Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/01/2009 - 08:31

Nova Arte Nova no CCBB São Paulo

Exposição que apresenta a produção de arte contemporânea da última década chega a São Paulo ampliada, com a participação de seis novos artistas.

O CCBB São Paulo exibe a diversidade da arte contemporânea brasileira produzida por uma geração de jovens artistas nesta primeira década no século XXI, a partir do próximo dia 26 de janeiro. A exposição Nova Arte Nova, que esteve em cartaz no CCBB Rio, apresenta a produção artística brasileira mais recente. “Plural, diversificada, ousada”, segundo a crítica especializada. E a versão paulista da mostra será ainda mais abrangente: terá 82 trabalhos de 63 novos artistas, seis além dos que participaram da primeira montagem. “É uma nova exposição, uma entre outras, das suas possíveis versões. Aquela que, por estar acontecendo agora, é a mais atual”, ressalta o curador Paulo Venancio Filho. O patrocínio é do Banco do Brasil e a produção, da FazerArte.

Nova Arte Nova representa uma parcela significativa da arte contemporânea do país, que é múltipla e mutável, uma exposição que pode se transformar a cada momento, apresentando novos artistas e novos trabalhos. “É uma exposição capaz de aumentar e diminuir, de ocupar espaços os mais diferentes entre si, de experimentar várias configurações e relações, incorporando nela mesma as características mais essenciais da obra contemporânea. Em São Paulo, com a inclusão de seis novos artistas, alargamos a apresentação do panorama da produção de arte recente no Brasil. Mas não se trata de uma exposição conclusiva ou definitiva”, sentencia o curador.

Nova Arte Nova traz a relevância e originalidade da produção artística brasileira da última década, com obras de jovens em torno de 30 anos, nascidos em 14 estados: de Goiás a Pernambuco, do Pará ao Rio Grande do Sul, abrangendo cinco regiões do país. Na apresentação das obras, outro caráter inovador: elas não serão agrupadas segundo suportes ou temas. A cada sala, surgirão novas possibilidades de leituras e diálogos que se apresentam ao espectador, privilegiando a interação entre os trabalhos. Com linguagens e técnicas diversas – pintura, vídeo, colagem, instalações sonoras, escultura, desenho e objeto – as obras oferecem um vasto panorama desta nova geração de artistas, alguns dos quais já evidenciados em mostras e exposições no Brasil e no exterior, inclusive Bienais. No catálogo da exposição, textos da nova geração de críticos brasileiros, uma outra iniciativa inédita.

Para o curador Paulo Venancio Filho, mais do que apresentar trabalhos individuais, a exposição Nova Arte Nova pretende sintetizar aspectos e possibilidades de uma mesma geração de jovens artistas brasileiros no confronto com o processo internacional do circuito de arte. “São artistas que absorvem e reagem às variadas direções artísticas globais, mas formados com uma consciência crítica de sua história e importância, que vem do reconhecimento da arte brasileira como partícipe do processo mundial. Mostrar esta nova geração pressupõe apresentar as possibilidades que estes artistas experimentam – as mais diferentes possíveis de qualquer outro período histórico. E, embora explorem assuntos e linguagens diversas, apresentam uma forte consistência artística, um núcleo que segue uma coerência própria. Assim, a diversidade pode, efetivamente, ser apreciada verdadeiramente como um panorama coerente e esclarecedor”.

O arco de interesses dos artistas convidados evidencia a heterogeneidade e multiplicidade das investigações artísticas contemporâneas. A diversidade não está só no tema, assunto ou conteúdo, mas também nas linguagens e nas mídias nas quais o trabalho se revela. Os seis novos artistas que participam da mostra em São Paulo são: André Rigatti, André Sztutuman, Lia Chaia, Julia Traub Csekö, Joana Traub Csekö e Bruno Dunley.

Obra de referência - O catálogo da mostra, com mais de 200 páginas, em edição bilíngüe, traz textos dos novos críticos brasileiros (Daniela Labra, Luisa Duarte, Marisa Florido, Guilherme Bueno e Cauê Alves), reunindo sínteses biográficas e imagens de obras expostas de todos os artistas. Essa peça gráfica se constituirá em obra de referência sobre a arte contemporânea no Brasil na primeira década do século 21. Para a mostra em São Paulo, haverá um novo catálogo, com a inclusão dos artistas que se apresentam na capital paulista. A exposição Nova Arte Nova será exibida no CCBB de São Paulo, de 26 de janeiro a 5 de abril de 2009.

Os artistas - Alexandre da Cunha (SP), Alice Miceli (RJ), Alice Shintani (SP), Ana Holck (RJ), André Riagatti (PR), André Sztutuman (SP), Bianca Tomaselli (SC), Bruno Dunley (RJ), Bruno Miguel (RJ), Cadu (SP), Carlos Contente (RJ), Carlos Mélo (PE), a dupla Celina Portella e Elisa Pessoa (RJ), Cinthia Marcelle (MG), Daniel Acosta (RS), Daniel Toledo (RJ), Eliana Bordin (RS), Estela Sokol (SP), Fabiano Gonper (PB), Felipe Barbosa, Gabriela Maciel (RJ), Gaio Matos (BA), Gisele Camargo (RJ), Gustavo Speridião (RJ), Henrique Oliveira (SP), Hugo Houayek (RJ), Joana Traub Csekö (RJ), Julia Traub Csekö (RJ), Laura Belém (MG), Laura Erber (RJ), Lia Chaia (SP), Lívia Moura (RJ), Luiza Baldan (RJ), Marcelo Silveira (PE), Marcelo Sola (GO), Marcia Xavier (MG), Marcius Galan (SP), Marcone Moreira (MA), Maria Lynch (RJ), Mariana Manhães (SP), Mariana Palma (SP), Marilá Dardot (MG), Matheus Rocha Pitta (MG), Milton Marques (DF), Otavio Schipper (RJ), a dupla Paula Gabriela (RJ/RS), Paulo Meira (PE), Paulo Vivacqua (RJ), Renata Lucas (SP), Rodrigo Braga (AM), Romano (RJ), Ronald Duarte (RJ), Rosana Ricalde (RJ), Sara Ramo (MG), Tatiana Blass (SP), Tatiana Ferraz (SP), Thiago Rocha Pitta (RJ), Tony Camargo (SP), Vanderlei Lopes (SP), Vânia Mignone (SP) e Wagner Morales (SP).

Nova Arte Nova,de 27 de janeiro a 5 de abril de 2009,de terça-feira a domingo, das 10h às 20h. no Centro Cultural Banco de São Paulo, Rua Álvares Penteado 112. Centro. Entrada franca | Visitas orientadas à exposição | Terça a sábado – mediante agendamento prévio pelo telefone (11) 3113-3649 (de segunda a sexta, das 10h às 18h.) | Domingos – mediante solicitação no balcão de informações, no Térreo. Telefones: (11) 3113-3651/3652.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira