentes enfrentam um problema ao lidar com este novo consumidor, pois foram concebidas com foco nos públicos A e B. Embora as mercadorias ofertadas sejam objetos de desejo desta classe C, a linguagem, apresentação e os mecanismos de busca devem ser mais adequados para atingi-la. É o caso da Rapi10, agência de viagens online recém criada e pensada para atender a este nicho. "Boa parte dos passageiros que nos procuram são marinheiros de primeira viagem, têm vergonha de chegar em um balcão e comprar seu pacote", explica o diretor Edmar Mendoza.

De olho nesta tendência, a agência treinou os atendentes do call center para utilizar uma linguagem direta e simples. Tudo para deixar o cliente mais à vontade. Com esta diretriz, o site da Rapi10 já registra visitas mensais de 149 mil usuários - 80% da classe C - com índice de conversão de compra de 5% e tíquete médio de R$ 450. A empresa também projeta oferecer opções hospedagens ainda mais baratas para este público, ainda pouco familiarizado com a estrutura de um empreendimento hoteleiro.

A Pague Menos, maior rede do varejo farmacêutico brasileiro e com cerca de 300 lojas espalhadas pelo País, começou suas atividades em Fortaleza mirando as classes C e D. Nunca perdeu esta vocação, sempre prezando pelos preços acessíveis. A praticidade também é um atrativo da rede, que oferece um mix diversificado de produtos, incluindo os de marca própria, além de serviços como recarga de celular e pagamento de contas. "Procuramos fazer de cada loja um facilitador para os nossos clientes. Estamos próximos ao centro das cidades, ou em vias de fácil acesso, e temos uma amplitude de horários de atendimento para garantir praticidade a quem nos procura", explica o presidente Deusmar de Queirós.

Outros investimentos importantes para manter a fidelidade destes consumidores são o Cartão Sempre, que oferece descontos especiais e opções na forma do pagamento, e as diversas promoções e campanhas. Foi desta forma que a Pague Menos conquistou os 6,6 milhões de clientes atendidos anualmente.

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