Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/01/2009 - 08:34

Índice de cheques honrados alcança 97,62% em dezembro

Prevenidos, lojistas receberam os cheques com segurança.

São Paulo – O comércio brasileiro fechou o ano de 2008 com chave de ouro. Além de garantirem as vendas mesmo em tempos de crise, os consumidores que pagaram com cheque honraram suas dívidas. Isso é o que revela o estudo da TeleCheque, empresa de concessão de crédito no varejo, o qual aponta um crescimento de 0,86% no número de cheques honrados no Brasil quando comparado com o mês de novembro. Do total de cheques emitidos no mês de dezembro, 97,62% foram honrados contra 96,79% do mês anterior.

O bom desempenho é resultado de uma nova postura do consumidor brasileiro. "Com a crise financeira, o brasileiro não quer perder o seu poder de compra para manter o crédito que possui com essa forma de pagamento, que permite o relacionamento direto entre ele e o lojista", declara José Antonio Praxedes Neto, vice-presidente da TeleCheque. A escolha pelo uso de pagamento cheque se deve às vantagens que ele apresenta quando comparado com os cartões de crédito, por exemplo. "Com o cheque, o consumidor não paga juros e tem maior controle dos seus pagamentos, tornando-se uma opção segura. Ele oferece mais possibilidades de parcelamentos e prazos na hora da compra, completa.

E no ranking dos bons pagadores, a liderança ficou com o Estado de Goiás, 98,54% no mês de dezembro, um aumento de 0,33% quando comparado com novembro de 2008. Na seqüência da lista estão Santa Catarina (98,46%), Minas Gerais (98,27%), Paraná e Rio Grande do Sul, ambos com 98,14%. Os gaúchos perdem a liderança após serem lideres três meses seguidos.

Cheques Fraudados - Atentos e prevenidos, essa foi a postura dos lojistas para garantirem o lucro no final do ano, época com maior número de pessoas no comércio. Em dezembro, o número de fraudes com cheques no Brasil caiu 23,53%, registrando o índice total de 0,13%.

No ranking por Estado, o Espírito Santo (0,31%) continua na liderança. Na segunda colocação está São Paulo (0,29%), seguido por Alagoas (0,26%).

* Critérios da pesquisa: Com abrangência nacional, a TeleCheque avalia o índice de cheques honrados, bem como outros indicadores relacionados a esse meio de pagamento, considerando o valor em reais das transações com cheques e não a quantidade de folhas de cheques emitidas.

TeleCheque: Há 25 anos no mercado, a TeleCheque, empresa especializada na concessão de crédito no varejo e líder no mercado de verificação e garantia de cheques do país, vem aperfeiçoando seus serviços para que seus clientes possam expandir suas vendas e a oferta de crédito a seus consumidores, com total segurança. O banco de dados da empresa é alimentado por informações fornecidas pelo Banco Central, por mais de 100 instituições financeiras, pelos usuários do sistema, pela base de dados da TeleCheque e por parceiros, reunindo cerca de 309,5 milhões de informações de mais de 50 milhões de emitentes, atualizadas permanentemente. Atualmente, mais de 12 mil usuários utilizam os seus sistemas em mais de mil municípios do Brasil. A empresa é associada à Abracheque (Associação Brasileira de Serviços de Informação, Verificação e Garantia de Cheques).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira